tipos de racao para peixes
O aquarismo tem chamado atenção de muitas pessoas nos últimos anos. Mas, para manter a prática, é fundamental cuidar da saúde dos animais, garantindo uma nutrição balanceada e de qualidade. Pensando nisso, você sabe quais tipos de ração para peixes existem? Continue lendo para saber mais!
Com tantas opções, como escolher a ração para peixes que vai nutri-los da melhor forma e deixá-los saudáveis, coloridos e com energia? Já adiantamos que é preciso analisar algumas variáveis importantes.
Por exemplo, existem diversos fabricantes e produtores de alimentos. Mesmo assim, a marca não é o único fator decisivo na escolha. Ao adquirir uma ração para peixe de aquário, pontos como a composição nutricional, o tipo de alimento e onde ele repousa no ambiente devem ser considerados.
Assim, a escolha dos tipos de ração para peixes deve ser feita conforme as necessidades de cada espécie. Por isso, antes de levar um novo produto para casa, é fundamental conversar com um médico-veterinário sobre os peixes do seu aquário.
A necessidade nutricional não é a mesma em todas as espécies. Enquanto o peixe Oscar, por exemplo, precisa de um alto consumo de proteína, o Kinguio tem uma dieta mais variada. Nesse sentido, as rações podem ser de diferentes tipos. Confira, a seguir, alguns dos principais.
Apesar da composição variada, que inclui vitaminas e minerais, a ração para peixes carnívoros tem um teor maior de proteínas. Como o nome sugere, ela é indicada para espécies carnívoras, como Oscar, Aruanã, Lionfish e Garoupa. Alguns tipos também são enriquecidos com pequenos crustáceos.
Por conta da disponibilidade irregular de alimento na natureza, a alimentação da maior parte das espécies é bastante variada. Pensando nisso, esse tipo de ração tem uma composição equilibrada para atender a muitas espécies.
Ela é composta por boas doses de proteínas, minerais, vitaminas, matéria fibrosa e até enzimas digestivas. A maioria dos peixes de aquário, como Guppies, Espadas, Platys e Carpas, alimenta-se desse tipo de ração.
Devido à popularidade entre os aquaristas, algumas espécies de peixes já contam com rações desenvolvidas especificamente para elas. É o caso, por exemplo, dos peixes Betta, Tetra, Goldfish e Ciclídeos Africanos.
Essas rações também podem ter variações, sendo enriquecidas com alho, tomilho, crustáceos, entre outros ingredientes que complementam a dieta. Também existem tipos específicos para determinadas fases da vida dos peixes.
Um fato importante a respeito dos peixes, mas que nem todos sabem, é que cada espécie tem um local do aquário onde costuma se alimentar.
O Cascudo, por exemplo, busca o alimento no fundo, enquanto outros preferem comer na superfície da água. Entenda como isso pode interferir nos tipos de ração disponíveis. .
Vale destacar que, independentemente dos tipos de ração para peixe, todas afundam com o passar do tempo e se acumulam no fundo do aquário quando oferecidas em excesso.
Por isso, a ração para os peixes de aquário deve ser colocada somente em quantidade suficiente para ser consumida pelos animais em até cinco minutos. Para estabelecer essa porção, comece colocando de pouco em pouco e conte o tempo.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre os tipos de ração para peixes, visite as lojas da Petz e escolha a melhor para os pets do seu aquário.
A focinheira para cachorro é frequentemente associada a cães bravos ou situações extremas. Na prática,…
A hepatite infecciosa canina é uma doença que pode ser grave. A condição costuma se…
A detecção precoce da diabetes em cães é um grande desafio para responsáveis e veterinários.…
Infelizmente, o câncer de mama em cadelas é um dos tumores mais comuns nas fêmeas…
Pode começar como uma incontinência urinária ou com a lambedura excessiva das genitais. Ou talvez…
A dor muscular em cachorro é mais comum do que parece, mas muitas vezes os…