vira lata caramelo cao
O vira-lata caramelo está entre as “raças” mais populares do Brasil. O animal, por ser muito querido, se tornou até mesmo ícone pop, representando a cultura nacional com toda a simpatia dele.
De acordo com pesquisas realizadas por diferentes instituições, os cães sem raça definida (SRD) são maioria nos lares brasileiros. Ou seja, além de amados, os vira-latas também se destacam em número.
Quer saber mais sobre o vira-lata caramelo, o pet mais famoso do país? Continue a leitura!
Em geral, as raças de cachorro não surgiram de maneira espontânea. Elas são resultados de cruzamentos seletivos a fim de realçar e reproduzir determinadas características físicas e comportamentais.
No caso dos cães vira-lata, os cruzamentos não foram feitos com a preocupação de manter a pureza das raças. Mais do que isso, muitos são resultados de gerações e gerações de cruzamentos aleatórios.
Daí a dificuldade de estabelecer a origem do cachorro vira lata caramelo. Um bom exemplo disso vem dos resultados de uma pesquisa realizada pelo projeto MuttMix, em 2018. Eles revelaram ser praticamente impossível determinar, a olho nu, as raças que deram origem ao vira-lata.
Para o estudo, o projeto apresentou a foto de 31 cães SRD a milhares de pessoas, incluindo leigos e especialistas. Cada pessoa deveria arriscar dizer quais raças estariam presentes nos genes dos cachorros.
Ao mesmo tempo, testes genéticos revelaram quais eram de fato as raças que deram origem a esses pets. Os resultados surpreenderam até mesmo os pesquisadores: apenas 25% dos participantes conseguiram citar raças com alguma precisão.
Já é complicado estabelecer a origem de pets que ainda mantêm características que lembram outras raças. Para os que, após tantas gerações, já adquiriram um visual próprio, como o vira-lata brasileiro caramelo, a tarefa é ainda mais difícil.
Não é de hoje que o vira-lata caramelo está presente na vida do brasileiro. Seja porque você tem um em casa ou porque cruza com eles nas ruas, muitos veem o pet praticamente todos os dias.
Porém, de uns tempos para cá e graças à internet, o cachorro vira lata caramelo, peludo ou não, se tornou um fenômeno de popularidade. Não à toa, muitos já o consideram um símbolo nacional, fazendo campanhas para oficializá-lo como raça brasileira.
É perfeitamente possível que o vira-lata caramelo peludo ou de pelo curto se torne um símbolo nacional. Inclusive, já existe um Projeto de Lei (1897/23) para transformá-lo em um patrimônio cultural imaterial do país. Apesar de ainda não ser oficial, é impossível negar a importância do pet.
Não à toa, também podemos ver dezenas de campanhas e propagandas publicitárias estreladas por vira-lata caramelo fêmea ou macho. Além disso, em 2025, a Netflix também divulgou o filme nacional “Caramelo”, que conta a história de um simpático cão SRD.
Justamente por ser resultado de múltiplos cruzamentos entre SRDs, o vira-lata caramelo não se assemelha a nenhuma raça específica. Muito pelo contrário: a imagem dele é a primeira a vir em mente quando pensamos em vira-latas.
Por isso, durante muito tempo, cães caramelo, sem raça definida, tinham dificuldade para encontrar um lar. Nas feiras de adoção, eles eram os últimos a serem escolhidos, já que muitas pessoas davam preferência aos cães que lembram outras raças.
Com a popularidade cada vez maior, felizmente esse cenário está mudando. Atualmente, muitos já sabem das vantagens de ter um cão como esse em casa, como o fato do comportamento do vira-lata caramelo ser, na maioria dos casos, dócil e amigável.
Eles também caminham com orgulho ao lado de seus tutores nas ruas, praças e parques. Alguns deles já têm até perfil no Instagram com milhares de seguidores, mostrando uma mudança no perfil dos adotantes.
Com anos de vivência nas ruas, este cachorro tende a ser resistente às doenças infecciosas dos cães. Mas é difícil precisar as condições de saúde às quais o grupo está mais suscetível, devido à falta de um padrão genético na linhagem.
Apesar de poderem ser resistentes, isso não quer dizer que eles não precisem ser vacinados, vermifugados e receber os mesmos cuidados dos cães de raça. Sendo assim, leve-o para as visitas de rotina ao seu veterinário de confiança.
E você, é tutor e apaixonado por um vira-lata caramelo? Então, não deixe de acompanhar mais publicações do blog da Petz. Por aqui, falamos de cães SRD, destacando comportamento, saúde e mais curiosidades da espécie.
Uma queixa relativamente comum entre tutores de pets mais velhos é que seu cão idoso…
Você sabe como cuidar de antúrios? Essas plantas são muito populares e podem ser encontradas…
Você já se deparou com um gato de pelagem macia e cinza-azulada, com olhos verdes…
O enriquecimento ambiental para aves é a chave para a felicidade e a saúde delas.…
Adotar um gato filhote é um momento especial, mas também de grande responsabilidade. O tutor…
Os motivos para um cachorro com olho inchado são diversos. As causas variam das mais…