Aguarde...
Carregando...
Ordenar por
Carregando produtos...

1 2 3

Limpar dente de cachorro

Mais do que nunca podemos tratar da saúde dos animais como cuidamos da nossa própria saúde. O mercado pet cresceu e, com isso, é possível encontrar diversos produtos voltados para a higiene, o bem-estar e a felicidade dos nossos bichinhos. Um grande exemplo é podermos cuidar de uma área tão delicada dos animais: a saúde bucal.

Assim como nos humanos, os restos de alimentos que ficam grudados nos dentes não só causam mau hálito como também podem ser o pontapé inicial para as bactérias se proliferarem, ocasionando os mais diversos tipos de complicações. A gengivite, o tártaro e a perda de dentes são exemplos do que a falta de limpeza bucal em cães pode causar.

 

Limpeza de dentes no cachorro: qual a importância?

Já imaginou ficar semanas sem escovar os dentes? De certo você terá muitos, muitos problemas de saúde. Nos cães também funciona assim: se não há escovação diária, as bactérias se proliferam e formam placas bacterianas que, com o tempo, ficam muito difíceis de serem removidas, causando tártaro e afetando outras áreas do organismo. A falta de higiene bucal também é o principal causador da gengivite e, sobretudo, da perda de um ou mais dentes, principalmente nos animais mais velhos.

leia mais...

Tártaro em cães

O tártaro é a calcificação de todas as bactérias presentes na boca do animal por falta de higiene. Essa complicação, também conhecida como cálculo dentário, ocorre quando os restos de alimentos (bactérias) se acumulam e endurecem gradualmente, formando placas nos dentes do animal. Como elas endurecem, fica cada vez mais difícil removê-las, sendo necessário, muitas vezes, realizar procedimentos cirúrgicos.

E não é só a boca que é afetada com a falta da escovação, pois o tártaro pode chegar até os vasos sanguíneos e infectar o organismo do animal, que, com isso, fica mais suscetível às demais doenças causadas por bactérias. Com o avanço do tártaro, muitas vezes a mobilidade da boca é afetada, complicando também a alimentação.

 

Escova de dente de cachorro

Existem dois tipos de escova para higiene bucal dos cães: uma bastante parecida com a que nós utilizamos (de cerdas, porém específica para os dentes dos cães), e outra de silicone, que é encaixada no dedo indicador.

 

Pasta de dente de cachorro

Os cremes dentais usados em humanos contêm toxinas que podem afetar o organismo do nossos pets, e por isso não recomendamos seu uso, assim como de receitas caseiras de pasta de dente. Além de escovas, foram criadas pastas de dente exclusivas para cães, que não prejudicam seu intestino.

 

Como escovar os dentes de um cachorro

Se o hábito de escovação ainda é algo novo para seu cachorro, pode ser que ele estranhe nos primeiros dias essa nova ferramenta. A primeira dica é: tenha paciência. Comece passando o creme dental canino em seu próprio dedo e massageie os dentes do seu pet nos primeiros dias. Após ele se acostumar com a ideia, introduza a escova na rotina. Tente unir os momentos de diversão com essa atividade, pois seu pet vai entender como uma brincadeira e será muito mais fácil acostumá-lo.

fechar...