Banho e Tosa

Tosa japonesa: tudo sobre o estilo mais procurado do verão

A tosa japonesa pode parecer um termo um pouco estranho para muitas pessoas. No entanto, esta curiosa técnica vem ganhando força, e hoje é um dos estilos mais procurados pelos tutores.

Deixando pelos curtos nos locais certos e permitindo que o cachorro explore penteados e estilos diferentes, o corte é ideal para a estação mais quente do ano.Conheça como surgiu, suas principais características, seus benefícios e quais as raças mais indicadas para aproveitar este tipo de tosa ao máximo!

Como surgiu a tosa japonesa?

Parece óbvio, mas muitos se perguntam sobre o que é a tosa japonesa. Apesar do nome, acredita-se que ela foi criada na Califórnia e ganhou popularidade graças às redes sociais de pets famosos. Com mais de 500 mil seguidores e conhecido como “o cão mais fofo do mundo”, o lulu da pomerânia, Boo, foi um dos principais precursores do corte.

Hoje, o estilo é um sucesso absoluto, sendo um dos mais procurados entre os cãezinhos das celebridades. Mas o bom é que você e seu amigo não precisam ir muito longe para entrar na moda: a técnica é facilmente encontrada em pet shops modernas e antenadas, como os centros de estética da Petz. Procure a unidade mais próxima a você!

Tipos de tosa japonesa

Bastante versátil, o resultado da tosa japonesa pode variar de acordo com o perfil do tutor e do cachorro. No entanto, o corte segue uma característica básica: os pelos das patas e do focinho são mais curtos. Já nas demais partes do corpo, o estilo é livre! Ele pode variar de acordo com o clima, as atividades e a personalidade do pet.

Confira a seguir, alguns estilos e tipos de tosa japonesa que fazem sucesso no Brasil e no mundo:

– Cupcake – o corpo todo com pelos mais baixos e um estiloso topete no alto.

– Barbra Streisand – neste, são as orelhas que ficam mais peludas, permitindo diferentes penteados.

– Amendoim – orelhas peludas e um topete pontudo.

– Bedlington – os pelos da orelha são cortados em formato triangular, criando duas “maria-chiquinhas”.

Mas o melhor da tosa japonesa é que ela permite explorar a criatividade. Alguns dos cortes mais populares permitem experimentar diferentes penteados, em vários tipos de pelo, criando estilos bem diferentes, que podem se adaptar a diversas ocasiões. Não importa o modelo escolhido, esta técnica sempre deixa o cãozinho ainda mais fofo e com um look incrível.

Benefícios da tosa japonesa

Além de encantadora, esse tipo de tosa também é muito indicada por veterinários. Isso porque o corte não só dá ao cachorro um ar de ursinho de pelúcia, mas também previne doenças, principalmente quando falamos da tosa japonesa para o verão.

Os pelos curtos das patas deixam seu amigo mais livre para correr e brincar. Já com a tosa japonesa no rosto e no focinho, o uso dos pelos baixos previne fungos e doenças respiratórias. Viu só como não faltam motivos para apostar neste estilo em sua próxima visita ao banho e tosa?

As raças que mais combinam com a tosa japonesa

Quando o assunto é estilo, não existem regras: cabe ao tutor e ao pet encontrarem o corte mais confortável e elegante, que combine perfeitamente com a personalidade do cão. Entretanto, algumas raças se dão melhor com a tosa japonesa. São elas:

  • Lulu da pomerânia;
  • Maltês;
  • Lhasa apso;
  • Poodle;
  • Shih-tzu,
  • Pequinês.

Caso seu cachorro não seja de nenhuma delas ou não tenha raça definida, não tem problema!  O corte fica ótimo em qualquer cachorro de pelos longos e porte pequeno, e certamente ficará perfeito em seu pet.

Para saber ainda mais sobre a tosa de cachorro, confira o vídeo exclusivo da Petz TV:

 

A tosa japonesa também é ideal para machos ou fêmeas e, claro, para todas as idades. Como permite brincar com penteados e estilos diferentes, o corte é perfeito para aqueles pets cheios de presença e combinam bastante se você deseja colocar um lacinho em cachorro.

Seja para um passeio casual, para arrasar nas redes sociais, ou mesmo para buscar mais saúde para o seu filhinho de quatro patas, a tosa japonesa é sempre muito indicada, e promete fazer sucesso entre pets e tutores ainda por muito tempo.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Quais são os melhores tipos de cama para cachorro?

Há tantos tipos de cama para cachorro que, na hora de escolher, fica até difícil…

16 horas ago

Roedores como pets: tudo o que você precisa saber antes de escolher o seu

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Os roedores são animais incríveis. Entre eles, há várias…

1 dia ago

Novembro Azul: conheça o câncer de próstata em pets

Assim como nos humanos, os pets podem desenvolver doenças no sistema reprodutor, como o câncer…

2 dias ago

Plantas aéreas: como cultivar de forma prática?

As plantas aéreas chamam atenção justamente por dispensarem o uso de solo, algo incomum no…

4 dias ago

Brigas entre gatos: entenda as causas e saiba como agir

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  As brigas entre gatos preocupam qualquer tutor. Às vezes,…

5 dias ago

Buldogue Campeiro: conheça a raça de cachorro brasileira

O Buldogue Campeiro é uma das poucas raças de cachorro genuinamente brasileiras. Surgiu no Sul…

6 dias ago