Aguarde...
Carregando...
Ordenar por
Carregando produtos...
Filtrar Produtos X

Berne

Berne

 

A berne é causada pela larva da mosca berneira, que adentra na pele do animal e causa graves infecções e muito incômodo. A mosca, que é também conhecida como mosca varejeira, pousa no pelo do cão e depositam as larvas, que perfuram a pele e se alojam para desenvolverem ali dentro. Uma única larva é capaz de crescer 8 vezes seu tamanho em apenas uma semana, prolongando seu crescimento por cerca de 40 dias. Os humanos também podem ter berne, e seu tratamento é muito semelhante ao tratamento veterinário. O acompanhamento médico é imprescindível, assim como tomar vacina antitetânica.

 

É fácil reconhecer a berne, pois a larva cria um orifício para respirar ao penetrar na pele; este orifício, por sua vez, fica aberto e é visível. Geralmente, aparenta um caroço com ponta esbranquiçada, no caso, a larva. A larva tem pequenos espinhos no corpo, o que geralmente incomoda muito o animal.

leia mais...

Berne em cachorro

Não é só a mosca varejeira que deposita os ovos, por isso é preciso estar sempre atento. A mosca varejeira captura outras moscas, depositando os seus ovos no abdômen dessas outras moscas. Essas moscas, por sua vez, fazem o mesmo processo da mosca berneira, depositando os ovos na pele do cachorro. As feridas são mais propícias para a larva se adentrar, mas as larvas podem ser depositadas até mesmo em um animal saudável e sem feridas.

 

Como tirar berne de cachorro

Antes de tudo, você deve se preocupar com a prevenção. Se a pessoa mora em alguma região endêmica, é recomendado realizar o controle da mosca Dermatobia hominis por meio de pulverizações no ambiente domiciliar, diminuindo as infestações das moscas, sobretudo as varejeiras. Retirar sempre as fezes e manter a grama baixa, se for o caso de quintais com grama, além do uso de produtos a base de Citronela, também ajudam a afastar as moscas.

 

Remédio para berne em cachorro

Assim que o dono perceber a berne no cachorro, imediatamente é recomendado procurar um veterinário que avalie e defina qual o melhor tratamento. Fazendo isso, casos de lambeduras e coceiras, que ocasionam em infecções e agravam o estado clínico, são evitados.

Após o diagnóstico, geralmente são recomendados medicamentos em sprays e pomadas específicas que retiram o oxigênio da larva. Por vezes, a larva tenta sair para respirar e é capturada durante a tentativa. Por outras, a larva é morta por falta de oxigênio, e o local onde se encontra é espremido até sua retirada completa. Vale se atentar que estes são processos delicados e a ajuda de um profissional é necessária.

O processo de tratamento e recuperação é delicado e a atenção do dono deve ser redobrada. Lamber ou coçar o local onde o remédio foi aplicado pode atrapalhar no tratamento e acarretar feridas.

fechar...