»
»
»
Corgi

GUIA DE RAÇAS
Welsh Corgi

Neste guia você vai encontrar:

Dedicação aos tutores e alegria contagiante

CBKC - Grupo 01

São cães dóceis, tranquilos e carinhosos, sem muita dependência dos tutores

Com a origem semelhante, o Welsh Corgi Cardigan e o Welsh Corgi Pembroke são muito descontraídos e companheiros de seus tutores. Apesar do pequeno porte, eles são muito ativos e amam fazer esportes, além de sempre estarem em estado de alerta para proteger sua família humana.

A aparência tem conquistado cada vez mais amantes de cachorro. A feição dócil e alegre do cachorro Corgi encanta a qualquer um e suas orelhinhas sempre eretas reforçam sua posição de pastor e protetor.

Apesar de serem afetuosos assim, essas são duas das raças que melhor ficam sozinhas, mas não se esqueça de que precisam gastar em passeios toda a energia que acumulam! Vamos conhecer mais sobre esses cachorros incríveis?

Condição física

Como falamos, a raça Corgi é muito enérgica e independente, por isso é muito importante que faça exercícios com seu amigão e permita que ele pratique atividades sozinho também.

Devido ao seu porte e temperamento, é um cachorro perfeito para quem ama pets, mas mora em apartamento e passa a maior parte do dia longe do lar.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do corgi

Média de Altura

Média de altura do corgi

Média de Peso

Média de peso do corgi

Nível de Fofura

Nível de fofura do corgi

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Corgi

Destaques e curiosidades

O Corgi tem temperamento extremamente dócil, mas é importante lembrar que seu instinto é de pastoreio, por isso alguns hábitos podem ser inevitáveis, como as leves mordiscadas no tornozelo. Mas não se preocupe! Em poucas aulas de adestramento, seu cachorro já saberá como controlar e evitar essa brincadeira.

Suas perninhas curtas e porte pequeno enganam! Os Corgis são muito atléticos e ativos, excelentes para esportes caninos, como agility, herding, flyball e obediência, caminhadas e trilhas. Hoje, o Pembroke tem mais o papel de companheiro doméstico e familiar, mas ainda mantém seu instinto de pastoreio.

Susan foi uma das mais emblemáticas cadelinhas Welsh Corgi Pembroke. Ela teve como tutora a Rainha Elizabeth II, que chegou a cuidar de outros 30 dessa raça. Esses nobres Corgis da rainha chegaram a participar da abertura das Olimpíadas de Londres, em 2012.

A animação The Queen’s Corgi traz às telas os Corgis da rainha! O personagem principal é Rex, um adorável cãozinho que vive no Palácio de Buckingham e se envolve em muitas aventuras.

corgi guia raças

A história do Welsh Corgi

Origem

O Welsh Corgi Pembroke tem sua origem datada há mais de mil anos em Pembrokeshire, no País de Gales. Já o Cardigan, com a aparência como conhecemos hoje, veio das montanhas de Cardiganshire, onde havia muitas fazendas e vales e criava-se gado.

Migração

Em 1931, cães Welsh Corgi Cardigan foram importados por Robert Bole para Boston, Massachusetts, tornando-os famosos nos Estados Unidos. Já o Welsh Corgi Pembroke ficou muito conhecido quando o rei inglês, George VI, presenteou suas filhas com um filhote da raça em 1933.

Ofícios

Tanto o Welsh Corgi Cardigan quanto o Welsh Corgi Pembroke tinham como tarefas pastorear, avisar os tutores sobre a presença de estranhos e afastar animais selvagens. Eles tinham como técnica morder as patas do gado para fazê-los andar, instinto que pode estar presente até hoje.

Reconhecimento

Em 1925, o Cardigan e o Pembroke eram apresentados como se fossem uma só raça, mas no ano seguinte um clube especialmente focado para os Cardigan foi fundado e em 1934, os Kennel Club americano e inglês reconheceram os dois como raças distintas.

Os descendentes dos Corgi

Acredita-se que os ancestrais do Cardigan tenham sido levados da Europa Central para o País de Gales há mais de 3 mil anos e que se assemelhavam aos cães do grupo Teckel e Spitz. Já o Pembroke pode ser descendente do grupo Spitz dos Visigodos e Norsk lundehund.

corgi guia raças

Características físicas

O Welsh Corgi Cardigan e Welsh Corgi Pembroke são muito parecidos e facilmente confundidos, mas alguns detalhes os fazem peculiares. A característica que mais se destaca é o rabo: enquanto o Cardigan possui uma longa cauda, o Pembroke tem o rabinho curtinho.

Outro diferencial é a cor dos pelos: o Cardigan pode ser azul merle, tigrado, vermelho, sable, tricolor com pontos tigrados e tricolor com pontos vermelhos; já o Pembroke pode ter o pelo vermelho, “sable” (zibelina), fulvo, preto e castanho, com ou sem manchas brancas. Entretanto, ambos são fortes, baixos e robustos e se assemelham muito a raposas. A pelagem é dura e feita com subpelos.

Conheça rações para Corgi

Personalidade

Apesar de se manterem tranquilos sem o tutor durante o dia, os Corgis são muito ativos e precisam de atividades para gastar toda essa energia acumulada. Outro destaque da personalidade é que, por ser cão de pastoreio, geralmente late bastante, mas basta treiná-lo para que isso seja controlado.

Convivência

Tanto o Cardigan quanto o Pembroke costumam conviver muito bem com crianças! Seu jeito alegre, divertido, dócil e carinhoso pode resultar em uma grande amizade com os pequenos.

Socialização

A raça de cachorro Corgi é muito inteligente e tranquila, mas esse temperamento ficará ainda mais evidente se for iniciado um processo de adestramento logo cedo no peludo.

Com aulas regulares, certamente seu cachorrinho aprenderá rapidamente a controlar melhor seus instintos e o relacionamento com outros animais e pequenos companheiros humanos será cada vez melhor.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Cães Corgi possuem pelagem dupla e densa, que costuma cair muito durante o ano, principalmente no inverno e na primavera. Por isso, é muito importante que faça a escovação dos pelos diariamente em seu cãozinho com uma escova específica para o tipo de pelagem. Dessa forma, os pelos mortos enroscados serão removidos sem incomodar o pequeno. Encontre os melhores modelos aqui mesmo, em nosso Pet Shop on-line.

A dica é habituar o cachorro desde filhote ao processo de escovação, fazendo carinho e associando-o a um momento agradável. Assim, tudo será mais simples e confortável para você e seu companheiro de quatro patas.

Escovação dos Pelos do corgi

Higiene

A saúde de qualquer bichinho também é influenciada pela higiene, por isso é crucial que tomemos todos os cuidados necessários. O banho é parte essencial, mas é preciso utilizar produtos específicos e evitar exagerar na frequência para não remover os óleos naturais e saudáveis da pele do cachorro.

No caso do Cardigan, sua pelagem já o protege naturalmente de intempéries e da sujeira, evitando que penetrem na pele. Por isso, não há a necessidade de banhos constantes. Outros cuidados com as unhas, por exemplo, também são necessários. Caso o piso da sua casa não permita que o pet desgaste as unhinhas, é importante que as corte para evitar incômodos e acidentes. Também verifique com um veterinário se os cuidados descritos aqui são suficientes para seu Corgi!

Lembre-se de ao menos uma vez por semana checar os ouvidinhos do seu pet. Em caso de vermelhidão, sujeira ou se estiver com um cheiro ruim, leve-o a um especialista para verificar se não são sinais de infecção. Para evitar probleminhas como esse, a dica é higienizar semanalmente a orelha do seu cachorro com um produto específico para isso.

Para evitar tártaros ou outros problemas na boca do seu cachorro, é importante que escove os dentes com frequência, utilizando uma escova e pasta de dente específicas para animais. Esse processo também exige paciência e persistência, afinal somente com o tempo seu Corgi irá se acostumar!

Cuidados com a saúde do Welsh Corgi

Todo cachorro possui condições morfológicas que, dependendo da situação e hábitos, podem acabar desenvolvendo certos probleminhas de saúde. Com os Corgis, alterações oftalmológicas, dermatológicas, de coluna, ortopédicas, alergias e surdez podem afetá-los, além da sua predisposição a engordar.

Mas tudo isso pode ser evitado e controlado se forem acompanhados junto a um veterinário de sua confiança. Não se esqueça de que consultas médicas periódicas são essenciais, assim como seguir rigorosamente as orientações do especialista!

Escovação dos Pelos do corgi

Higiene e Limpeza para Corgi

Alimentação

Como vimos, o Corgi é um cachorro com tendência ao sobrepeso, portanto, a melhor forma de evitar isso é cuidar da alimentação do pequeno! As refeições devem ser balanceadas e bem nutritivas, com níveis de vitaminas e energias ideais para a raça. Por isso, sempre atente-se à embalagem da comidinha, lá estão detalhados para quais raça, porte e outras características do pet ela é indicada.

Lembre-se de que comidas que nós, humanos, estamos acostumados a comer são contraindicadas para animais, exceto frutas, legumes e verduras. Converse com um veterinário para saber se é possível complementar a dieta do pet e quais alimentos naturais são recomendados.

Acompanhamento

Como dissemos, é realmente importante conferir a embalagem da ração antes de adquiri-la para o cachorro, mas conversar com o veterinário é crucial! O médico avaliará a saúde do pet e indicará os cuidados necessários também quanto à alimentação.

Os Corgis amam petiscos, sendo assim, o especialista também poderá orientá-lo quanto à quantidade de snacks por dia que o seu amigão pode comer, assim como a porção de ração e melhores horários para as refeições.

Filhotes

Filhotes

Corgi adulto também possui suas necessidades e precisa de atenção, mas com um novo filhote em casa a rotina muda e diferentes precauções devem ser presentes. Antes de tudo, tenha em mente que os pequenos gastam energia com muito mais facilidade e, por isso, precisam de mais descanso. Sendo assim, evite brincadeiras muito agitadas.

A adaptação do pet ao novo lar pode demorar alguns dias, por isso é importante que separe um tempinho para dar toda a atenção ao seu amiguinho, evitar que ele suba escadas e morda fios de eletricidade. Além disso, converse com o veterinário sobre vacinas e vermífugos!

Dicas de adestramento

Os Corgis ainda mantêm seu instinto de pastoreio, por isso são tão alertas! A qualquer barulho ou aproximação de estranhos, certamente esses pequenos latirão. Além disso, brincadeiras como mordidinhas no calcanhar dos tutores são remanescentes desse histórico.

Todas essas características são rapidamente interrompidas ou controladas com um adestramento, que pode ser iniciado com o filhote de Corgi nas primeiras 10 semanas de vida. Eles são muito inteligentes — o Pembroke ocupa a 11ª posição e o Cardigan 26ª — e por isso aprendem regras de comportamento facilmente.

Essa raça responde muito bem a recompensas com petiscos, mas lembre-se de não exagerar nas porções! O treinamento pode ser feito com um profissional de sua confiança caso prefira, mas é muito importante que você, tutor, acompanhe de perto para que o pet entenda a sua posição de liderança e um laço seja reforçado entre vocês.

Tudo sobre Corgi você encontra na Petz!

Para receber esse lindo cãozinho em casa, alguns preparativos e cuidados são necessários, mas a Petz te ajuda nessa tarefa! Aqui você encontra tudo para Welsh Corgi Cardigan a preço arrasador. Nosso catálogo conta artigos de higiene, conforto e bem-estar das melhores marcas do mercado pet, confira!

O melhor de nosso Pet Shop on-line é que é possível adquirir tudo isso sem sair de perto do seu companheiro de quatro patas. Aqui, você navega tranquilamente, em poucos cliques finaliza a compra e rapidinho ela chega em sua casa. Não é incrível? Aproveite!

Produtos mais comprados para o Corgi

Ração Premier Raças Específicas corgi para Cães Adultos
Shampoo e Condicionador World Raças Para Cães Poodle e Bichon Frisé
Comprar
Shampoo para corgi
Ração Royal Canin Maxi Light - Cães Adultos - 15kg
Comprar
Comedouro Regulável para Cães de Porte Grande Color
Ração Úmida Royal Canin Mini Beauty para Cães Adultos de Pequeno Porte - 195g
Comprar
Ração Royal Canin Maxi - Cães Adultos
Biscoito Premier Cookie para Cães Adultos de Raças Pequenas 250g
Comprar

Raças relacionadas

Pesquisa - Qual o seu pet?

Nome:
E-mail:
Cachorro
Gato
Outros