Aguarde...
Carregando...
Ordenar por
Carregando produtos...

Limpeza de tártaro em cães

1 2

Limpeza de tártaro em cães

Embora ignorada pela maioria da população, a saúde bucal dos cães é um assunto bastante sério e pode causar até a perda dos dentes do animal se não tratada com atenção e da maneira correta. Como a maioria dos pets não têm os dentes escovados diariamente, há muita formação de placas dentárias (bactérias), responsáveis pelo mau hálito ou mesmo doenças graves. A formação demasiada das placas dentárias caracteriza o tártaro, que, assim como em humanos, é uma complicação bastante comum em cães.

 

Tártaro canino

Uma vez que o acúmulo e a calcificação da placa bacteriana se faz presente, há o que chamamos de tártaro. Conhecido como cálculo dentário, esse distúrbio é causado, em outras palavras, quando as bactérias perseveram grudadas nos dentes do cão até endurecer, dificultando que sua remoção seja feita com apenas uma higienização bucal (escovação). Como a remoção fica progressivamente mais difícil a ponto de não ser possível tirar a placa bacteriana com simples escovação, é preciso recorrer a um tratamento profissional.

O avanço do tártaro pode chegar até os vasos sanguíneos do pet e infectar seu organismo com bactérias causadoras de outras patologias, como graves problemas nos rins e no coração. Um exemplo é a meningite, que afeta o sistema nervoso e causa a perda da coordenação do animal, entre outros sintomas.

Além disso, outra consequência é a perda de um ou mais dentes, o que afeta a mastigação e, assim, compromete a alimentação, levando o pet muitas vezes à desnutrição.

Como você pode perceber, a formação de tártaro é preocupante. Sendo assim, a higiene bucal e o acompanhamento veterinário são imprescindíveis, além de outros cuidados que podem ser orientados pelo profissional, como uma alimentação com ingredientes selecionados.

leia mais...

Como acabar com o tártaro?

Enquanto as bactérias menos resistentes podem até ser removidas com escovações diárias, o tártaro deve ser tratado em uma clínica veterinária. A remoção da placa pode ter algumas restrições para cães com outros problemas de saúde, sobretudo os pets idosos, pois geralmente o processo envolve anestesia geral, sendo necessários métodos alternativos de remoção.

 

Como eliminar tártaro?

Os tutores de cães podem impedir que essa complicação apareça buscando métodos de prevenção. Alguns petiscos e rações foram exclusivamente desenvolvidos para evitar o acúmulo da placa bacteriana. No entanto, o método mais eficiente de prevenção é escovando diariamente os dentes do pet, utilizando sempre escova e pasta de dentes específicos para cachorro.

 

Tratamento de tártaro é caro?

O preço do tratamento de tártaro pode variar muito entre as regiões do Brasil, as condições clínicas do cachorro e o tipo de anestesia utilizada (injetável ou inalatória). Costuma-se encontrar tratamento por R$ 200 a R$ 900.

Faça consultas periódicas com um veterinário de confiança, afinal, com a saúde do seu animal de estimação tão querido não se brinca. Peça ajuda para adotar um plano de escovação diário e, caso seu cachorro esteja com tártaro, comece imediatamente o tratamento e evite outros problemas graves de saúde.

Entre em contato com nossa Central de Atendimento ou visite nossa loja para obter mais informações.

fechar...