Aguarde...
Carregando...
Ordenar por
Carregando produtos...

Hamster

1 2 3 4

O que fazer quando queremos um bichinho de estimação em casa, mas não temos espaço? O Hamster é uma opção para quem tem muita vontade de ter um pet para cuidar e dar carinho, mas mora em ambientes mais compactos.

leia mais...

Esses pequenos animais roedores são bastante ágeis, têm muito apetite, além de olfato e audição extremamente apurados. São animaizinhos muito queridos pelas crianças, por fazerem parte do universo de filmes, desenhos e quadrinhos.

Características dos Roedores

O hamster é um dos mais comuns roedores domésticos, conhecidos pela agilidade, apetite e interação com nossa família.

Uma das principais características dos roedores são os dentes afiados. Com eles não é diferente: os dentinhos do pet são pontiagudos e, por isso, precisam ser desgastados — uma dica mágica: brinquedos de morder serão sempre uma boa opção de distração para os ratinhos e ajudam no desgaste.

Outra característica marcantes desses bichinhos são bolsas presentes na boca para o armazenamento de comida: eles adoram comer e por isso guardam diversos alimentos. É muito comum ver esses roedores com a bochecha cheia!

As bolsas na boca são ausentes de saliva e por isso conservam os alimentos guardados fresquinhos e secos para o consumo posterior.  O ideal é sempre servir uma quantia razoável de alimentos para não gerar muito acúmulo, pois, caso fiquem por muito tempo armazenados na boca do pet, o alimento pode ser infectado por algum tipo de fungo.

Com relação à aparência, as características podem variar de acordo com a espécie.  No Brasil, os mais comuns são o hamster anão russo, o sírio e roborovski. As principais diferenças estão no tamanho, na coloração e na expectativa de vida

Roedores Domésticos: Principais Cuidados

Boa comida, um lar para se divertir e manter a saúde sempre em bom estado são alguns cuidados necessários para a criação de um hamster. Caso não tenham contato com outros roedores selvagens (ratos e ratazanas, por exemplo), esses bichinhos não precisam de vacinação. Porém, nos casos de qualquer complicação de saúde, é necessário o diagnóstico de um veterinário. Outro fato que deve ser olhado com cuidado para sua criação é com quem ele será criado. Caso haja algum outro pet, como cachorro ou gato, o cuidado deverá ser redobrado para que ele não escape da gaiola. As espécies de hamsters russos, chinês e roborovski podem ser criadas dentro da mesma gaiola; já os sírios devem ficar sozinhos, devido ao comportamento da espécie.

Lembrando que esses animais não são muito adaptáveis à mudanças, então o ideal é que qualquer um que não seja criado sozinho, se acostume com isso desde à infância. 

Comida para roedores

Com os dentes sempre fortes e com bolsas na boca para guardar alimentos, a alimentação dos roedores é um ponto que deve ser criteriosamente pensado com muito carinho.

Os hamsters adoram frutas, grãos, raízes e, como a maioria dos roedores, são apaixonados por sementes. Porém, estes alimentos não substituem a ração para roedores. Para cada raça, espécie e porte do seu companheiro, haverá uma ração ideal e saborosa para alimentá-lo.

Escolha uma das marcas que agradará ao pet e olhe sempre no verso da embalagem o valor nutricional e calórico antes de servir. Assim, seu animalzinho sempre terá uma alimentação saudável.

Tenha bastante cuidado com relação à quantidade servida, afim de que o pet não acumule muito alimento nas bolsas bucais. — o excesso de comida armazenada pode gerar complicações futuras.

Casa de Roedores

Apesar de ter a audição e o olfato muito apurados, a visão do hamster não é tão privilegiada. Esses pets nascem cegos e, ao longo da vida, têm a vista pouco desenvolvida, não conseguindo enxergar à poucos centímetros em frente ao nariz.

Por isso, é recomendado que a casinha não esteja em locais muitos altos, pois eles podem não perceber a altura em que estão. Além disso, por serem roedores, é necessários que as grades da gaiola sejam bem resistentes, já que estes bichinhos têm os dentes muito fortes e poderão danificá-la.

Os roedores são animais que gostam muito de rotina e têm dificuldade em lidar com mudanças. Por isso, caso você queira ter mais de um pet, o ideal que ambos cresçam juntos. Além disso, a decoração e o local em que o ratinho ficará instalado não deve ser alterada com muita frequência.

Higiene para Hamster

Os hamsters são animais de estimação muito limpinhos: eles adoram um lugar confortável e bem cuidado. Por isso, um dos fatores mais importantes da higiene para roedores é manter sempre a casinha dos pets com serragem.

A limpeza da casa e de todos os acessórios do nosso roedor deve ser realizada semanalmente, geralmente com detergente e sabão neutro ou, caso um veterinário recomende, com produtos específicos.

Por falar neles, há um pó para banho seco no hamster. Com ele, a higienização do pet fica muito mais fácil, prática e não prejudica os instintos dos nossos companheiros roedores. Em se tratando do espaço interno da casinha, também é recomendado separar um local para que o animal realize suas necessidades.

Produtos para Animais Roedores é aqui na Petz!

Viu? Mesmo com sua casa pequena, sempre haverá espaço para um amiguinho de estimação, pronto para receber carinho e amor. Pensando em deixar essa experiência ainda melhor, nós preparamos condições imperdíveis.

No Pet Shop online da Petz você encontra tudo o que você precisa para o seu roedor se divertir, se alimentar — sim, ele adora e por isso terá muito apetite! — e ter uma vida saudável.

fechar...