Especialidades veterinárias: quais são e o que elas tratam

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 13, 2021

Pets
Especialidades veterinárias: quais são e o que elas tratam
Tempo de leitura: 4 minutos

Antigamente, quando as pessoas ficavam doentes, era comum contarem com a avaliação de um médico de confiança. No caso dos pets, o clínico geral ainda é o mais procurado pelos tutores. Porém, com o avanço das descobertas na área da saúde, as especialidades veterinárias estão ganhando espaço. 

cachorro no oftalmologista veterinário

No entanto, muitos tutores ainda não conhecem os profissionais veterinários e as especialidades que eles têm. Por isso, o blog da Petz preparou um conteúdo para você saber tudo sobre as especialidades veterinárias e saber a quem recorrer, dependendo da necessidade do seu amigo de quatro patas.

Quando e por que procurar uma especialidade veterinária

Para entender a importância das especialidades veterinárias, é interessante saber como é a formação desse profissional. “Depois da graduação, que é comum a todos os médicos-veterinários, o especialista se dedica por mais alguns anos ao estudo da área que ele escolheu”, explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Carolina Pozzebom. 

Isso significa que embora o clínico geral pet esteja apto a lidar com diversas condições de saúde do animal, existem casos em que um tipo de veterinário específico é o profissional mais indicado. Nesse sentido, a Dra. Carolina diz que é comum que um clínico geral identifique esses casos e faça o encaminhamento.

Conheça 15 especialidades veterinárias

Muitas vezes, é difícil reconhecer a origem dos sintomas. Apatia, falta de apetite, vômitos e diarreias, por exemplo, são comuns a uma série de doenças. Por isso, sempre que o pet apresentar qualquer um deles, o ideal é levá-lo para uma consulta com o clínico geral. 

A partir de uma avaliação, ele saberá prescrever o melhor tratamento ou fará o encaminhamento para um especialista. A seguir, conheça 15 especialidades veterinárias disponíveis na Petz e saiba para que elas são recomendadas.

Acupuntura

Com origem na medicina tradicional chinesa, utiliza agulhas para estimular pontos do corpo do animal, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio desse organismo. De acordo com a Dra. Carolina, pode ser usada em afecções, mas é mais procurada para tratamentos ortopédicos e controle de dor.

Cardiologia 

Assim como na medicina humana, cuida do coração e do sistema circulatório dos animais. É recomendada para o acompanhamento de pets cardiopatas. Assim como de cães e gatos idosos, que estão mais sujeitos a desenvolver problemas do coração.

Comportamento animal

Além de adestradores, os pets também podem contar com a ajuda de veterinários especializados em comportamento animal para o tratamento de problemas como ansiedade, agressividade, medos e depressão.

Dermatologia

É indicada para o tratamento de problemas de pele nos animais de estimação, com destaque para as alergias. 

Endocrinologia

Cuida do sistema hormonal e do metabolismo de cães e gatos. É muito recomendada para o acompanhamento de pets com doenças como diabetes, síndrome de Cushing e outras.

Fisioterapia

Geralmente indicada pelo clínico geral, o ortopedista ou fisioterapeuta pet é procurado principalmente para restabelecer pacientes que passaram por cirurgias ou que apresentam problemas na movimentação, como dores articulares e dificuldade de locomoção. 

Hematologia 

Trata de doenças relacionadas ao sangue, sendo especialmente recomendada para o tratamento de anemias, como as causadas pela doença do carrapato.

gato sendo examinado por médica-veterinária

Homeopatia

Assim como a acupuntura, pode auxiliar no tratamento de todas as doenças, pois aposta no uso de ativos naturais, em vez dos medicamentos convencionais.

Nefrologia

Cuida de doenças renais e do trato urinário, como obstruções e doença renal crônica.

Neurologia

Essa ainda não é uma das especialidades veterinárias reconhecidas, mas trata das doenças do sistema nervoso central e periférico, como epilepsia, tumores cerebrais, da coluna, entre outros. 

Nutrologia

Estuda a fundo a nutrição individual de cada pet, balanceando a alimentação de acordo com a necessidade. É indicada, por exemplo, para quem busca trocar a ração por alimentação caseira e também para tratar problemas de origem alimentar, como alergias e obesidade. 

Odontologia

Entre outras condições, como má-oclusão e a dentição dupla, é o profissional mais indicado para ajudar a prevenir o acúmulo de tártaro e também para removê-lo depois que já se acumulou.

Oftalmologia

Trata dos olhos dos animais e de suas particularidades, investigando, por exemplo, a produção excessiva de lágrimas ou a falta dela, inversão de cílios, entre outros.

Ortopedia

É recomendada para o tratamento de problemas do sistema ósseo e articular, como displasia, artrite, artrose, luxação de quadril, etc. 

Pediatria

Assim como na medicina humana, trata de condições diversas em recém-nascidos e durante a primeira fase da vida de filhotes, geralmente de até um ano.

Vale destacar que essas especialidades dizem respeito principalmente ao tratamento de cães e gatos. No caso de pets de outras espécies, como aves, répteis e roedores, o ideal é fazer o acompanhamento da saúde deles com um veterinário especialista em animais silvestres. 

Lembrando que todo médico-veterinário está habilitado para prestar atendimento emergencial a pets de qualquer espécie. Em caso de acidentes, procure a clínica 24 horas mais próxima!

cachorro sendo examinado por médico-veterinário

Gostou de aprender mais sobre as diferentes especialidades que veterinários podem ter? Para saber mais curiosidades sobre a vida e saúde dos nossos amigos de quatro patas, continue navegando pelo blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *