Sabia que existem vários tipos de margarida? Além da tradicional, com pétalas brancas e a parte central amarela, há outras opções para você cultivar em casa, deixando o ambiente mais bonito e cheiroso. Essa é uma ótima notícia para quem é apaixonado por essa flor.
Se você ficou curioso e quer saber mais detalhes sobre os principais tipos de margarida, continue lendo. Vamos falar sobre alguns exemplos diferentes e explicar se elas precisam de algum cuidado especial.
Essa é a tradicional margarida branca com o centro bem amarelo. Ela é oriunda dos Pirineus, o que significa que, mesmo que as pétalas sejam muito delicadas, essa planta aguenta baixas temperaturas e geadas frequentes.
Por conta disso, o período de floração ocorre de junho a setembro, quando o tempo está frio, mas ainda há alguns resquícios de raios de sol. Para ter essa planta, você precisa ter alguns cuidados:
A margarida-amarela tem o miolo e as pétalas amarelados, lembrando um pequeno sol. Essa planta tem hastes florais de até 60 cm de altura. Ela pode florescer o ano todo, desde que plantada em pleno sol. As regas devem ocorrer a cada dois ou três dias — com limitadores no caso de canteiros, para que ela não se alastre e prejudique outras plantas.
A rainha-margarida chama atenção no jardim. Ela é mais delicada e sofre bastante com o transplante, por isso a recomendação é que já seja plantada no local definitivo.
O ciclo de vida é anual. A floração ocorre no final do verão e durante o outono. Esta estação é a melhor época para o plantio. Além disso, essa margarida gosta de meia sombra ou sol pleno.
Se você está em busca de uma margarida que impressiona à primeira vista, a rudbéckia é indicada. Com o centro bordô e detalhes em amarelo, as pétalas largas e compridas são diferentes dos outros tipos.
O aspecto lembra o de um girassol, por isso, essa é uma das margaridas mais difíceis de classificar. A boa notícia é que o cuidado não é tão desafiador. Você só precisa escolher um solo drenado e deixá-la exposta ao sol algumas vezes ao dia.
A camomila também é uma flor margarida. Com um cheiro sem igual, ela é muito usada para fazer chá e é conhecida pelas propriedades medicinais, com ação calmante. O diâmetro da floração tem em torno de 8 cm a 10 cm.
Mas cuidado para não confundi-la com outras flores.A versão branca da margarida é muito parecida com a camomila, mas tem flores maiores, que medem em torno de 20 cm de diâmetro. No entanto, o miolo é menor e os grãos de pólen são mais pronunciados.
A calêndula também é um dos tipos de margarida de uso medicinal, com propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias. Ela se adapta muito bem em solos ricos em matéria orgânica, úmidos e com boa drenagem, por isso, precisa de regas constantes.
O plantio deve ser feito entre julho e agosto. A adubação com cascas de frutas e de ovos, folhas secas e esterco curtido é benéfica e ajuda a manter a planta longe das pragas de jardim.
Engana-se quem acha que só existe margarida com tamanho pequeno, já que o girassol também é uma margarida. Famoso por seguir o movimento do sol ao longo do dia, ele existe desde cerca de 3000 a.C.
O caule é robusto e pode atingir até 3 m de altura. Ele tem grande tolerância ao clima seco por conta das longas raízes, que conseguem captar a água de camadas mais profundas de terra.
A margarida das Canárias, também chamada de magarza, é uma planta selvagem que se destaca pelas cores branco, amarelo e rosa. As pétalas podem ser simples ou duplas.
Assim como a camomila e a calêndula, ela oferece uso medicinal, como tônico, para problemas estomacais e asma. Para aproveitá-la em casa, é preciso ficar atento a algumas exigências.
Não há palavras que descrevam a beleza da margarida-azul. De pétalas azuladas e centro bem amarelo, essa flor é originária das regiões centrais da África do Sul.
Por isso, ela gosta de sol. As hastes são longas e podem atingir até 1 m de altura. Além disso, a vegetação é densa, formando um lindo tapete azul onde a flor é plantada.
Mesmo que muitos não saibam que ela faz parte da lista de margaridas, a gérbera é uma das espécies dessa flor. Se você está pensando em tê-la em casa, lembre-se de que é preciso um cuidado extra, afinal, a gérbera é muito delicada. Uma dica é aplicar uma cobertura de nutrientes ao plantá-la. Quando a primavera chegar, coloque-a em um vaso maior. Além disso, a água em excesso está proibida.
Gostou das dicas? Se estiver pronto para começar a plantar um dos vários tipos de margarida, conte com as lojas da Petz para encontrar os melhores produtos. Confira nossa lista de materiais de qualidade para plantio.
A focinheira para cachorro é frequentemente associada a cães bravos ou situações extremas. Na prática,…
A hepatite infecciosa canina é uma doença que pode ser grave. A condição costuma se…
A detecção precoce da diabetes em cães é um grande desafio para responsáveis e veterinários.…
Infelizmente, o câncer de mama em cadelas é um dos tumores mais comuns nas fêmeas…
Pode começar como uma incontinência urinária ou com a lambedura excessiva das genitais. Ou talvez…
A dor muscular em cachorro é mais comum do que parece, mas muitas vezes os…
View Comments
Obrigada pelas boas explicações