Aguarde...
Carregando...
Ordenar por
Carregando produtos...

Remédio de Ouvido para Cachorro

1 2

Remédio de ouvido para cachorro

O cão com dor de ouvido apresenta sintomas bastante característicos, que incluem coceira excessiva, vermelhidão e agressividade quando alguém tenta tocar em suas orelhas. A dor é característica para os cães com otite externa. Muito embora gatos também possam ter essa complicação, a otite é muito mais comum nos cãezinhos, seja ele adulto, idoso ou filhote. Isso se dá, principalmente, por causa da anatomia do ouvido dos cachorros, que favorece a proliferação de bactérias e fungos.

 

Otite em cães: causas

A otite canina pode ter várias causas, sendo a presença de fungos e parasitas (carrapatos e ácaros) e a produção excessiva de cera os mais comuns, já que a maioria dos proprietários dos pets não fazem a higienização adequada do animal. Além deles, outros fatores como infecção por bactérias e sarna podem desencadear a complicação. Traumas, alergias e hormônios também podem ser agentes causadores. Por se tratar de uma doença bastante ampla (com várias causas), é preciso consultar um veterinário para que ele avalie o caso, pois cada causa tem um tratamento diferente. 

leia mais...

Otite cachorro Sintomas

Além da coceira excessiva, vermelhidão e agressividade quando alguém tenta tocar em suas orelhas, o cão com otite sacode a cabeça exageradamente (por causa do incômodo), e, em alguns casos, não se alimenta por horas.

O cão ainda apresenta secreções (pus) e mau cheiro na orelha, além de inchaço na região e perda de audição nos casos mais graves. A dor é tanta que o animal pode apresentar sinais de agressividade intensos, chegando até a morder ou se afastar do seu próprio dono.

Como o pet coça excessivamente a orelha, outro sintoma, por consequência, é o surgimento de feridas atrás das orelhas, afinal, suas próprias unhas podem feri-lo.

Somente um profissional pode prescrever o melhor remédio, já que as causas, sintomas e quadros são apresentados de muitas formas. Geralmente, são indicados pomadas e cremes para passar na região infectada e medicamentos orais, além de orientações de higiene, principalmente na hora de dar o banho no animal.

 

Como tratar otite canina e como prevenir

Medicamentos de uso tópico e, por vezes, antibióticos e anti-inflamatórios fazem parte do tratamento de otite canina. Como há muitos tipos desses no mercado, é preciso consultar um médico veterinário. Em casos mais abrangentes de otite, pode ser necessário também fluidoterapia, isto é, uso de medicamentos injetáveis.

É preciso seguir as recomendações do veterinário, pois o sucesso do tratamento se dá principalmente no cuidado do dono e na mudança de alguns hábitos com o pet. Respeite sempre o horário recomendado e a dosagem, pois a administração indevida pode agravar o quadro clínico do pet ou até mesmo desenvolver outras patologias.

Para prevenir o surgimento da otite ou o reaparecimento após um tratamento, é necessário:

- Não molhar a parte interna da orelha do pet na hora do banho;

- Fazer limpeza com produtos específicos e indicados para o pet;

- Não deixar o cão levar ventos fortes no rosto, como em passeios de carro em que o pet fica com o focinho para fora do vidro;

- Check-ups com um médico veterinário de confiança;

Lembre-se: nunca administre nenhum medicamento sem a orientação de um profissional e garanta a saúde e bem-estar do seu animal de estimação.

fechar...