Cachorros

Pode dar ibuprofeno para cachorro para aliviar a dor?

Publicado em 08 de setembro de 2020

Tempo de leitura: 3min

Ninguém gosta de sentir dor. Por isso, quando o pet dá sinais de estar com algum incômodo, é natural que muitos tutores busquem uma solução rápida. Ao recorrer à famosa farmácia caseira, é comum encontrar remédios seguros para os humanos, como paracetamol e ibuprofeno. Mas será que podemos dar ibuprofeno para cachorro?

cachorro com cara fofa

Ibuprofeno, um medicamento tóxico para cães e gatos

Assim como o paracetamol, o ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE), muito usado no combate à dor e à febre em seres humanos. Vendido em farmácias sem a necessidade de receita médica, proporciona alívio temporário para problemas de pouca gravidade, como gripe e dores.

Mas e quanto aos pets, pode dar ibuprofeno para cachorro? A resposta é não. De acordo com o Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas e hospitais da Petz, esse não é um remédio que pode ser administrado aos cães, sob o risco de causar intoxicação. 

Nesse sentido, doses superiores a 5 mg por quilo de peso corporal já são consideradas perigosas. Para se ter uma ideia, alguns comprimidos de ibuprofeno utilizados para o alívio de cólicas possuem até 400 mg da substância, ou seja, uma dose é fatal para a maioria dos pets, especialmente os de pequeno porte. 

cachorro com cara de coitado

O que dar para cachorro com dor?

Por seus riscos, não devem ser administrados paracetamol e ibuprofeno para cachorro. “São medicações que não prescrevemos, uma vez que há medicações da linha veterinária que substituem esses fármacos”, diz Dr. Ítalo.

Além de mais seguros e eficazes, remédios específicos para cães e/ou gatos ainda têm outra vantagem: para a fabricação, muitos laboratórios levam em conta a dificuldade enfrentada por tutores para administrar os fármacos. 

Dependendo da medicação, é possível encontrá-la na forma de comprimido palatável, drágea ou em pasta. No caso dos medicamentos líquidos, muitos vêm com seringas especiais que facilitam a dosagem e a administração.

Ainda em dúvida se cachorro pode tomar ibuprofeno? Saiba que apesar desse medicamento ser tóxico, existem outros remédios para humanos, como no caso da dipirona, que também pode ser dada ao pet, desde que sob orientação veterinária. “Nunca medique seu pet sem recomendação médica”, diz Dr. Ítalo. 

Conheça os sintomas e saiba o que fazer em caso de intoxicação

Se você tem crianças e animais de estimação em casa, é importante manter qualquer medicação fora do alcance deles. Nunca deixe remédios na altura do piso, em superfícies baixas, e recolha imediatamente qualquer comprimido que tenha caído no chão! 

No caso dos bichanos, que conseguem subir em locais mais altos, o melhor é manter a farmacinha em local fechado, de preferência com algum tipo de fechadura ou de trava. 

Entre os sintomas de intoxicação estão: náuseas, dor abdominal, hipersalivação, vômito, diarreia e fraqueza. Em caso de dúvidas se o ibuprofeno faz mal para cachorro, procure um veterinário imediatamente. 

Caso esteja muito distante de uma clínica de pronto-atendimento ou esteja com dificuldade para encontrar uma clínica 24 horas, o carvão ativado de uso veterinário ajuda a evitar a absorção das toxinas pelo organismo causadas pelo ibuprofeno para cães

Por fim, se o pet começou a sentir dor de repente, mais do que medicá-lo, é importante que ele passe por um check-up, para identificar a origem do problema. Lembre-se de que a dor costuma ser apenas um sintoma de problemas mais graves. 

poodle deitado

Gostou de saber sobre o ibuprofeno para cachorro? Acesse o blog da Petz e veja outros conteúdos a respeito do mundo pet!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog