»
»
»
Shiba Inu

GUIA DE RAÇAS
Shiba Inu

Neste guia você vai encontrar:

Um cãozinho fiel e sempre disposto

CCBKC - Grupo 05

Os Shibas são cachorros de porte pequeno e super protetores

O Shiba é um cão de temperamento fiel, seus sentidos são aguçados e está sempre em alerta. Ele possui porte pequeno e é conhecido por ser bastante independente e ter muita disposição, por isso tem chamado muita atenção de quem procura por um novo companheiro.

Por se tratar de uma raça autoconfiante, ele tende a ser obstinado e dominante, com forte apego ao território, e estranhamento com desconhecidos, o que faz dele um perfeito cão de guarda.

Condição física

Os cães da raça Shiba são ativos e se adaptam bem aos hábitos de proteção, mas isso não impede que também sejam cãezinhos mais calmos e domesticados, desde que tenham uma rotina diária de exercícios.

É um animal que pode ter instintos de perseguição a bichos pequenos, além gostar muito de aventuras. Com bastante agilidade e energia, também possui boa ossatura e músculos bem desenvolvidos.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Shiba Inu

Média de Altura

Média de altura do Shiba Inu

Média de Peso

Média de peso do Shiba Inu

Nível de Fofura

Nível de fofura do Shiba Inu

Características

Energia

Gosta de brincar?

Gosta de cães?

É amigável?

Amizade com pets

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Precisa exercitar?

Apegado ao dono?

Fácil de treinar?

Cuidado com higiene

Rações para Shiba Inu

Destaques e curiosidades

Para quem pensa em ter um Shiba Inu filhote como novo integrante da família, é importante levar em consideração que não se trata de um cão tão fácil de ser treinado. Por ser independente, é um cãozinho desconfiado e sensível a punições, com tendência ao medo.

O Shiba é um cachorro que adora brincar e isso é ótimo para famílias com crianças. Porém, é importante que evitar situações que possam mexer com a possessividade do bichinho, como quando estiverem comendo.

O cão é considerado símbolo da Família Imperial Japonesa e leva o título de tesouro nacional. Apesar de ser uma espécie rara por aqui, o cãozinho é muito popular no país asiático. Segundo a tradição, os mascotes trazem sorte ao seu dono.

A raça também é super famosa por conta dos memes virais na internet, com expressões faciais engraçadas e inesperadas. O sucesso nas redes sociais é tão grande que em 2013 foi criado o Dogecoin, uma piada com a criptomoeda Bitcoin, que tem o retrato de um Shiba japonês chamado Doge. Hoje, a moeda virtual já não é mais uma brincadeira e possui investidores reais.

Shiba Inu guia raças

A História do Shiba Inu

Origem

A raça Shiba Inu é nativa do Japão, sendo o menor, e provavelmente, mais antigo cão do país asiático. Apesar de sua origem não ser bem definida, estima-se que a raça tenha surgido por volta do ano 300 a.C. Embora existam outras teorias que indicam o surgimento desse cachorro bem antes. Indícios arqueológicos datados a cerca de 3 mil anos antes de Cristo.

Ameaças

Durante a Segunda Guerra Mundial, os Shibas foram quase extintos. Na década de 1950, a raça chegou muito próximo do desaparecimento por conta da cinomose, uma doença altamente contagiosa. Na tentativa de salvar a espécie, foram realizados alguns cruzamentos, que resultaram em variações na formação óssea do animal.

Migração

Os primeiros Shibas chegaram à América em 1954. Porém, o American Kennel Club reconheceu a raça apenas em 1993. A raça manteve o mesmo nome, que em sua etimologia se refere a algo “pequeno”. Desde então, a popularidade do cãozinho tomou força e tem conquistado muitos admiradores mundo afora.

Ofícios

A resistência é uma característica forte da espécie. Com extrema habilidade, cumpria a função de cão de caça dos animais menores e podia chegar a pontos de mais difícil acesso em montanhas para essas tarefas. Há casos de cachorros que caçavam não só miniaturas, como também javalis.

Os descendentes dos Shiba Inu

Muitos confundem o Shiba com o cão Akita Inu, raça também originalmente japonesa, mas criada para a caça de animais maiores. Atualmente, são bastante utilizados como cães de guarda. Ambos fazem parte do grupo 5, que classifica cães do tipo Spitz e Primitivo. A semelhança entre os dois rendeu o nome popular de “pequeno Akita” para os Shibas.

No começo do século passado, o Shiba puro virou uma raça muito rara, e a partir de 1928 a preservação da espécie padrão começou a ganhar mais força, sendo finalmente unificada em 1934, poucos anos depois o cão foi declarado um “Monumento Natural” no Japão.

Shiba Inu guia raças

Características físicas

A aparência do Shiba lembra a das raposas, mesmo sendo um cachorro de porte pequeno. Os pelos de cobertura são ásperos e retos enquanto o subpelo é macio e mais denso; já a pelagem da cauda é mais longa e levantada. A coloração varia entre vermelho, preto com castanho, sésamo, preto sésamo e vermelho sésamo.

Os olhos são relativamente pequenos e triangulares, de cor marrom escuro. As orelhinhas também são pequenas e triangulares, com uma leve inclinação para frente. O focinho é moderadamente grosso e afilado. Durante a vida adulta, os Shibas chegam ao tamanho de 30 cm a 40 cm, o peso médio varia entre 9 e 14 kg. A expectativa de vida fica entre 12 e 15 anos.

Conheça rações para Shiba Inu

Personalidade

Embora seja tão fofinho, o temperamento do Shiba está atrelado à sua independência. Ele é bastante reservado com desconhecidos, mas ainda assim, é muito carinhoso com o tutor e a família.

É fundamental que o dono entenda que apesar de muito inteligente, o adestramento do Shiba pode ser um pouco difícil. O cão é conhecido por ser um tanto teimoso. Há um equilíbrio entre o bom-humor e espírito brincalhão, com tendências mais individualistas e possessividade.

Convivência

Esse cãozinho não necessita da atenção constante do tutor, mas é muito importante que ele receba bastante carinho, para criar laços e lealdade com os membros da família, ainda mais nas atividades agitadas.

O cãozinho é bastante amigável com as crianças e adultos da casa. A convivência com outros animais da residência pode ser muito boa quando a socialização acontece desde filhote. Quanto aos pets desconhecidos, ele tende a ser um pouco agressivo, principalmente com espécies menores.

Socialização

Assim como outros cachorros, é importante que os filhotes passem por um processo de socialização com os humanos e outros animais da casa. É uma forma de adaptar o bichinho à rotina da família e ao espaço onde ele vai ficar.

Caso você receba muitas visitas, é recomendável preservar o espaço do cãozinho por conta do instinto territorialista. No começo ele pode estranhar bastante os estranhos, portanto, faça com que o pet se acostume com pessoas mais próximas, e deixe claro que os desconhecidos não oferecem perigo.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Por ter uma pelagem dupla, o cachorro Shiba precisa de alguns cuidados básicos. Escove o cãozinho por uma ou duas vezes ao longo da semana, e fique atento às trocas de pelo, quando a escovação deve ser aumentada.

Escovação dos Pelos do Shiba Inu

Higiene

A raça Shiba é muito limpinha. Assim como os gatos, eles fazem a própria limpeza e se preocupam bastante em não se sujar. Portanto, dê banhos somente em casos de extrema necessidade, até porque eles possuem uma impermeabilidade própria que pode ser afetada quando molhada muitas vezes. Procure manter os ouvidos sempre limpos, o acúmulo de cera e outras impurezas pode provocar infecções.

Os cãezinhos dessa raça costumam gostar de atividades físicas, por isso, o crescimento das unhas não é um grande problema. Porém, caso elas não se desgastem com os movimentos, você deve apará-las, mas lembre-se de cortá-las no ponto correto e utilizar somente os materiais adequados para a prática.

Mantenha os dentinhos do seu Shiba sempre limpos e protegidos. A escovação deve ser feita regularmente, com pasta de dente e escova específicos para pets. A manutenção da higiene dental previnem o surgimento do tártaro e outros probleminhas do tipo. Consulte sempre o médico-veterinário para saber se essas precauções estão surtindo efeito positivo, ou necessitem de mais cuidado.

Cuidados com a saúde do Shiba Inu

Geralmente, a raça apresenta poucos problemas de saúde, mas é importante que seja levado ao veterinário de tempos em tempos para avaliações de rotina. Certifique-se também de conhecer bem os criadouros responsáveis pelo filhote e pelos pais.

Mas, assim como acontece com outros cãezinhos, o Shiba também pode ter alguns probleminhas ao longo da vida. Alguns cachorros têm predisposição a doenças oculares, como o glaucoma, que pode causar cegueira.

Complicações nas articulações, como a luxação patelar, provoca dores e pode comprometer a mobilidade do animal. Alguns cães também enfrentam a displasia do quadril, uma doença hereditária provocada pela má formação das articulações que pode apresentar outras dificuldades, como a artrite.

Escovação dos Pelos do Shiba Inu

Higiene e Limpeza para Shiba Inu

Alimentação

Uma alimentação balanceada é fundamental. Portanto, antes de escolher a ração, consulte um especialista. Ele vai determinar a quantidade correta de proteínas e o valor nutricional e calórico das refeições do seu cachorro.

Acompanhamento

Para manter um desenvolvimento saudável e feliz do seu cãozinho, leve-o regularmente a um profissional qualificado. Com ele, você terá recomendações importantes para um crescimento adequado, além de sanar possíveis dúvidas em relação às dietas e comportamentos.

Filhotes

Filhotes

Todo cãozinho filhote demanda cuidados ainda maiores para um crescimento adequado. Antes de receber o seu pet em casa, conheça muito bem o local onde ele nasceu e como era o tratamento dado aos papais. A gestação, por exemplo, deve ser acompanhada por um profissional, que também supervisiona os primeiros dias dos novos cachorrinhos.

O processo de adaptação do filhote ao novo lar também é essencial. Durante as primeiras semanas, fique sempre de olho para que ele não suba ou desça escadas sozinho. Assim como em outras fases da vida, não deixe que seu cachorro tenha acesso aos fios de eletricidade e objetos que possam colocá-lo em perigo. Lembre-se de consultar o veterinário sobre as vacinas e vermifugação.

Dicas de adestramento

Como explicamos, o adestramento pode ser um pouco complicado para o Shiba por causa do seu temperamento, mas os treinamentos são fundamentais. Mesmo sendo obstinado, ele é um cão super inteligente!

Como você já sabe, os Shibas são ativos e adoram as brincadeiras e atividades ao ar livre. Procure utilizar essas características a seu favor durante os exercícios. Na aprendizagem dos truques, o tutor pode oferecer petiscos como retribuição a cada lição.

Tudo sobre Shiba Inu você encontra na Petz!

Ter um cachorro de estimação em casa é o máximo. Mas para que essa experiência seja ainda mais especial, alguns produtos e acessórios são fundamentais.

Aqui no Pet Shop on-line da Petz você encontra uma diversidade incrível de itens para o seu bichinho. Aproveite os preços imperdíveis!

Produtos mais comprados para o Shiba Inu

Spray Avert Noxxi Shine Hair para Cães e Gatos - 200ml
Spray Avert Noxxi Shine Hair para Cães e Gatos - 200ml
Comprar
Bolsa Transporte Cachorro e Gato Pet&Go Rosa
Bolsa Transporte Cachorro e Gato Pet&Go Rosa
Comprar
Ração Faro para Cães Adultos Raça Média Sabor Carne e Cereais
Ração Faro para Cães Adultos Raça Média Sabor Carne e Cereais
Comprar
Ração Guabi Natural para Cães Adultos de Raças Médias sabor Salmão & Cevada
Ração Guabi Natural para Cães Adultos de Raças Médias sabor Salmão & Cevada
Comprar

Raças relacionadas

Pesquisa - Qual o seu pet?

Nome:
E-mail:
Cachorro
Gato
Outros