Eles são maioria nos lares brasileiros e ganharam destaque em músicas, filmes e até em projetos de leis. Os vira-latas, ou SRDs, conquistaram o coração dos brasileiros e chamam atenção entre os amantes de pets. E não é para menos: é possível encontrá-los de vários tamanhos, cores e pelagem, sendo fácil achar aquele que mais combina com você.
Mesmo assim, existem alguns tipos de vira-latas ainda mais conhecidos. São cruzamentos constantes, que se tornam figurinhas repetidas nas ruas e nos abrigos. Mesmo não sendo uma raça propriamente dita, é só citar o vira-lata Caramelo ou Fiapo de Manga, por exemplo, que todos sabem de quem estamos falando.
O blog da Petz te conta seis tipos de vira-latas mais populares e quais são as principais características, que os diferenciam dos demais grupos. Confira, a seguir.
O vira-lata Caramelo é conhecido por sua coloração dourada ou marrom-claro. Porém, eles costumam ser bem diferentes entre si. Existem aqueles peludos, os com pelo-curto, de porte pequeno, médio e grande. Isso é comum e acontece entre todos os cães sem raça definida. O que une os caramelos é justamente a sua coloração.
No caso desses animais, acontece a mistura do pigmento preto e vermelho dos pelos, trazendo esse tom específico. Os Caramelos são tão populares que existe até um Projeto de Lei, divulgado em 2023, que visa reconhecê-los como patrimônio cultural do Brasil. De toda forma, já é possível considerá-lo um ícone pop.
O vira-lata Fiapo de Manga também é popularmente chamado de Estopinha e é outra “raça” que conquista o país. Em vez da coloração da pelagem, o que une esses cachorros são os pelos mais duros e arrepiados. O nome se dá porque os fios são semelhantes aos fiapos de caroço de manga.
Também é possível encontrá-lo em diversos portes, sendo normalmente um pouco menores do que o Caramelo. No que se refere à cor, não há regras: existem Fiapos de Manga dourado, preto marrom ou bege. Há ainda aqueles que trazem várias colorações, com o rosto um pouco mais claro do que o restante do corpo.
Esse é outro tipo de vira-lata que traz um nome bem ilustrativo. O Raposinha tem características que lembram a de uma raposa: focinho fino, orelhas levantadas e olhar chamativo. Outro detalhe que faz toda a diferença é o tamanho da pelagem, que costuma ser mais longa, principalmente na região das orelhas e do rabo.
É um exemplo de vira-lata ideal para quem adora cachorros mais peludos. Como os outros SRD, não existe um padrão de cor nem de tamanho. Mesmo assim, é comum achar Raposinhas de porte pequeno a médio.
Bolo de Formigueiro é mais um nome criativo para especificar um grupo de vira-latas. Esses cachorros têm pelagem salpicadas com manchas escuras e mais claras, assemelhando-se com à aparência do bolo. Esses cães são exaltados pela aparência específica e única, cada um com a sua própria padronagem.
Normalmente, a pelagem base é caramelo mais suave, com manchas em preto e marrom. Só que vale lembrar novamente: não existe regra quando falamos de SRDs — o que tornam todos extremamente especiais.
Assim como existem cães de diversas raças pretas, os vira-latas Pretos fazem parte da nossa lista. O que eles têm em comum é, obviamente, a coloração escura da pelagem. Ela pode ser inteiramente preta ou com padronagens brancas pontuais, como a famosa “gravatinha”, que marca alguns SRD.
Nesse caso, os padrões de porte, formato do focinho e das orelhas, assim como o tipo de pelagem — curta, longa, lisa ou enrolada —, são ainda mais variados. O único requisito para “fazer parte” do grupo é ter pelos pretos. Esses vira-latas são bastante comuns no Brasil, mas, infelizmente, ainda enfrentam preconceito nos abrigos e costumam ser os últimos nas preferências de adoção.
Originados do cruzamento dos Poodles com outras raças, esse vira-lata faz lembrar o cão de raça, com algumas mudanças específicas, principalmente no estilo de pelagem. Mas, em geral, trazem os característicos pelos enrolados. Podem ser encontrados em várias colorações, do preto ao branco.
Um ponto comum entre eles é a longevidade. Esses SRDs vivem bastante e é fácil encontrar um idoso do grupo. Não à toa, recebem o apelido de “imortais”. O mesmo acontece com o Poodle, que tem expectativa de vida de até 18 anos.
O vira-lata não tem uma origem definida, sendo resultado do cruzamento de diferentes raças ao longo dos anos. De maneira geral, assim como qualquer cão, são descendentes dos lobos selvagens que foram domesticados. Por esse caráter amplo, é difícil precisar propensões genéticas, seja para prever doenças ou comportamentos do animal.
Quando falamos da origem do nome vira-lata, o termo surgiu porque os cães sem raça eram maioria nas ruas e costumavam virar latas de lixo em busca de alimento. Apesar de ser um motivo triste, muitos cachorros SRD já encontraram um lar amoroso ou aguardam por uma nova família em feiras de adoção, como as realizadas nas lojas da Petz.
Há um senso comum de que os vira-latas são mais resistentes e adoecem com menos frequência. No entanto, isso não é uma regra.
Assim como qualquer outro cão, os SRD precisam de cuidados específicos, que envolvem check-ups veterinários, um protocolo vacinal adequado às suas necessidades, alimentação de qualidade conforme o porte e a faixa etária, além de uma rotina de passeios e higiene.
A longevidade de um vira-lata depende muito mais desses cuidados do que das raças que contribuíram para sua origem. Embora as predisposições genéticas tenham seu peso, uma rotina de acompanhamento veterinário, com exames periódicos que permitem o diagnóstico precoce de diversas doenças, é muito mais determinante para uma vida longa e saudável.
Para cuidar bem do seu cachorro — seja ele um vira-lata ou de raça —, você pode contar com o Centro Veterinário Seres. Com hospitais e clínicas em todo o Brasil, é possível encontrar um profissional qualificado para garantir a saúde e o bem-estar do seu pet.
Embora a presença de animais seja proibida na maioria das praias, muitas prefeituras já entenderam…
Você já parou para pensar se o coelho transmite doença para humanos e outros animais?…
Encontrar um cachorro espumando pode ser alarmante para os responsáveis. Embora a espuma na boca…
A Euphorbia milii, conhecida como coroa-de-cristo, é uma planta ornamental que se destaca pela variedade…
O enriquecimento ambiental envolve a criação de um ambiente estimulante, que atende às necessidades físicas…
Alguns pets “atores” conquistaram o público com talento e atuações que marcaram gerações. Seja em…