Aguarde...
Carregando...
Ordenar por
Carregando produtos...

Otite Canina

1 2

Otite canina

A otite é uma inflamação seguida de infecção ocasionada pela infestação de ácaros, fungos e bactérias, além de produção de cera excessiva, dentre outras tantas ocasiões. Sacudir a cabeça, chorar ao coçar a orelha e mau cheiro na região são alguns dos sintomas que são fáceis de identificar, mas você sabe como tratar o problema adequadamente?

 

O que é otite

A otite ocorre principalmente por consequência do formato da orelha dos cachorros, sobretudo por terem um canal auditivo longo. Geralmente, as orelhas caídas são as que mais estão predispostas a esse tipo de enfermidade, pois a passagem de ar é quase nula, dificultando a secagem adequada do canal e facilitando a infestação de microrganismos, como fungos. Esse formato de orelhas longas e caídas são características de raças como Cocker Spaniel e Golden Retriever – por isso, os cães dessas raças também são mais predispostos ao problema, mas isso não impede de um cachorro com orelhas curtas e levantadas ter otite. As otites podem ser causadas por infecções, fungos, parasitas, produção excessiva de cera e sarna.

leia mais...

Otite: sintomas

Os sintomas da otite canina são facilmente notados. Os mais característicos são:

 

• Coceira;

• O cachorro fica balançando a cabeça;

• Choro quando coça a cabeça;

• Mau cheiro na região;

• Perda da audição;

• Ferimentos;

• Vermelhidão;

• Pus no canal auditivo.

 

Para a prevenção, é indispensável manter a higiene da região. Limpar os ouvidos do cachorro uma vez por semana, em casa ou com a ajuda de um profissional, é o ideal. Além disso, é necessário se atentar à hora do banho, enxugando bem as orelhas. Uma outra dica é colocar algodão no canal auditivo do cão, para evitar que entre água. Fazendo esses dois procedimentos é possível evitar o surgimento de fungos e outras bactérias e, por conseguinte, a otite canina.

Outro causador é a forma como o pet bebe água. Sim, para prevenir seu cachorro da otite, você terá que estar atento ao tipo de comedouro e bebedouro. Isso porque quando o cachorro de orelhas compridas vai beber água ele pode acabar molhando essa região, deixando-a úmida e mais propícia à proliferação de fungos. O ideal é escolher um pote fundo e estreito. Visitas ao veterinário também são imprescindíveis.

 

Otite: tratamento

Em alguns casos mais simples da otite, apenas a limpeza adequada já ameniza e, a curto prazo, cura os sintomas. Em outros, serão necessários medicamentos de uso tópico e oral, como antibióticos e anti-inflamatórios. Cada caso dependerá do estado clínico do pet, além da causa dessa inflamação. O ideal, para todo e qualquer caso, é levar o cão ao veterinário, pois somente um profissional poderá receitar os remédios adequados e aconselhar as formas de tratamento corretas da otite canina, assim como tantas outras doenças. Consulte um médico-veterinário e assegure o melhor tratamento para seu animal de estimação.

fechar...