Paracetamol para cachorro: pode ou não pode?

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 26, 2020

Cachorros
Paracetamol para cachorro: pode ou não pode?
Tempo de leitura: 3 minutos

Você já se perguntou se pode dar paracetamol para cachorro? Mesmo quando um medicamento não exige receita para a efetivação da compra, sabemos que o mais recomendado seria tomá-lo apenas sob orientação médica. 

cachorro deitado

No entanto, uma vez que já tivemos uma boa experiência com determinado fármaco no alívio de certos sintomas, é comum recorrer a ele sempre que esses sintomas insistem em reaparecer.

Bastante versátil, o paracetamol é um anti-inflamatório não esteróide (AINE) que serve para baixar a febre e combater a dor. Considerando que os casos de alergia ao medicamento são pouco frequentes, costuma ser um item essencial nas casas dos brasileiros. 

No entanto, será que cachorro pode tomar paracetamol ou o medicamento oferece grandes riscos aos animais? Para saber tudo sobre o assunto, continue lendo. Preparamos um conteúdo completo para você!

Afinal, pode dar paracetamol para cachorro?

Não. De acordo com o Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas e hospitais da Petz, o paracetamol faz mal para cachorro. Sendo assim, não deve, de maneira alguma, ser administrado aos animais, sob o risco de provocar intoxicação e lesões medicamentosas aos órgãos do pet. 

Nesse ponto, é natural se perguntar como um fármaco de uso tão comum entre os humanos pode ser tão perigoso para um cão. A resposta está na diferença de fisiologia e de metabolismo

Diferentemente do nosso, o paracetamol para cachorro pode causar falhas no fígado, já que esse órgão não consegue processar o medicamento de maneira adequada. Nesse caso, a substância pode lesionar o órgão, provocando falha hepática. 

Em casos mais graves, a ingestão do medicamento pode levar também à destruição dos glóbulos vermelhos. Sendo assim, ao se questionar se o paracetamol para cães é uma boa alternativa, lembre-se dos danos que o medicamento pode causar.

labrador de perfil em fundo verde

Como aliviar a dor do cachorro

Não é porque não pode dar paracetamol para cachorro que não é possível fazer algo para aliviar o problema. Conforme explica Ítalo: “Há medicações da própria linha veterinária que substituem o fármaco”. 

Além disso, alguns outros remédios de uso humano, como a dipirona, podem ser usados. No entanto, atenção! “Não medique o animal sem recomendação veterinária”, diz Dr. Ítalo. 

Ainda sobre aliviar a dor, um dos motivos por que não é recomendado se automedicar ou medicar o pet sem orientação é o fato de que esses fármacos servem apenas para aliviar os sintomas. 

Eles não tratam a causa do problema. Portanto, se o amigo peludo está com dor, é importante buscar ajuda para identificar sua origem. Só assim será possível aumentar o bem-estar do cãozinho de maneira permanente, não apenas com cuidados paliativos.

O que fazer se o pet ingerir paracetamol por acidente

Da mesma maneira que quem convive com criança, quem tem cachorro ou gato em casa deve redobrar a atenção ao armazenar substâncias potencialmente perigosas. Em geral, o odor da maior parte dos medicamentos não é atraente para os pets. 

Mesmo assim, é melhor deixá-los fora de alcance. Se deixar cair um remédio no chão, recolha-o imediatamente. Em caso de ingestão acidental de paracetamol, o cachorro poderá apresentar os seguintes sintomas: dor e inchaço abdominal, náuseas, vômitos e fraqueza. 

No entanto, se você tem certeza de que o amigo de quatro patas ingeriu algum medicamento perigoso, não espere aparecer sinais. Leve-o imediatamente ao veterinário!

cachorro em fotografia preto e branca

Depois de conferir tudo sobre o paracetamol para cachorro, acesse o blog da Petz e veja outras dicas de saúde pet! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *