Passarinho sente frio? Tire essa dúvida aqui!

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 22, 2020

Aves
Passarinho sente frio? Tire essa dúvida aqui!
Tempo de leitura: 4 minutos

Muitos tutores de aves se perguntam: passarinho sente frio? Como ajudar nossos amigos durante o inverno? Se você está com essas dúvidas, não se preocupe. Continue lendo para saber a melhor maneira de cuidar do seu bichinho com penas!

casinha marrom para passarinho

Temperatura das aves

Se você gosta de fazer carinho no passarinho, deve ter percebido que ele tem o corpo quente. E essa não é apenas uma impressão. Estudos indicam que os pássaros possuem uma temperatura corporal entre 39°C e 42°C. Ou seja, a temperatura das aves é mais ou menos como a de um humano com febre alta. 

E, assim como nós, os pássaros são influenciados pela temperatura externa. Eles podem sentir tanto quando está muito frio quanto quando as temperaturas estão altas demais. 

É por isso que é tão comum ver aves se banhando em uma fonte ou poça d’água. Esses bichinhos estão se refrescando em dias de muito calor. No inverno, porém, a história é um pouco diferente. Como fazer para protegê-los?

Afinal, passarinho sente frio?

Quando a temperatura está mais baixa, o tutor de pets voadores pode se perguntar: pássaro sente frio? Sim, aves também sentem frio. Nossas amigas penosas possuem uma temperatura mais alta que a nossa, e estão extremamente suscetíveis aos climas mais severos. 

Nessa época, os pássaros domésticos ficam mais propensos a doenças, especialmente problemas respiratórios. Por isso, temos que ficar atentos à temperatura e protegê-los. Por sorte, algumas atitudes fáceis podem ajudar nesse momento.

Como proteger o passarinho do frio

Diferentemente de nós, os passarinhos não podem pegar uma blusa ou uma coberta assim que a temperatura abaixa. Por isso, cabe aos tutores ficar atento às condições de seu pet e ajudar sua amiga a se proteger do frio. Para isso, recomendamos algumas dicas:

Calor do sol

O inverno não traz apenas temperaturas baixas. Muitas vezes, a estação mais fria do ano possui belos dias de sol, e a dica é aproveitar o calor dos raios solares. Deixe o passarinho que sente frio tomar um belo banho de sol! Além de ajudar a combater o frio, vai fazer um bem danado para o pet. 

Correntes de vento

Outra dica importante para os tutores é evitar as correntes de vento. Pássaros são muito suscetíveis a esse fenômeno e podem ficar doentes caso fiquem expostos a temperaturas baixas. 

Ofereça uma casa de passarinho para seu bichinho se proteger das correntes de ventos fortes. Assim, ele se manterá aquecido e protegido.

Proteção

Por mais que as aves gostem de ficar do lado de fora de casa, em um dia frio o melhor é buscar proteção. Coloque a gaiola em um ambiente fechado e longe das correntes de vento. O passarinho pode estranhar em um primeiro momento, mas logo se acostumará com o ambiente e estará protegido da baixas temperaturas.

Alimentação

Como os passarinhos estão gastando muita energia para e manterem quentinhos, eles precisam de uma alimentação mais reforçada. O ideal é oferecer porções generosas de comida para seu pássaro doméstico durante o inverno. Ele irá precisar desse ânimo a mais.

passarinho sendo alimentado

Aquecedor

Caso o frio realmente esteja intenso, considere adquirir um aquecedor para passarinho. O aparelho pode ajudar a manter a saúde da ave nos dias mais frios. Entretanto, antes de instalar um aquecedor, consulte um médico-veterinário para saber se a sua espécie de pássaro pode aproveitar o aparelho sem problemas.

Bolsa de água quente

Alguns tutores costumam encher uma garrafa de água morna e deixá-la fechada dentro da gaiola. O calorzinho que irradia da água pode ajudar sua amiga a se proteger do frio. Essa alternativa é válida, mas é importante ressaltar algumas coisas. 

Em primeiro lugar, pássaros sentem a temperatura de maneira muito semelhante à nossa. Ou seja: se está muito quente para nós, também estará muito quente para o passarinho. Cuidado para não queimar sua amiga. Em segundo, vale lembrar que a água esfria muito rápido. 

Ter uma garrafa de água fria na gaiola pode piorar as coisas. Assim que a temperatura se dissipar, retire a garrafa para garantir maior conforto para o pet.

Protegendo seus pets

Pássaros são ótimas companhias. Faladoras, cantantes, divertidas ou brincalhonas, as aves são ótimos pets e trazem muita felicidade para sua família. No entanto, esses animais também possuem uma saúde frágil e precisam da ajuda de seu tutor para se proteger. 

Além do guia acima, devemos lembrar que passarinhos precisam de uma alimentação saudável, exercícios, brincadeiras e visitas regulares ao veterinário. Cuidando bem de sua amiga voadora, ela poderá continuar com sua alegria por muito tempo! 

passarinho em meio à nevasca

Agora que você já sabe como aquecer um passarinho, siga nossas dicas e procure manter seu bichinho quentinho. É sempre bom lembrar que levá-lo nas consultas com um médico-veterinário é essencial para a manutenção da saúde da sua ave.

Além disso, o animal precisa de outros cuidados como alimento, brinquedos, etc. Na Petz, você encontra todos esses produtos com condições especiais. Acesse nossa loja ou visite uma unidade!

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *