Aguarde...
Carregando...
Ordenar por
Carregando produtos...
Filtrar Produtos X

Quem tem um gatinho em casa sabe que, às vezes, eles necessitam de diferentes estímulos: em alguns momentos, para relaxarem e, em outras horas, para ganharem um ânimo a mais durante as atividades do dia a dia. Mas como fazer isso de forma saudável e divertida? Simples, basta usar erva de gato!

leia mais...

Mas para que serve erva de gato? Catnip, como também é conhecida, é uma plantinha parente do hortelã e, ao contrário do que podemos achar, não é viciante nem faz mal à saúde dos nossos amiguinhos felinos. O oposto, na verdade: com ela, podemos deixá-los relaxados, felizes e, inclusive, adestrá-los.

Seu nome científico é Nepeta cataria e pode ser encontrada no mundo todo, sabia? Ela age diretamente no cérebro dos nossos pequenos companheiros e, assim, traz o equilíbrio que precisam. Por isso, caso estejam apáticos, ela fornece uma dose extra de energia e, quando estressados, proporciona tranquilidade. 

Mas como a mesma erva para gatos pode causar duas reações opostas? Na realidade, ela possui uma substância — a nepetalactona — que funciona como um feromônio para nossos amiguinhos e, assim, é capaz de liberar toda a tensão e causar alegria, euforia ou relaxamento, dependendo do felino.

Para que serve erva de gato?

Catmint, como também pode ser chamada, funciona para que nossos animais de estimação aproveitem mais alguns momentos no dia a dia, como a hora da brincadeira, ou lidem melhor em situações estressantes, como na recuperação de doenças ou em uma nova casa.

Contudo, nem todos os gatinhos reagem à erva de gato: cerca de 25% de todos os felinos não sentem os efeitos de Catnip! Isso é uma característica hereditária e não significa que existe algo errado com nossos amiguinhos. No geral, os comportamentos mais comuns são rolar, morder, arranhar e lamber a plantinha.

Existem situações em que os bichanos comem a erva de gato, mas não é motivo para preocupação, pois é inofensiva ao organismo quando ingerida. O que vale, nesses momentos, é a garantia de que estão se divertindo!

Quando e como usar erva de gato?

Há diversas maneiras de utilizar Catnip: em brinquedos para gatos ou sozinha, espalhada pelo ambiente favorito deles! Uma boa dica é colocar um pouquinho de erva de gato em cada cantinho, para estimular a atividade física, mesmo dentro de casa; vale utilizá-la em arranhadores, casinhas e por todos os lugares que eles adoram.

Outra forma excelente de utilizar a ervinha de gato é no adestramento. Como nossos companheiros felinos a adoram, é possível colocar em arranhador ou mesmo na caixinha de areia para que eles se sintam estimulados a utilizar esses lugares. Lembre-se apenas de associar a outras técnicas, como ensiná-los a passar a patinha na areia para esconder as fezes.

Erva de gato: cuidados e informações

Em primeiro lugar, como qualquer atrativo, a erva de gato pode perder — total ou parcialmente — o efeito se usada em excesso. Isso acontece porque os gatos adquirem imunidade à nepetalactona e, aos poucos, podem não relaxar como nas primeiras vezes. Para isso, crie um “Dia do Catnip”, uma vez na semana, o que acha?

Quando oferecer o brinquedo com Catmint ou ela sozinha, vale observar que, com o passar do tempo, o cheiro que ela possui vai se perdendo e, com isso, o efeito que ela causa em nossos amiguinhos também. Não ofereça mais logo em seguida, deixe apenas que ele aproveite esse restinho de tempo e depois descarte a erva no lixo.

Vale ressaltar que ela também não causa nenhum efeito em humanos nem dependência. Além disso, por ser natural, também não existe risco à nossa saúde. Então, pode ficar tranquilo! Basta ficar atento a crianças e outros animais na casa, pois podem ingerir acidentalmente.

Erva de gato barata é na Petz!

Caso ainda tenha dúvidas sobre onde comprar erva de gato, saiba que a Petz é o lugar ideal para isso. Só aqui em nosso Pet Shop on-line você encontra erva de gato barata, além de brinquedos com a plantinha para que nossos pets se divirtam sempre. Aproveite nossas condições de pagamento e não fique de fora dessa!

fechar...