A vacinação é uma das melhores formas de proteger os animais de infecções e doenças. A vacina adenovírus tipo 2 é muito mencionada no protocolo dos médicos-veterinários.
O adenovírus tipo 2 causa infecções respiratórias bem sérias nos cachorros. Vaciná-los é importante para o organismo adquirir anticorpos contra a doença, garantindo a defesa necessária. Continue lendo para saber mais sobre o tema.
O adenovírus canino tipo 2 é um vírus que infectar o sistema respiratório dos cachorros. Ele é um dos causadores da tosse dos canis, o que evidencia a importância da vacina de adenovírus para animais.
Entre os principais sintomas da doença, estão tosse, febre e apatia. Nos casos mais severos, é possível observar pneumonia com secreção intensa e catarro.
Esse vírus se espalha rapidamente pelo ar, por meio das secreções que saem dos cachorros contaminados quando eles tossem ou espirram. Essas secreções podem contaminar brinquedos, bebedouros e comedouros, que também podem transmitir a doença se forem compartilhados.
Confira os principais sintomas do adenovírus:
Não hesite em o levar para uma consulta com o médico-veterinário. Só assim, é possível receber o diagnóstico preciso e tratar o animal da forma correta.
No geral, o tratamento é de suporte para o cachorro se manter forte enquanto o sistema imunológico combate o vírus. Ele pode incluir medicamentos para dor, febre e tosse. Se o caso for grave, o pet pode tomar antibióticos.
Quando o cachorro estiver completamente curado dessa virose, converse com o médico-veterinário para ele avaliar novamente o pet.
Se tudo estiver bem, o profissional pode recomendar que o cachorro seja imunizado com a vacina adenovírus tipo 2. Afinal, existe vacina para adenovírus, uma das melhores formas de prevenção contra a doença.
Diante da facilidade de contaminação entre os animais, nada melhor que prevenir o adenovírus canino tipo 2 com vacina para cachorro. Você sabe como ela funciona?
O imunizante contra o adenovírus tipo 2 está contido nas vacinas múltiplas (V8 ou V10, por exemplo). Ele estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos para reconhecer e combater o vírus, reduzindo os riscos de infecção ou suavizando os sintomas em caso de exposição.
A imunização é exclusiva para os cachorros. O agente não contamina os felinos. Por isso, não existe vacina para gato contra esse vírus.
O primeiro passo é consultar o médico-veterinário para saber se a vacina adenovírus está incluída no protocolo vacinal do seu pet. Para isso, o profissional vai avaliar as individualidades do animal, incluindo histórico de saúde e estilo de vida.
De toda forma, a vacinação contra o adenovírus canino costuma ser recomendada, principalmente para o filhote, que é mais vulnerável e precisa de proteção extra. Além da primeira dose, vale contar com eventuais reforços ao longo da vida.
A vacina contra o adenovírus tipo 2 é considerada segura. No entanto, como qualquer imunizante, pode causar efeitos colaterais e reações adversas, dependendo do organismo do animal.
As reações leves, como inchaço no local da aplicação ou apatia, são normais e desaparecem geralmente entre 24 e 48 horas. Embora raras, as reações mais graves podem acontecer, incluindo: inchaço da face, coceira generalizada, dificuldade respiratória e palidez das mucosas.
No dia da vacinação, é bom ficar atento aos sinais do animal. Se ele apresentar qualquer sintoma descrito acima, mesmo que leve, é importante buscar orientação veterinária.
Manter a vacina adenovírus tipo 2 do seu pet em dia, seguindo as recomendações do veterinário, é um gesto de cuidado e prevenção.
No Centro Veterinário Seres, você encontra profissionais capacitados para avaliar o animal e, se for recomendado, aplicar a vacinação. Confira a unidade mais próxima e marque já uma consulta.
Mais do que pets exigentes, os gatos já fazem parte da família. Isso fica claro…
Cachorros são parte da família e, como todo parente, merecem ser lembrados nas festas de…
Você já se perguntou se cachorros enxergam no escuro ou como funciona exatamente a visão…
As infestações são um verdadeiro desafio para os entusiastas de jardinagem. Então, se você tem…
Ninguém gosta de ver alguém querido doente, não é? E, no caso dos pets, há…
Cuidar do seu pet pode ser muito mais simples do que parece, mesmo para aqueles…