Quais são os tipos de pedra para aquário e como escolher?

Você sabia que há vários tipos de pedra para aquário? Algumas delas são comumente encontradas em pet shops. Este é o caso daquelas pequenas, que costumam ser disponibilizadas em diversas cores para decorar.

No entanto, além das pedras para aquário coloridas, há outras alternativas. Algumas pessoas chegam até a pegar água do rio para enriquecer a decoração. Porém, será que isso é realmente indicado? 

Se você tem ou pretende ter peixinhos em casa, é bom saber que nem todos os tipos de pedra para aquário são indicados. Alguns podem alterar o pH ou a constituição química da água, prejudicando a vida dos bichinhos. 

Conheça os tipos de pedra para aquário mais recomendados e as opções que você não deve usar. 

Cuidado na hora de escolher os tipos de pedra para aquário

Está cheio de dúvidas na hora de escolher entre as pedras decorativas para aquário? Este é um ponto importante na montagem do espaço dedicado ao peixe. Afinal, elas dão um aspecto natural para o ambiente e, dependendo de como forem usadas, podem até servir de refúgio.

No entanto, é preciso ter atenção na hora de escolher as pedras de aquário. Uma regra geral é não colocar pedra calcária sem que um estudo do pH da água seja feito anteriormente. Embora sejam muito bonitas, as pedras calcárias deixam a água alcalina. Se esse fator não for controlado, pode até inviabilizar a criação de peixinhos. 

Quais tipos de pedra para aquário podem ser usados?

Sabe aquelas pedrinhas para aquário, encontradas em diversas cores? Elas podem ser usadas sem preocupação. São chamadas de cascalho de quartzo natural e podem ser encontradas em qualquer casa de aquarismo ou pet shop. 

O interessante é que, além de seguras, essas pedrinhas de aquário deixam a decoração completamente inovadora. Afinal, além de adquiri-las em uma só cor, você pode misturá-las. Também é possível criar fileiras de pedrinhas, cada uma de uma cor, deixando o ambiente muito alegre. 

Dá até para formar desenhos no fundo do aquário com o uso de da pedra de aquário quartzo de diversas cores. Basta deixar a criatividade tomar conta! Além delas, você pode usar os seguintes tipos de pedra para aquário:

  • andesita;
  • basalto;
  • fluorita;
  • granito;
  • quartzo rosa e branco;
  • peças de cerâmica;
  • ardósia;
  • pedras redondas de rio.

O que não deve ser usado?

Para impedir que a água do aquário fique muito alcalina, é preciso evitar os seguintes tipos de pedras:

  • mármore;
  • calcita;
  • espato;
  • fósseis calcários;
  • conchas marinhas.

Para que serve a pedra porosa aquário?

Além dos tipos de pedra para aquário que servem para a ornamentação, há a pedra porosa de aquário. Você a conhece? Ela faz parte do sistema de oxigenação da água e tem como principal função a diminuição do tamanho das bolhas de ar que saem da mangueira.

Ao fazer isso, o oxigênio é melhor difundido pelo aquário.

Esta pedra deve ficar no fundo, pois, estando lá, a eficiência da ação aumenta. Afinal, em melhor tamanho, as bolhinhas de ar conseguem se espalhar melhor.

As pedras do rio podem ser usadas?

Além das pedrinhas coloridas, muita gente gosta de usar a pedra de rio para aquário. No geral, não há problema nenhum em optar por esse item. Entretanto, é importante não retirar a pedra do rio e colocá-la direto no aquário. 

Um rio está em equilíbrio com os demais organismos vivos presentes ali. Isso inclui tanto peixes, quanto fungos, bactérias, por exemplo. Então, ao retirar uma pedra do rio colocá-la direto no aquário, você estará carregando microrganismos, que não podem ser vistos a olho nu. 

Em alguns casos, as pedras com bactérias podem ser colocadas na água do aquário sem prejudicar a vida dos peixes. Já em outros, é possível que, junto dos tipos de pedra para aquário que você escolheu no rio, estejam microrganismos causadores de doenças nos peixinhos. 

Como evitar problemas ao usar as pedras de rio no aquário?

Caso você queira usar as pedras de rio, certifique-se de que as escolhidas não são calcárias. Também tenha cuidado para não usar nenhuma pedra com ponta ou superfície cortante. 

Além disso, antes de deixá-las em contato com a água, lave-as bem, usando apenas água corrente e uma escovinha de roupa. Na sequência, ferva-as por cinco minutos. Jogue fora a água que sobrou na panela, coloque água nova e ferva novamente.

Espere as pedras esfriarem antes de colocá-las no aquário. Com esse procedimento, você conseguirá eliminar os microrganismos patogênicos presentes nas pedrinhas escolhidas. 

Gostou das dicas? Tenha sempre muito cuidado com a limpeza das pedrinhas antes de colocá-las no aquário. Se quiser comprar pedras novas para o lar do seu peixe, confira as que temos na Petz

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Buldogue Campeiro: conheça a raça de cachorro brasileira

O Buldogue Campeiro é uma das poucas raças de cachorro genuinamente brasileiras. Surgiu no Sul…

22 horas ago

Confira as 7 melhores raças de cachorro para idosos

Ter um cachorro é sinônimo de companhia e momentos de alegria. Por isso, cada vez…

2 dias ago

Lei maus-tratos animais: conheça e denuncie

De acordo com a OMS, o Brasil tem cerca de 30 milhões de animais abandonados.…

3 dias ago

Qual peixe posso colocar junto com o Betta?

O Betta é muito popular entre os aquaristas, principalmente os iniciantes. Entretanto, ele também possui…

4 dias ago

Cachorro com febre: sintomas, causas e como ajudar

Um cachorro com febre é um sinal de alerta. Assim, é importante saber identificar os…

5 dias ago

Tudo o que você precisa saber para começar a plantar laranja em vaso

Plantar laranja em vaso não só proporciona frutas suculentas, mas também enriquece o ambiente com…

6 dias ago