Pets

Tipos de peixe para ter no aquário

Se você está pensando em montar um aquário, primeiro precisa conhecer os tipos de peixe que podem ser criados nele. Você quer ter animais grandes ou pequenos? Prefere aqueles que ficam no fundo ou os que nadam para lá e para cá? Com a lista de tipos de peixe abaixo, é possível escolher o melhor pet para você. Confira!

Quais tipos de peixe podem viver no aquário?

Na natureza, encontramos os peixes no mar ou em rios e lagos. Isso é importante para você definir se seu aquário será de água doce ou salgada, afinal você precisará escolher os animais do aquário de acordo com o habitat natural. Confira abaixo os peixes mais comuns conforme o tipo de água.

Peixes de água doce

Para quem está conhecendo o mundo do aquarismo, os peixes de água doce são os mais indicados, pois o tratamento e a manutenção da qualidade da água são menos trabalhosos. Conheça algumas das principais espécies.

Peixinho-Dourado

Também chamado de Goldfish ou Kinguio, esse é um dos tipos de peixe de aquário mais conhecidos. Quando é filhote, ele é pequeno e convive bem com outros da mesma espécie. A temperatura da água deve estar entre 18 °C e 25 °C, o que geralmente não requer nenhuma intervenção. De toda forma, é preciso controlá-la com auxílio de um termostato.

Por outro lado, a higienização merece ainda mais atenção. Como o Peixinho-Dourado come bastante ao longo do dia, acaba fazendo mais sujeira, o que aumenta a necessidade de limpeza do aquário.

Tetra Neon

O Tetra Neon é um dos tipos de peixe de água doce que melhor convivem com outros animais, proporcionando um cardume diferenciado. Inclusive, outros animais são uma forma de manter o peixe saudável.

O motivo do nome “Neon” é que, em condições ideais, o peixe apresenta um brilho vermelho (a cor predominante) e uma faixa azul na parte superior do corpo. Ele requer atenção à temperatura da água, que não pode ultrapassar 26 °C.

Betta

Entre os tipos de peixe, esse é um dos mais conhecidos e famosos pelas barbatanas. Porém, essa característica faz com que eles sejam comidas por espécies maiores. Sendo assim, os Bettas não podem ser misturados no aquário.

Também não é recomendado colocar um Betta macho com outra espécie de peixe menor, pois pode haver uma briga fatal para o menor exemplar. Por fim, evite criar indivíduos machos juntos, pois eles também podem brigar. De maneira geral, são territorialistas e devem ser criados sozinhos. Se quiser mais peixes, dê preferência para as fêmeas.

Há uma crença de que os bettas têm menos necessidades do que outros peixes. Isso não é verdade. Apesar de serem resistentes, precisam de um aquário de pelo menos 10 litros, com um sistema de filtragem adequado.

Peixe Colisa

O Colisa também convive bem com outros peixes, pois é muito amigável. Nessa espécie, há uma variedade de cores bem chamativas. Ele não é considerado um peixe grande e vive bem com outros animais de cardume por serem considerados pacíficos.

Peixe Coridora

O Coridora é um dos tipos de peixe que tem mais de 50 espécies diferentes. Uma característica comum é que esses animais gostam de andar em grupos da mesma espécie. Portanto, sempre adquira mais de um indivíduo. Mesmo assim, eles também se dão bem com outras espécies.

Esses peixes são muito recomendados para principiantes do aquarismo por serem pacíficos e extremamente resistentes. Mas isso não significa que não necessitam de cuidados. Inclusive, variações na temperatura e no pH da água podem levá-lo a óbito, por isso é preciso prestar atenção na manutenção do aquário.

Peixes de água salgada

Existem diferentes tipos de peixe do mar que você pode ter em casa. Para isso, basta ter um aquário de água salgada com os parâmetros adequados. Conheça abaixo algumas dessas espécies.

Peixe-Palhaço

O Peixe-Palhaço ficou internacionalmente conhecido depois da estreia de “Procurando Nemo”, em 2003. A cor alaranjada e a preferência por recifes de coral chamam atenção até hoje. Como atinge até 15 cm, ele pode ser colocado em um aquário de 100 L e com alguns outros animais sem problemas. Esse é um dos animais que mudam de sexo ao longo da vida.

Góbio Firefish

Esse peixe tem o corpo alongado, a cabeça esverdeada e, depois dela, um azul que segue para tons de alaranjado e vermelho. É praticamente um arco-íris em casa. Ele também vai bem em aquários pequenos, já que mede cerca de 7,5 cm.

Cirurgião-Patela

Ainda sobre “Procurando Nemo”, o Cirurgião-Patela ficou mais conhecido como Dory, a “peixinha” esquecida da animação. Esse é outro peixe que pode ir muito bem em seu aquário salgado.

Há muitos tipos de peixe que podem viver em aquário, cada um com necessidades específicas. Por isso, conheça mais sobre a espécie de seu interesse antes de montar o ambiente. No site da Petz, você encontra essas informações e todos os produtos necessários para ter um lindo aquário.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

A focinheira para cachorro é obrigatória? Entenda o que diz a lei

A focinheira para cachorro é frequentemente associada a cães bravos ou situações extremas. Na prática,…

1 dia ago

Hepatite infecciosa canina: o que você precisa saber

A hepatite infecciosa canina é uma doença que pode ser grave. A condição costuma se…

1 dia ago

Perigo silencioso: conheça melhor a diabetes em cães

A detecção precoce da diabetes em cães é um grande desafio para responsáveis e veterinários.…

1 dia ago

Câncer de mama em cadelas: um guia completo

Infelizmente, o câncer de mama em cadelas é um dos tumores mais comuns nas fêmeas…

2 dias ago

Infecção urinária em cães: será que é grave?

Pode começar como uma incontinência urinária ou com a lambedura excessiva das genitais. Ou talvez…

2 dias ago

Dor muscular em cachorro: como identificar esse problema?

A dor muscular em cachorro é mais comum do que parece, mas muitas vezes os…

3 dias ago