Aves

Veterinário de animais silvestres: saiba mais sobre a especialidade

Publicado em 19 de janeiro de 2019

Tempo de leitura: 4min

Quando alguém diz ser veterinário, nós logo imaginamos que a pessoa passa o dia todo rodeada por cães e gatos. Dificilmente nos vem à mente a imagem de alguém lidando com aves, répteis, coelhos e roedores… Mas, é exatamente desses bichinhos que cuida o veterinário de animais silvestres!

Ainda bem menos conhecida que a clínica geral para cães e gatos, a especialidade vem se tornando cada vez mais popular, graças ao aumento no número de pessoas que optam por ter esses pets como companheiros. A seguir, vamos saber mais sobre a importância e os diferenciais da medicina veterinária em animais silvestres?

veterinario de animais silvestres

Por que consultar um veterinário de animais silvestres?

Como é de se esperar, uma faculdade de veterinária não ensina seus estudantes a tratarem apenas de cães e gatos. Na verdade, a Medicina Veterinária abrange uma série de conhecimentos que vão desde a anatomia de diferentes espécies até a relação dos animais com a sociedade.

No entanto, assim como os médicos para humanos se especializam em determinada área, um veterinário também pode optar por aprofundar seus estudos em um segmento específico ou em diferentes espécies de animais, como é o caso do veterinário de animais silvestres.

Por exemplo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o corte de asas em pássaros, com relação a criação e o clima ideal para alguns répteis ou até mesmo a respeito das melhores formas de se cuidar de pequenos roedores. Nesses  e em mais diversos casos, um especialista na área, é mais do que essencial!

Além de possuírem um conhecimento maior e mais aprofundado sobre esses pets, a atuação do médico veterinário em animais selvagens  e silvestres, é focada nas necessidades e no bem-estar de aves, répteis, coelhos e roedores e alguns outros animais.

Nesse sentido, a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, cita como exemplo a presença de sistemas antifuga para as aves nos consultórios, o uso de balanças de precisão e até salas de espera em que esses pets, que são presas na natureza, não ficam no mesmo ambiente que predadores, como cachorros e bichanos.

veterinario de animais silvestres iguana

Quando levar o pet para uma consulta?

Uma das vantagens de ter um animal silvestre é que, em geral, eles dispensam cuidados como vacinação e vermifugação. No entanto, assim como ocorre com cães e gatos, a Dra. Mariana alerta que o ideal é levá-los para uma consulta no veterinário de animais silvestres ao menos uma vez por ano, e não somente quando eles estiverem doentes.

Aliás, quando o assunto é a identificação de sintomas, a Dra. Mariana alerta que nem sempre é fácil reconhecer quando um desses bichinhos está doente. Isso porque, por serem presas, eles instintivamente tendem a esconder ao máximo quando não estão bem, para não chamar a atenção de predadores.

No entanto, fique atento a sinais e a mudanças de comportamento, como falta de apetite, pet mais quietinho que o normal, prostração, entre outros. Ao notar qualquer um desses sintomas, agende o quanto antes uma consulta com um veterinário especializado!

veterinario de animais silvestres passaros

A quem recorrer em caso de emergência

Caso o objetivo seja levar o pet somente para uma consulta de rotina, buscar um veterinário de animais silvestres, como os que você encontra em algumas clínicas Petz, é sempre a melhor opção.

Já em caso de emergência, dependendo da cidade onde você mora, pode ser difícil encontrar uma clínica de pronto atendimento 24 horas especializada.

Nessas situações, a Dra. Mariana orienta o tutor a levar o pet na clínica de confiança mais próxima. “Todo veterinário, independentemente de ser especialista ou não, pode fazer um atendimento emergencial”, diz.

Agora que você já sabe a importância do veterinário de animais silvestres, procure a clínica Petz mais próxima a você e verifique a disponibilidade dessa especialidade!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog