Quantas ninhadas um gato tem por ano? Descubra aqui

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 24, 2021

Filhotes
Quantas ninhadas um gato tem por ano? Descubra aqui
Tempo de leitura: 4 minutos

Quando cuidamos de gatos, algumas dúvidas podem surgir em relação ao período fértil e a gestação das fêmeas. Com isso em mente, muitos tutores perguntam: quantas ninhadas um gato tem por ano?

quantas ninhadas um gato tem por ano

Para explicarmos melhor, separamos algumas informações que auxiliam nessa questão do universo dos felinos, como sinais que podem surgir durante o processo, sintomas do cio nas gatas e quantidade de filhotes que podem nascer.

Sinais de gestação das gatas

Alguns sinais podem ajudar os tutores a identificar a gravidez em gatos, por isso é importante estar atento para o surgimento deles, como: ganho de peso, maior volume na barriga, aumento do apetite, vermelhidão e crescimento dos mamilos. Ao suspeitar de uma gata prenha, é necessário levá-la para um centro veterinário, onde o tutor receberá os apontamentos adequados.

Normalmente, o surgimento de sinais acontece na terceira semana de gestação, porém, quando há a confirmação do diagnóstico, os tutores de gatinhos precisam iniciar uma rotina de cuidados para garantir o bem-estar dos pets. O primeiro deles é a alimentação, que precisa ser reforçada para garantir que a felina tenha energia e nutrientes.

Outra recomendação para as gatas que estão prestes a ter filhotes é limitar o número de passeios e atividades que podem exigir muita energia das bichanas, preservando a saúde do animal. O acompanhamento veterinário, a partir de um plano gestacional, também é indicado.

A gestação de uma gata dura de 63 a 67 dias, podendo ser estendida a 72 dias, no máximo. Esse período costuma representar de 9 a 10 semanas. Isso significa que o processo é bem curto, e a chegada dos filhotes pode acontecer quando o tutor menos espera.

quantas ninhadas um gato tem por ano

Quantas ninhadas uma gata tem por ano?

Para entender quantas ninhadas um gato tem por ano, primeiro, é importante saber que esse número pode variar dependendo do país em que a felina reside. Isso acontece porque a fêmea felina é poliéstrica sazonal. Isso significa que ela possui mais de um ciclo de reprodução anualmente, em dias mais longos.

Sendo assim, em épocas em que há maior incidência de luz e calor, como no verão e na primavera, as gatas são mais suscetíveis a terem as ninhadas. Em lugares que não há estações bem definidas, como o Equador, elas podem entrar no cio o ano todo.

Quantos filhotes podem nascer na gestação?

Do grande número de dúvidas que surgem quando o assunto são quantas ninhadas um gato tem por ano, uma bastante pertinente é em relação à quantidade de filhotes que podem nascer de uma felina. Vale ressaltar que não há um número exato, variando de quatro a seis gatinhos, chegando até dez, em alguns casos.

Saber o número de filhotes que podem nascer é importante para realizar o planejamento necessário no período da gestação e após o nascimento — até porque os recém-nascidos demandam muita atenção por serem mais frágeis.

Em geral, o bichinho passa pelo processo sozinho, sem enfrentar problemas durante a gestação. Porém, caso o tutor prefira, existe a possibilidade de levar a gata até um veterinário para acompanhar o nascimento dos filhotes felinos.

Com qual idade uma gata pode engravidar?

Além de saber quantas ninhadas um gato tem por ano, informar-se sobre a idade em que uma gata pode gerar filhotinhos ajuda os tutores a se prepararem para o período e iniciarem os cuidados de forma adequada.

O primeiro cio acontece entre o quinto e o nono mês de idade. Porém, se o tutor planeja realizar um cruzamento, por exemplo, é interessante que a gravidez aconteça com a maturidade sexual da fêmea, que ocorre por volta de um ano de idade. Saber o período do cio é necessário para o tutor ficar atento e prevenir filhote de gata não desejado.

Quantas vezes uma gata pode ficar no cio?

Os sintomas do cio nas gatas podem ser bastante incômodos para os tutores. Entre eles, podemos destacar: carência, urina com forte odor e miados altos. Em alguns casos, as gatas também podem apresentar sangramento vaginal, por isso é importante buscar o auxílio de um veterinário.

Quando há gatos machos não castrados na região em que a gata reside, a chance dela entrar no cio é mais alta, pois, ao sentir o cheiro do parceiro, é natural que a felina comece a preparar a procriação.

Por isso, não existe um número exato de vezes que uma gata pode entrar no cio. Porém, na presença de um macho, o período pode ser estendido e durar de até 5 a 20 dias.

quantas ninhadas um gato tem por ano

Agora que você já tem as principais informações sobre quantas ninhadas um gato tem por ano, está preparado para receber os gatinhos da melhor forma possível, certo? Então, que tal conhecer os outros conteúdos exclusivos da Petz? Aproveite!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *