Bem-Estar

Olhos vermelhos em cães: 4 perguntas para entender o problema

Publicado em 07 de abril de 2020

Tempo de leitura: 5min

Alguns sintomas são bem fáceis de se perceber em nossos amigos, mesmo quando não sabemos a origem do problema. É o caso de olhos vermelhos em cães, uma condição um tanto comum que desperta muita curiosidade nos tutores. 

cachorro preto olhando bravo

Será que é grave? É necessário se preocupar? Como cuidar? Se seu pet está com vermelhidão nos olhos, fique atento. Este é um sinal de alerta que pode indicar doenças mais graves. Preparamos um guia com quatro perguntas para ajudar seu cachorro com olho vermelho

Como notar o problema?

Notar que seu filho de quatro patas precisa de ajuda é o primeiro passo para uma ação rápida. Afinal, quanto mais cedo o problema for detectado, mais eficaz será o tratamento. Perceber olhos vermelhos em cães parece ser fácil, não é mesmo? 

Basta observar bem o seu peludinho. Entretanto, o Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz, explica que há algumas maneiras de notar o olho do cachorro irritado. “Sempre que o cachorro apresentar qualquer tipo de alteração, o veterinário deverá ser consultado”, explica o especialista. 

Assim, além de olhos vermelhos em cães, alguns sinais devem ficar em seu radar. São eles: 

  • Alteração na cor dos olhos;
  • Opacidade nos olhos, 
  • Dificuldade visual (pet trombando em objetos). 

Se notar qualquer um dos sintomas acima e perceber o cachorro com olho inchado e vermelho, não espere muito. Busque uma clínica de sua confiança o mais rápido possível. 

Qual parte está inflamada?

Observar olhos vermelhos em cães parece não ter muito mistério. Entretanto, o Dr. Bruno explica que o olho é um órgão sensível. O primeiro passo para se compreender o que está acontecendo com seu pet é reconhecer que parte está inflamada. Cada uma trará suas características, como podemos observar abaixo. 

  • Uveíte: é a forma mais comum de inflamação. É a inflamação da íris, a musculatura que dá a coloração dos olhos. Neste caso, a parte interna do órgão fica vermelha, causando incômodo e dificuldade de enxergar; 
  • Blefarite: inflamação da pálpebra, músculo responsável por abrir e fechar os olhos. Além de aumentar o tamanho da pálpebra, o cachorro pode apresentar vermelhidão e secreção em excesso, com a formação de remelas. 
  • Conjuntivite: talvez a forma mais conhecida por ser também comum em humanos, a conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, parte interior da pálpebra. Pode causar coceira, dor, incômodo, secreção, além de gerar uveíte como forma secundária. 
  • Úlcera da córnea: um pouco mais grave, essa lesão atinge a córnea, uma membrana transparente que cobre o olho. Pode causar inflamação em todo o olho, excesso de secreções, dor e dificuldade de enxergar. Caso não seja tratada, pode resultar em problemas mais graves. 

Os quatro cenários acima são os mais comuns quando falamos de olho vermelho em cachorro. Entretanto, o Dr. Bruno ressalta que somente um veterinário poderá analisar o pet e realizar um diagnóstico preciso. Por isso, nunca deixe de procurar ajuda profissional. 

Quais as possíveis causas?

A vermelhidão nos olhos é um sintoma comum de diversos problemas. O Dr. Bruno explica que diferentes agentes podem causar sinais muito semelhantes. “As origens são muitas”, afirma. 

Apenas com uma análise cuidadosa do estado de saúde do pet, o veterinário poderá concluir o que está causando as inflamações. Entretanto, o especialista informou as causas mais comuns. São elas: 

  • Lesões;
  • Infecções; 
  • Traumas; 
  • Neoplasias;
  • Alergias;
  • Leishmaniose,
  • Doença do carrapato. 

O Dr. Bruno explica ainda que, em alguns casos específicos, os olhos vermelhos em cães podem ser muito comuns. “Os olhos dos cachorros podem ser bem sensíveis, e podem inflamar por qualquer agente irritante”, comenta. 

cachorro com olhar triste

Certas raças possuem maior probabilidade de alergia por seu pelo longo. Outras, por terem os olhos expostos. As raças que geralmente apresentam problemas oculares são: 

  • Pequinês;
  • Pug;
  • Bulldog; 
  • Lhasa apso;
  • Maltês;
  • Shih tzu,
  • Poodle. 

Os tutores de cãezinhos das raças acima devem ficar sempre atentos, pois seus olhos são mais sensíveis. Assim, o acompanhamento regular ao veterinário é a melhor prevenção. 

Como diagnosticar e tratar?

Conforme explica o Dr. Bruno, os olhos vermelhos em cães são sinais clínicos, não uma doença em si. Assim, quando um veterinário recebe um cachorro com os olhos vermelhos, é necessário encontrar a origem do problema para se iniciar um tratamento. 

“O primeiro passo é identificar a causa.”, afirma o especialista. Para isso, o veterinário deverá fazer uma boa anamnese, que é aquela série de perguntas feitas no início de uma consulta. 

Depois, é necessária uma avaliação clínica, observando de perto os sintomas e os sinais que o pet está indicando. Só assim será possível chegar a um diagnóstico preciso sobre a origem dos olhos vermelhos em cães. 

O tratamento segue o mesmo princípio do diagnóstico. Assim, cada doença necessitará de uma terapia diferente, atuando principalmente na origem do problema. “Tudo irá depender da cura base”, explica o Dr. Bruno. 

Entretanto, o veterinário explica que colírios, anti-inflamatórios, medicações orais e cirurgias costumam ser os tratamentos mais comuns. Como os olhos vermelhos em cães podem indicar doenças graves, como neoplasias, uma atenção delicada é sempre necessária. 

cachorro olhando para cima

Por fim, devemos lembrar que consultas regulares ao veterinário são a melhor forma de prevenir doenças graves. O acompanhamento profissional poderá observar doenças ainda em seu estágio inicial. 

Dessa forma, os tratamentos são mais rápidos e efetivos! Na Petz você encontra clínicas bem equipadas, com profissionais preparados para ajudar você e seu amigo! Procure a unidade mais próxima e conheça melhor nosso trabalho. Você certamente irá se apaixonar! Venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog