Você já deve saber das vantagens da tosa de cachorro. A prática ajuda a evitar nós, previne problemas de pele e ajuda o pelo a crescer mais forte. Mas sabia que existem raças que não podem tosar? Isso pode acontecer pela forma com que o pelo é estruturado ou, ainda, por alguma predisposição à condições dermatológicas.
Confira mais sobre motivos que tornam a tosa completa proibida para muitos cães e entenda como manter a saúde e o bem-estar do seu pet, principalmente no momento do banho e da tosa.
Os motivos que contra indicam uma tosa completa em algumas raças de cachorro podem variar. Alguns pets, por exemplo, sofrem mais com as alterações do tempo e precisam da pelagem para manter a sua temperatura corporal estável.
Muitos, nesse caso, possuem a pelagem dupla — com pelos maiores e menores, mais próximos da pele. A remoção desses fios é extremamente prejudicial e pode até trazer problemas de saúde para o animal.
Além disso, diversos cães podem ter problemas de crescimento da pelagem após uma tosa inadequada, sofrendo com alopecia. Isso sem contar que os pelos servem para proteger os animais de lesões, insetos e arranhões. Então, uma remoção não recomendada deixa o animal exposto.
Por isso, se for tosar o cachorro, sempre vá em pet shops com profissionais capacitados e treinados para lidar com todo tipo de cão. É a forma de garantir que o seu pet estará em boas mãos e a tosa será feita de maneira correta.
Quando falamos de raças que não podem tosar, estamos falando sobre as tosas completas, feitas à máquina. Entretanto, a tosa higiênica e técnicas para aparar o pelo com tesoura, como a trimming, são recomendadas para a maioria dos animais — respeitando a individualidade de cada um.
Com isso em mente, confira algumas das raças que precisam de muito cuidado na hora de tosar:
De toda forma, é fundamental perguntar ao médico-veterinário se o seu cachorro pode tosar e qual é a melhor prática para garantir a higiene e o conforto do pet. Assim, você vai saber mais informações sobre o seu cão em específico, levando em conta condições para além da raça, como doenças de pele e alergias.
Por outro lado, muitas raças de cachorro podem ser tosadas com maior liberdade. São aquelas com pelos que crescem rápido ou sem necessidades especiais referentes à pelagem. Nesse caso, o tutor pode aproveitar vários tipos de tosa de cachorro e brincar com diferentes estilos no pet. Algumas dessas raças são:
Independente da raça do seu pet e do tipo de tosa que você escolher — da higiênica até as mais complexas —, vale ter alguns cuidados para garantir a segurança e a saúde do cachorro. Confira, a seguir, alguns pontos que merecem atenção nesse processo:
Para saber ainda mais sobre a tosa de cachorro, confira o vídeo exclusivo da Petz TV:
Além de oferecer o serviço de Banho e Tosa, a loja da Petz tem tudo o que você precisa para manter o seu cachorro limpo, hidratado e cheiroso. Confira nosso catálogo!
Ao ver a prescrição de um medicamento para o pet, vários responsáveis ficam ansiosos. Afinal,…
Entender qual a melhor ração para cachorro costuma ser um desafio para muitos responsáveis. Afinal,…
Quando um gato para de urinar ou demonstra dificuldade para realizar as necessidades fisiológicas é…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quem tem filhotes de pets em casa costuma ter…
O ato de limpar a pata de cachorro é fundamental para impedir que a sujeira…
Não é novidade que muitos felinos não gostam de tomar banho com água, o que…