Cachorros

Vacinas de cachorro atrasadas: quais são os riscos?

Publicado em 19 de junho de 2021

Tempo de leitura: 4min

A vacinação é uma medida preventiva importante, que mantém os cães protegidos contra uma série de doenças graves, como raiva canina, cinomose, leptospirose, entre outras. Entretanto, alguns tutores acabam perdendo o prazo e deixando as vacinas de cachorro atrasadas

vacinas de cachorro atrasadas

Mas, afinal, quais são os riscos desse hábito? Conversamos com a Dra. Natália Cassaro, médica-veterinária com atendimento na clínica Seres de Tamboré, para esclarecer algumas das principais dúvidas sobre o tema. Por isso, não deixe de ler os próximos tópicos para saber se tem problema atrasar a vacina do cachorro!  

Por que é importante manter a vacinação em dia?

Por meio de diferentes métodos, cada vacina induz o organismo dos cachorros a produzir anticorpos para um ou mais agentes patógenos (causadores de doenças). Então, o que acontece se atrasar a vacina de cachorro

Infelizmente, a quantidade de anticorpos para cada agente patógeno vai diminuindo com o tempo. Então, os reforços de vacina anuais têm como objetivo restabelecer essa produção, mantendo o organismo protegido. Por isso, vacinas de cachorro atrasadas podem comprometer a imunidade. 

Sendo assim, é imprescindível respeitar as orientações do médico-veterinário quanto ao intervalo entre uma dose de vacina e outra.  Dessa forma, você impede que a quantidade de determinados anticorpos fique baixa, a ponto do pet não estar mais protegido.

O que fazer em caso de atraso?

Se você está com a vacina do cachorro atrasada por qualquer motivo, é interessante conversar com um médico-veterinário. Em geral, para cães que já passaram pelo protocolo vacinal completo quando filhotes, não é preciso recomeçar tudo de novo. Basta levar o pet para ser vacinado o quanto antes.

Já no caso de vacinas de cachorros atrasadas desde as doses iniciais (aplicadas em filhotes), a situação é bem mais delicada e exige atenção especial. Falaremos mais sobre esse tema no próximo tópico.

Primovacinação de filhotes: o que fazer em caso de atrasos?

Atrasar vacina de cachorro é sempre arriscado. Porém, tratando-se do primeiro contato do filhote com as vacinas, é importante redobrar a atenção e seguir as orientações do médico-veterinário o máximo possível. 

vacinas de cachorro atrasadas

Afinal, os bichinhos estão se desenvolvendo, e vacinas de cachorro atrasadas nessa fase são um problema. Sendo assim, pode ser necessário reiniciar o protocolo de vacinação desde o início para evitar que o filhote seja contaminado por qualquer tipo de doença. 

Qual é o intervalo entre uma dose de vacina e outra?

“Vários fatores são determinantes para definir o melhor intervalo para cada paciente”, explica a Dra. Natália. “Entre eles, a idade, a data do início da vacinação, a condição geral de saúde do pet, o ambiente em que vive e o estilo de vida que leva”, completa a especialista. 

A veterinária ressalta o seguinte: “pets que apresentam maiores riscos de contrair doenças prevenidas com a vacinação têm mais chance de precisar de um intervalo menor”. 

O calendário calculado pelo veterinário é feito sempre com o intuito de aumentar o tempo de imunização. “Não temos a certeza do momento em que o filhote apresentará a janela de vulnerabilidade (redução de anticorpos maternos). Por isso, é importante seguir as orientações do especialista  para evitar a contaminação”.

Como proceder em caso de atraso de alguma dose?

Mas “por quanto tempo posso atrasar a vacina do cachorro?” Se você chegou aqui e ainda está com essa dúvida, saiba que o intervalo máximo entre cada dose é de 30 dias. 

“No caso de filhotes, ultrapassar esse limite pode significar recomeçar todo o protocolo, seguindo o número de doses necessárias”, explica a Dra. Natália. Isso segue as recomendações veterinárias para os 16 primeiros dias de vida dos pets. 

Tratando-se da primovacinação de cães adultos, a Dra. Natália diz que o protocolo também pode precisar ser reiniciado. “A avaliação do profissional veterinário é importante para orientar quanto à quantidade de doses e aos tipos de vacinas a serem aplicadas”, finaliza. 

vacinas de cachorro atrasadas

Esperamos que você tenha entendido a importância de evitar vacinas de cachorro atrasadas. Para saber mais sobre os cuidados com os seus bichos de estimação, não deixe de conferir outros conteúdos do blog da Petz

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog