Gatos

O risco do Ibuprofeno para gatos

Publicado em 09 de setembro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Ninguém gosta de ver o amigo de quatro patas doente e, por isso, é natural buscar formas de  aliviar o mal-estar. Na falta de um medicamento para pets, tutores podem considerar outras opções. É o caso do Ibuprofeno para gatos

gato dormindo no sofá

O Ibuprofeno é muito comum por ser capaz de amenizar as dores. Porém, o apesar de muita gente achar que gatos podem tomar Ibuprofeno, o medicamento representa um grande risco para os bichanos. Continue lendo e aprenda como proteger seu amigo. 

Os riscos dos medicamentos sem orientação

Ver um pet doente é de partir o coração. No entanto, tomar uma atitude insensata pode levar a sérias consequências para o peludo. Se você acha que a saúde do peludo não está legal, o primeiro passo é buscar um veterinário. 

Administrar remédios sem orientação de um profissional pode complicar ainda mais o estado do pet. Estudos demonstram que a intoxicação por remédios é um dos principais motivos para  problemas na saúde dos pets. 

Lembre-se que saúde é um assunto sério e apenas deve ser tratado por especialistas. Afinal, o amigo de quatro patas merece sempre o melhor em todos os quesitos. 

O que é o Ibuprofeno?

O Ibuprofeno é o nome popular de um composto com ação analgésica. O Dr. Ítalo Teixeira, médico-veterinário da Petz, explica que esse fármaco possui ação anti-inflamatória. 

Assim, é muito utilizado para tratar a dor em casos leves e moderados. Em farmácias de todo o país, o Ibuprofeno pode ser encontrado com diferentes nomes comerciais e, geralmente, sua dosagem é de 300 mg a 500 mg por comprimido. 

Ibuprofeno para gatos

Apesar de ser um remédio muito comum, o Ibuprofeno em gatos é um verdadeiro perigo. O Dr. Ítalo explica que esse fármaco não é indicado para os bichanos e pode, em alguns casos, causar uma grave intoxicação. 

Isso porque o remédio causa redução em algumas enzimas que protegem a parede do estômago. Dessa forma, quando um pet ingere o comprimido, pode desenvolver lesões internas, levando a graves consequências. Por isso, ao se perguntar “posso dar Ibuprofeno para gato?”, lembre-se: Ibuprofeno para gatos está proibido! 

gato deitado na cama

Sinais de intoxicação

Apesar de Ibuprofeno em gotas para gatos e em comprimidos serem proibidos, acidentes podem acontecer. Alguns pets são mais bagunceiros e podem invadir a gaveta de remédios sem permissão. Por isso, é importante conhecer os sinais de intoxicação por Ibuprofeno. São eles: 

  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Apatia;
  • Falta de apetite;
  • Sangue nas fezes;
  • Falta de coordenação,
  • Desmaios.

Por se tratar de um quadro grave, especialistas recomendam não esperar o surgimento de sintomas. Se notar que seu pet ingeriu Ibuprofeno, procure um veterinário o mais rápido possível. 

Diagnóstico e tratamento

A intoxicação por Ibuprofeno é grave e precisa de atenção veterinária imediata. O Dr. Ítalo reforça a importância de não buscar tratamentos alternativos. “Nunca se deve administrar leite, azeite, água ou nada parecido”, comenta. Em alguns casos, essas substâncias podem complicar ainda mais o quadro do pet. 

Ao receber um bichano com suspeita de intoxicação em seu consultório, o especialista irá realizar exames, identificando quanto remédio foi ingerido e qual o tratamento mais indicado. O Dr. Ítalo explica que diferentes procedimentos podem ajudar nesse caso. 

“Primeiramente, é realizada uma lavagem gástrica”, explica. “Depois, é realizada a administração de medicações para absorver a medicação usada erroneamente”. Como o Ibuprofeno ataca a proteção do estômago, é necessário atenção por alguns dias, com remédios que ajudem o bichano a se recuperar. 

Administrar remédios sem orientação, como o Ibuprofeno à gatos, é um grande risco para a saúde dos pets. Lembre-se que buscar o melhor para nossos amigos é parte fundamental da tutoria responsável. 

gato com a barriga para cima

Depois de conferir tudo sobre Ibuprofeno para gatos, confira o blog da Petz e veja dicas para bem-estar do pet!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog