Centro de Zoonoses: veja o que fazer para adotar um novo pet!

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 4, 2020

Adoção
Centro de Zoonoses: veja o que fazer para adotar um novo pet!
Tempo de leitura: 4 minutos

Se você está buscando um novo membro para a família, saiba que o Centro de Zoonoses pode ajudar! O órgão municipal é conhecido por promover o saneamento ambiental, cuidando da saúde dos animais e trabalhando com educação e prevenção de doenças.

O Centro de Controle de Zoonoses também é o lar de centenas de pets que estão ansiosamente esperando uma nova família. Continue lendo para aprender mais sobre o importante trabalho realizado e como adotar um pet!

Afinal, que é o Centro de Controle de Zoonoses?

O Centro de Controle de Zoonoses, também chamado CCZ, é um órgão municipal ligado ao saneamento e à saúde pública. Foi criado na década de 70 para auxiliar na prevenção de doenças transmitidas por animais, as chamadas zoonoses.

Com o tempo, as funções cresceram e, atualmente, o CCZ faz muito mais do que isso. Hoje, além de cuidar de assuntos relacionados a doenças, ele é uma instituição que promove a educação ambiental e a conscientização sobre a adoção de forma responsável.

Assim, o Centro de Zoonoses realiza feira e eventos nos quais é possível realizar a adoção de cães e gatos. Além de aprender mais sobre esses temas.

Conheça bem os pets no Centro de Zoonoses

Apesar de a origem do Centro de Zoonoses estar relacionada ao controle de doenças transmitidas por animais, é importante reforçar que os pets do CCZ são saudáveis e com total possibilidade de conviver com uma nova família!

É verdade que muitas vezes os animais foram retirados de situações de vulnerabilidade. No entanto, alguns cresceram abandonados ou em lares sem condições para abrigar um pet. Mas o Centro Zoonoses cuida deles até estarem prontos para a adoção. Mas, caso o pet tenha um problema crônico, isso será avisado para os potenciais adotantes.

Os centros de Zoonoses realizam um trabalho sério e delicado para preparar seus pets para um novo lar. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o CCZ garante que todos os animais:

  • Sejam castrados;
  • Estejam com a vacinação em dia;
  • Sejam microchipados,
  • Passem por tratamentos contra pulga e carrapatos.

Ou seja, não faltam motivos para a adoção de gatos e cachorros pelo Centro de Zoonoses!

Como adotar pelo CCZ?

Se você está buscando um novo amigo e acha que pode encontrá-lo no Centro de Zoonoses, o processo de adoção de cachorro e gato é bem simples.

Seguindo alguns passos, logo você estará com um pet fofinho e amoroso para chamar de seu. Veja só:

  1. O primeiro passo é procurar a unidade do Centro de Zoonoses mais próxima à sua casa. Ela pode ter diferentes nomes, dependendo da cidade em que você mora;
  2. Verifique se o Centro de Zoonoses de sua cidade possui animais para adoção;
  3. Com esses detalhes em mãos, o próximo passo é buscar o CCZ e encontrar seu novo amigo. Alguns sites, como o de São Paulo, possuem informações sobre os pets disponíveis, com fotos e outros detalhes;
  4. Os tutores interessados passam por uma entrevista com especialistas do CCZ. Eles verificarão as características da família e o perfil ideal de pet;
  5. O Centro de Zoonoses também fornece informações sobre adoção responsável e como cuidar de cachorro e gato;
  6. Alguns pets, por exemplo, precisam de um contato prévio. Isso significa que, antes de levar seu amigo para casa, você terá que fazer visitas ao CCZ para que ele se acostume com a nova família. Em outros casos, o pet não se dá bem com outros animais e deverá reinar sozinho em sua casa. Por isso, verifique esses detalhes previamente, diretamente com o centro;
  7. No dia da adoção, basta ter em mãos RG, CPF e comprovante de residência;
  8. Não se esqueça também de levar um método de transporte para seu novo amigo. Para os gatos, é necessário ter uma caixa de transporte. Já para os cachorros, é fundamental já chegar com coleira e guia,
  9. Os Centros de Zoonoses, muitas vezes, possuem uma taxa administrativa para a adoção. Esse valor é simbólico e ajuda o centro a cuidar de outros animaizinhos.

Agora é só curtir seu novo amigo! Vale ressaltar que esses procedimentos podem variar entre os municípios. Por isso, antes de buscar um novo pet, verifique com o centro de zoonoses mais próximo e veja quais são as regras locais.

Descubra a importância da adoção

Adotar um pet é um ato de amor! Se você ama esses amigos de quatro patas, não deixe de buscar um local para adoção perto de você. Todos os pets merecem um lar amoroso e repleto de carinho, independente da idade, tamanho ou raça!

Se você está procurando adotar um novo amigo, a Petz pode ajudar. Regularmente, organizamos feiras de adoção em diferentes endereços, com centenas de pets de diferentes.

Algumas unidades também possuem um espaço exclusivo e permanente, dedicado à adoção, onde você pode encontrar seu novo amigo de quatro patas! Fique de olho no nosso calendário de eventos e, em caso de dúvidas, não deixe de perguntar nos comentários!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *