Aguarde...
Carregando...
Ordenar por
Carregando produtos...

1 2 3 4 5 6

É inegável que os bichinhos de estimação tem um lugarzinho especial tanto na casa quanto no coração da maior parte das famílias. Mas, além dos pets de quatro patas, peludinhos, existe uma classe de animais que conquista a admiração e o carinho das pessoas: os répteis.

leia mais...

De acordo com a taxonomia de Lineu — utilizada para categorizar todos os seres vivos existentes e extintos no mundo! —, os répteis são os primeiros animais vertebrados a conquistarem o ambiente terrestre, ainda que algumas espécies necessitem ficar um período na água.

O termo réptil significa aquele que rasteja. Logo de início, já nos lembramos de um exemplo bastante conhecido: as cobras, que, embora seja um dos principais grupos dessa classe, dividem espaço com crocodilos e tartarugas também.

Mas como animais aparentemente diferentes são tão próximos na classificação? Simples, existem diversas ordens dentro dos répteis e elas compartilham características em comum, como o corpo coberto por escudos (ou escamas) e variação de temperatura corporal.

Tantas particularidades, que é impossível não se interessar por eles! Por isso, cada vez mais, são os pets queridinhos das famílias; ainda assim, é essencial procurar saber tudo sobre répteis, pois alguns cuidados são bastante específicos e precisamos ter bastante atenção no dia a dia

Quais pets posso ter em casa?

Apesar de encantadores, nem todos os nossos amiguinhos rastejantes podem ser criados em casa. De toda forma, independentemente da espécie, eles devem possuir uma certificação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, para mostrar que não foi adquirido por meios ilegais.

Antes de escolher o seu mais novo pet, uma boa dica é pensar em algumas características (vinda de casa ordem), para deixar o processo mais fácil. Confira:

- Quelônios: bichinhos que possuem um escudo protetor ligado à coluna. São as tartarugas e jabutis;
- Ofídios: mais conhecidos como cobras ou serpentes. Em casa, é possível criar a corn snakes — cobras de milho — ou jiboias;
- Lagartos: possuem o corpo coberto de escamas e gostam de lugares mais quentes. São iguanas, calangos e teiús.

Acessórios para répteis

Agora que você conhece quais répteis podemos ter na família, é fundamental ter alguns itens essenciais para que eles se sintam confortáveis, seguros e, principalmente, saudáveis. Afinal, um pet com qualidade de vida é um bichinho mais feliz!

Entre os acessórios para répteis, o primordial é garantir um ambiente para viverem com bem-estar. Cada espécie precisa de espaços distintos, bem como cuidados específicos, como água para nadarem ou esconderijos.

Terrários e paludários

Após escolher seu mais novo companheiro, é preciso conhecer suas necessidades. Ele precisa de um espacinho para ficar na água ou apenas de terra? Aqui na Petz, é possível encontrar tanto terrários, como paludários, para garantir mais conforto aos nossos animais.

A quem não sabe, os terrários são específicos para colocarmos serragem, por exemplo, ou qualquer substrato para os nossos répteis que não necessitam de um ambiente aquático — é o caso das corn snake. Já os paludários são mais espaçosos e perfeitos para os pets que precisam de água e terra, como as tartarugas tigre d’água.

Lembre-se de que os animais maiores, como teiús e jiboias, precisam de muito espaço para viverem e, desse modo, é fundamental verificar se o ambiente externo da sua casa é apropriado.

Lâmpada para répteis

Caso tenha optado por animais menores, que precisam do terrário, a iluminação é um ponto essencial, pois colabora para a produção de vitamina D e para o metabolismo celular. Por isso, nesses casos, uma lâmpada para répteis — tanto UV-A quanto UV-B — é imprescindível.

Quando nossos amiguinhos chegarem à casa nova, uma dica é levá-los a um veterinário de animais silvestres para avaliar as condições de saúde da pele, que necessita de cuidados especiais e, assim, verificar a necessidade de cada tipo de lâmpada, de acordo também com o tamanho do terrário.

Termômetro e hidrômetro

Além disso, dois outros itens também são excelentes para cuidar da saúde dos nossos bichinhos de estimação: o termômetro ajuda a regular a temperatura, que deve ficar mais quente de dia e mais baixa à noite (variando de acordo com a espécie); o hidrômetro colabora com a regulagem da umidade, essencial para manter um ambiente favorável.

Junto a isso, devemos adquirir aquecedores com termostato a fim de garantir um espaço mais quentinho (caso o réptil precise) e umidificadores. Opções caseiras também são válidas, mas para intensificar o efeito: como borrifar água no terrário durante o dia ou mesmo manter o recipiente em um local de temperatura mais elevada.

Alimento para répteis

Apesar de pensarmos que todos os bichos silvestres consomem alimentos vindos da natureza, como vegetais, ovos e pequenos animais, já existe no mercado uma catálogo riquíssimo de alimento para répteis. São feitos de acordo com a espécie e proporcionam uma dieta balanceada e com nutrientes na medida certa.

Por isso, procure uma comidinha feita para nossos companheiros répteis pelas melhores marcas quando falamos em nutrição. Existe ração para jabuti, para tartarugas, para iguanas e até para tigres d’água; além disso, há produtos indicados para todos eles. 

Caso queira complementar a dieta, leve-o a um especialista, visto que somente ele é capaz de indicar quais alimentos são benéficos, assim como suas quantidades.

Tudo sobre répteis você encontra aqui na Petz!

Répteis são encantadores, não é? Por isso, devemos oferecer a eles o que existe de melhor e só aqui em nosso Pet Shop on-line você faz isso sem gastar muito! Confira nossas ofertas e aproveite.

fechar...