Aguarde...
Carregando...
Ordenar por
Carregando produtos...
Filtrar Produtos X

Cada vez mais comum entre os amantes de animais, a criação de peixinhos pode ser bastante fácil e barata quando montamos um aquário simples do zero. Além disso, esse processo pode nos ensinar muito sobre esse mundo aquático e ainda ser um exercício de relaxamento e tranquilidade.

leia mais...

Para quem não conhece do assunto, isso é uma arte! A aquariofilia consiste em criar e cuidar de peixinhos e seres marinhos em aquários; é preciso dedicação e cuidado, mas facilmente fará parte da sua rotina e você sentirá como se tivesse um pedacinho da natureza!

Aquário iniciante: informações importantes

Para quem nunca ingressou nessa arte e entende pouco — ou nada — sobre o tema, é preciso levar em consideração primeiramente 2 fatores que se complementam: quantos peixes e seres aquáticos posso ter? E qual é o tamanho do aquário?

É importante ter em mente a proporção de 1 L de água para cada 1 cm de peixe adulto e, ao contrário do que parece, quanto maior for esse espaço e, por consequência, quanto mais animais e plantinhas possuir, mais fácil será para mantê-lo, pois o aquário vai se sustentar praticamente sozinho.

Além disso, deve-se pensar como as diferentes espécies de peixes se relacionam entre si (se quiser ter mais de um animal), visto que todos devem conviver de forma harmoniosa para evitar que briguem. Existem algumas espécies mais fáceis de serem cuidadas que são ideais para quem está começando.

Lembre-se de verificar qual é a disponibilidade de espaço para acomodar o aquário e, portanto, todo o mini ecossistema aquático. Deve estar em uma superfície lisa, porém não escorregadia e longe de janelas, pois a luminosidade em excesso pode influenciar de forma negativa a qualidade de vida dos peixinhos.

Materiais para aquário: principais itens

Depois de definidos esses fatores, pode-se dar início à fase divertida: decoração, organização e tudo mais que é preciso para montar aquário! Alguns itens são essenciais para que todos os peixinhos fiquem confortáveis e se mantenham saudáveis no ambiente.

Confira aqui alguns materiais para aquário, como:

- Iluminação;
- Sistema de filtragem e oxigenação;
- Termostato;
- Plantas (naturais ou artificiais),
- Pedras e areia para decorar.

Tantos itens, mas como montar seu aquário? É simples! Comece com os sistemas que exigem eletricidade, como iluminação, filtragem e termostato, e depois vá encaixando os objetos decorativos aos poucos, de modo que ainda sobre bastante espaço para os peixes.

As plantas naturais devem ser específicas para o aquário e, se colocadas da maneira certa, ajudam bastante na manutenção do equilíbrio do biossistema. Mas não se esqueça de que, em aquários simples, tudo deve estar em harmonia, então não é preciso colocar muitas coisas.

Aquários simples: Diversos Modelos

Outro fator essencial na arte da aquariofilia é o material do aquário e seu formato. Cada um comporta uma quantidade diferente de peixes e de água, assim como existem modelos mais ou menos frágeis.

Para um aquário iniciante, com um ou poucos peixes, é possível optar por aquários feitos de uma só peça de vidro ou sem armações, mas fique atento à quantidade de água que ele suporta, pois são delicados e podem se quebrar com facilidade.

Quanto maior for o recipiente, mais forte deverá ser o material. Em ecossistemas completos, escolha aquários laminados e temperados, em especial aqueles com película Polivinil Butiral (PVB), que impedem o escoamento de água caso tenham rachaduras.

Aquários em acrílico: Vantagens

Uma alternativa ao vidro é o aquário em acrílico. Muitas pessoas não os escolhem por riscarem mais facilmente, mas possuem tanto ou mais benefícios que os vidros e, por isso, merecem atenção na hora de decidir o melhor material.

Primeiramente, apesar de riscarem com facilidade, podem ser polidos e retornam assim à transparência de antes; possuem maior resistência do que o vidro e ainda suportam melhor as mudanças de temperatura (o que influencia de forma positiva a qualidade da água); não são tóxicos e, por fim, acumulam menos algas.

Quando pensar em como montar aquário, lembre-se de que o melhor para você não necessariamente é o mais indicado para todos; por isso, pesquise todos os fatores antes de adquiri-lo.

Comprar aquario grande: preço promocional é na Petz

Aqui, no Pet Shop da Petz, você encontra tudo o que precisa para montar um aquário simples e ainda pode escolher todos os detalhes do seu recipiente, desde materiais até design. Tudo isso com preços promocionais, confira!

Depois, para cuidar da qualidade da água e dos peixinhos, vale a pena navegar em nosso site e adquirir condicionadores e testes de aquário.

fechar...