Gatos Filhotes

Quantas ninhadas um gato tem por ano? Vem descobrir!

Publicado em 06 de outubro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Muito se fala sobre a necessidade de castrar a gata devido à sua grande capacidade de gerar muitos filhotes em um ano. Existe até uma estimativa que mostra que um casal de felinos pode gerar até 380 filhotes em três anos! Mas quantas ninhadas um gato tem por ano, exatamente?

gato filhote pode comer arroz final

Algumas dúvidas podem surgir em relação ao período fértil e à gestação das gatinhas. Por isso, muitos tutores pesquisam quantas ninhadas um gato tem por ano. O resultado dessa busca ajuda a lidar com a situação e a cuidar melhor do pet. Acompanhe!

Quando acontece a maturidade sexual dos felinos?

Dizer que o animal entrou na maturidade sexual é dizer que a gata entrou no cio e que o gato iniciou o processo de marcação de território. Nesse período, ele emite jatos de urina, sinalizando que ambos estão prontos para ter filhotes.

Na gatinha, esse processo ocorre por volta dos cinco a sete meses de idade. No gatinho, isso acontece um pouco mais tarde, por volta dos seis a oito meses. Dependendo da época do ano, se houver mais luminosidade — como nos meses de setembro a março — os felinos entram na maturidade sexual mais cedo.

Outra grande influência no início da fase reprodutiva é a raça do animal. Os gatinhos de pelos longos, como os Persas e o Ragdoll, podem atingir essa fase bem mais tarde, por volta dos 15 a 18 meses.

A gata é poliéstrica estacional

Esse nome complicado é, na verdade, bem simples de entender quando traduzido. “Poliéstrica” quer dizer que ela possui muitos cios ao longo de um ano, já “estacional” quer dizer que depende da época do ano.

Como já dissemos, o tempo de exposição à luz do sol faz com que ela entre no cio mais precocemente. No entanto, o que não dissemos é que isso também influencia na quantidade de vezes que ela vai entrar no cio em um ano.

Estudos realizados com gatas que moram muito próximo à linha do Equador mostraram um resultado surpreendente: essas bichanas ficam quase o ano todo no cio, só tendo uma pausa quando ficam prenhes.

Sintomas do cio nas gatas

Como é o cio do gato? Os sintomas do cio nas gatas podem ser bastante incômodos para os familiares. Entre eles, é possível destacar: miados altos, urina com odor forte e carência, muita carência! Elas se esfregam e pedem atenção dos tutores o tempo todo!

Quando há gatos machos não castrados na região em que a gata reside, a chance de ela entrar no cio é ainda mais alta. Ao sentir o cheiro do parceiro, é natural que a felina já comece a se preparar para a procriação.

Sinais de uma possível gestação em gatas

Alguns sinais podem ajudar a identificar a gravidez da gata. Por isso, caso as suspeitas surjam, é importante levar a pet ao centro veterinário para ter certeza da possível gestação.

Os sinais mais comuns são: maior volume na barriga, sonolência, ganho de peso, vermelhidão e crescimento dos mamilos, e aumento do apetite. No geral, o surgimento dos sinais acontece na terceira semana de gestação.

Quando há a confirmação do diagnóstico, é importante que alguns cuidados sejam inseridos na rotina da futura mamãe. Isso vai garantir o bem-estar do pet e de cada filhote de gato em todo o processo. Esses cuidados serão passados pelo veterinário no momento do diagnóstico.

gato filhote pode comer arroz meio

Como cuidar de gatas prenhas?

Além de saber quantas ninhadas um gato tem por ano, é necessário cuidar do pet no tempo de gestação. O primeiro cuidado é com a alimentação, que precisa ser reforçada para garantir que a felina tenha energia e nutrientes suficientes para gerar os filhotes e ter um bom parto.

Outra recomendação para as gatas que estão prestes a ter filhotes é limitar o número de atividades e passeios que podem exigir muita energia delas. Isso vai preservar a saúde delas e dos bebês.

Quanto tempo dura a gestação da gata?

Afinal, quanto tempo dura a gestação de um gato? O processo é considerado curto quando o comparamos ao de outros animais. O período dura em torno de dois meses, podendo ser estendido até 63 dias, mas esse é o prazo máximo. A gata volta a ter outro cio quando os filhotes desmamam — algo em torno de dois meses.

Quantos filhotes podem nascer na gestação das gatas?

Afinal, quantos gatos nascem na primeira ninhada das gatas? Não há uma quantidade exata, variando de quatro a seis filhotes. Em alguns casos, pode chegar até dez ou gerar somente um.

Mesmo na primeira ninhada de gatos, a mamãe passa pelo parto sozinha, sem enfrentar problemas durante a gestação. Porém, é melhor levá-la até um veterinário para acompanhar o nascimento dos bebês, caso a família esteja insegura com o processo.

Fazendo as contas…

Com as informações dadas acima e fazendo algumas contas simples, já sabemos quantas ninhadas um gato tem por ano. Supondo que ela entre no cio no dia 1 de janeiro e fique grávida, após dois meses (1 de março), ela vai parir. Após mais dois meses (1 de maio), vai entrar no cio de novo. Caso fique prenha, o processo se repete e chegaremos ao meio do ano com duas parições.

Sendo assim, ao longo de um ano, a gata pode ter quatro ninhadas de gatos. Se em cada ninhada nascerem somente quatro filhotinhos, no término desse ano, teremos 16 novos gatos em casa!

gato filhote pode comer peixe2

Ficou preocupado com quantas ninhadas um gato tem por ano e com tantos bichanos estão vindo ao mundo sem tutor? É por isso que a castração é a melhor solução! Agende uma consulta com os veterinários da Petz e faça um planejamento para castrar os bichanos. Castrando um, você salva muitos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog