Aguarde...
Carregando...
Ordenar por
Carregando produtos...

Doença Renal em Cães

Doença renal em cães


Assim como acontece com os humanos, à medida que o pet envelhece, é comum que seu organismo já não funcione tão bem como antes. A doença renal é uma enfermidade comum em cães mais velhos e pode ser apresentada de duas formas: a aguda e a crônica. Enquanto a aguda aparece de repente e seu tratamento é consideravelmente fácil, a crônica já tem impactos irreversíveis no organismo do pet, uma vez que seu rim já está totalmente comprometido.  


Mas qual a função do rim? O órgão é responsável por filtrar o sangue, livrando o organismo do animal de substâncias tóxicas ou simplesmente desnecessárias, reabsorvendo também aquelas benéficas, como proteínas, glicose e, sobretudo, água. O rim também ajuda no controle da pressão sanguínea e na produção de glóbulos vermelhos e outros eritrócitos. Visto isso, a doença renal em cães é quando o organismo não dá conta de trabalhar todos esses pontos da maneira correta.


Um animal com problema no rim pode apresentar sintomas somente quando mais de 50% do seu rim já está comprometido, às vezes em quadros irreversíveis. Por isso, é fundamental fazer check-ups anuais e garantir que o pet esteja sadio, pois muitas vezes as complicações passam despercebidas e, quando é hora de tratar, já não é possível fazer muito.


leia mais...

Problema renal em cachorro: causas

Além do processo de envelhecimento do cachorro, a doença renal pode ser causada por:

- Infecções virais, fúngicas ou bacterianas;

- Reação tóxica a venenos ou medicamentos;

- Câncer;

- Parasitas e doenças autoimunes.


Disfunção renal: sintomas

Os cães com insuficiência renal tendem a urinar mais do que o normal diário e em grande quantidade, devido ao fato de os rins perderem a capacidade de reabsorver substâncias essenciais. Outro sintoma comum é quando o animal consome bastante água, devido à desidratação causada pela insuficiência do rim. Além do aumento de volume da urina e aumento da sede, o cão pode ter seu apetite diminuído, apresentar diarreia, vômito, queda de pelo e urina com sangue.


Insuficiência renal em cães: como tratar

O tratamento para insuficiência renal pode variar de acordo com o agente causador, o organismo do pet e o tempo da complicação, mas, geralmente, são indicados medicamentos para retardar a progressão das lesões nos rins e também o uso de vitaminas e suplementos alimentares para compensar a perda de peso excessiva do cão. Em casos mais graves, pode ser necessária uma fluidoterapia.

Tanto para os medicamentos quanto para as vitaminas e os suplementos alimentares, é necessária a indicação de um profissional, pois os animais podem ter sensibilidade a alguma substância, o que pode agravar seu quadro clínico. Nós, da Petz, não recomendamos qualquer tipo de automedicação ou autodiagnóstico dos animais. Peça sempre a ajuda de um médico veterinário.


Ração para cachorro com problema renal

Algumas rações do tipo superpremium são fabricadas para os pets com insuficiência renal, pois possuem baixo teor de fósforo (o que ajuda na função renal) e complexos antioxidantes para eliminação de radicais livres, auxiliando também no equilíbrio do sistema digestivo.

fechar...