Saúde animal: dicas importantes para garantir o bem-estar dos bichos de estimação

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 12, 2021

Bem-Estar
Saúde animal: dicas importantes para garantir o bem-estar dos bichos de estimação
Tempo de leitura: 4 minutos

Importar-se com a saúde animal é um passo importante para garantir o conforto e o bem-estar dos pets. Portanto, estar atento aos cuidados que devem ser tomados com os bichinhos de estimação é mais que necessário para atender às necessidades fisiológicas de cada um deles.

gato brincando no arranhador

Realizar checagens com certa frequência, incentivar as atividades físicas e analisar o comportamento dos animais são alguns dos passos fundamentais para estimular o desenvolvimento físico e psicológico deles. Aliás, a saúde deve vir sempre em primeiro lugar!

Com isso em mente, neste artigo, preparamos dicas importantes para estar em dia com a saúde animal, assim garantindo a diversão dos bichinhos no dia a dia e realizando a prevenção necessária contra doenças e outras condições que podem afetá-los.

Entendendo as necessidades do seu pet

Cada animal de estimação possui certas peculiaridades, e isso se dá pelos comportamentos e características que são atribuídas a cada espécie. Logo, estar atento aos instintos e às necessidades dos bichinhos é importante para entender seus hábitos.

Por exemplo, ao se deparar com uma grande variedade de brinquedos e acessórios para os animais, é possível notar uma enorme diferença entre eles. Isso porque cada espécie possui um modo diferente de lidar com os itens e que atendem a instintos e necessidades específicas aos diferentes tipos de espécies.

É importante lembrar que ao comprar brinquedos para cada animal, mesmo quando são de uma determinada espécie, é necessário ficar de olho se eles são adequados ao seu tamanho. Existem brinquedos que podem ser muito pesados para algumas raças menores, especialmente no caso de cachorros e gatos.

Dê a alimentação adequada

Como citado anteriormente, para cuidar da saúde dos animais é preciso ser atencioso aos detalhes de cada espécie, ainda mais quando o assunto é alimentação. É necessário fornecer os nutrientes adequados para que os pets tenham energia.

Além da energia, quando os bichinhos recebem uma alimentação balanceada pelos tutores por meio dos nutrientes necessários, uma série de componentes ajudam a aumentar a imunidade e até mesmo a aparência de cada um deles.

É importante alimentar os pets com rações específicas relacionadas à espécie, por isso, ao oferecer rações prontas para cachorros ou outros animais, certifique-se de que os produtos são de qualidade e adequados para o consumo, pois o processo de absorção será melhor.

Estimule a prática de atividades físicas

A prática de exercícios físicos também é essencial para garantir a saúde animal. Além de garantir a energia que o bichinho precisa, ela ajuda no desenvolvimento dos músculos e no bom funcionamento do organismo. Assim, pode prevenir uma série de doenças, como obesidade, diabetes e cardiopatias.

Para isso, a diversão não pode ficar de fora. Uma série de exercícios podem ser feitos por meio de brincadeiras com animais, como o uso de alguns brinquedos e os passeios com coleira, no caso de cachorros. Essas atividades estimulam comportamentos mais naturais para o animal, deixando-o mais saudável.

cachorro brincando

Vale lembrar que é fundamental respeitar os limites da saúde animal, e a intensidade das atividades podem variar de acordo com cada espécie. Consultar um veterinário irá ajudar a descobrir qual é a melhor opção para a saúde do pet.

Mantenha a higiene dos animais

Outro passo importante para estimular os cuidados com o pet é manter a higiene em dia. Dependendo da espécie, criar o hábito de dar banhos regulares pode prevenir uma série de complicações nas peles dos bichos de estimação. É recomendado que os banhos sejam realizados em locais específicos e confiáveis.

Porém, a higiene não deve ser restrita apenas ao animal. É fundamental que os ambientes frequentados pelos bichinhos sejam devidamente limpos. A sujeira presente nos locais onde moram pode atrair fungos e bactérias, ou até mesmo outros animais causadores de doenças, comprometendo a saúde do animal.

Mesmo no caso dos gatos, que são conhecidos pela independência na própria limpeza por meio de lambidas pelo corpo, a ajuda dos tutores é essencial. Existem algumas maneiras de ajudar os bichanos a ficarem limpos e se livrarem de sujeiras que não conseguem alcançar por conta própria.

As aves e os roedores também precisam ter as gaiolas limpas, pois a sujeira pode facilitar o surgimento de problemas respiratórios. É recomendado que a limpeza seja feita semanalmente e que as necessidades sejam retiradas diariamente  desses locais onde vivem.

Fique atento à vacinação e à vermifugação

O cuidado com a saúde dos pets também requer prevenção. É necessário ficar atento ao calendário de vacinação e vermifugação dos pets. Essa é a melhor maneira de aumentar a qualidade de vida dos bichos de estimação.

Além disso, é necessário que os tutores levem os animais a consultas periódicas no veterinário para realizar check-ups. Além de analisar as condições do animal de estimação, o especialista irá indicar os apontamentos necessários a respeito da saúde animal, recomendar atividades e oferecer a alimentação adequada.

veterinário examinando cachorro

Agora que você já sabe como garantir a saúde do seu bichinho e as informações que os tutores devem ter para cuidar de cada espécie, que tal conferir os outros conteúdos da Petz? Aproveite!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *