Bombaim
Inteligente e cheio de energia, ele adora brincar e se divertir

Informações Gerais

Se você procura um pet muito carinhoso e que adora conhecer locais e coisas novas, o Bombaim gato é uma ótima opção de animalzinho! Com uma aparência que lembra uma pantera, esse peludinho faz sucesso entre muitos amantes de gatos.

Um felino que se adapta facilmente a mudanças, esse pet é super sossegado. Porém, ele pode acabar exigindo uma certa atenção de sua família. Afinal, o peludo adora receber carinho e se esticar no colo de seus tutores.


Neste guia você vai encontrar:


Condição Física

Muito brincalhão, esse felino possui bastante energia para gastar com seus tutores. Porém, como todo bom gato, o Bombaim também adora tirar longas sonecas, principalmente ao lado de seus amados humanos.

Além disso, o gato Bombaim é muito curioso. Portanto, é normal encontrá-lo dentro de armários e guarda-roupas, tentando desbravar os mistérios do seu lar. E quando a idade sênior chega, esse peludinho se torna ainda mais tranquilo!



Peso

5,5kg

Expectativa de Vida

9 a
13 anos

Nivel de Fofura

alto

Características

É um gato

geralmente saudável
CUJA PELAGEM É FÁCIL DE CUIDAR
QUE GOSTA DE BRINCAR
QUE MIA MUITO
Foto

SE RELACIONA BEM?

com crianças
com sua família humana
com estranhos
com outros pets
Foto

Rações para Bombaim

Destaques e curiosidade

Introdução

Assim como outras raças de gatos, o Bombaim possui características e curiosidades que o tornam único! Confira algumas delas a seguir e se apaixone ainda mais por esse felino incrível!

O gato de Bombaim é uma raça híbrida. Buscando criar um gatinho semelhante ao leopardo preto indiano, a tutora americana Nikki Horner foi a responsável pelo surgimento da raça. Além disso, seu nome é baseado na cidade Bombaim, localizada na costa oeste da Índia.

O gato da raça Bombaim é um explorador nato! Esse animalzinho adora atividades para encontrar objetos e agrados (como petiscos) pela casa. Portanto, essa é uma ótima dica de entretenimento para seu felino!

A raça de gato Bombaim se destaca por uma característica curiosa: seu jeito de andar. Semelhante ao andar das panteras e leopardos, esse bichano possui um rebolado chamativo enquanto anda.

Bombaim guia raças

História do Bombaim

Origem

Os primeiros gatinhos da raça Bombaim surgiram na cidade de Louisville, localizada em Kentucky, Estados Unidos. Como dito anteriormente, uma tutora cruzou seus gatinhos, buscando criar uma raça semelhante a uma famosa espécie de leopardo.

Cruzamentos

O gato preto Bombaim possui ancestrais famosos. São eles o Burmês e o Americano de pelo curto, preto, com olhos de cor de cobre. Assim surgiu o peludinho que se assemelha a uma pantera!

Padronização

As principais características da raça são sua pelagem e as cores de seus olhos. Com pelos curtos e brilhantes, o pet se destaca pela cor preta chamativa. Além disso, seus olhinhos são muito iluminados.

Reconhecimento

O bichano de Bombaim participou dos seus primeiros campeonatos por volta da década de 70. Entretanto, o felino foi reconhecido como raça oficial pela TICA em junho de 1979.

Características físicas

Além de sua aparência semelhante ao leopardo preto indiano, o gato de Bombaim se destaca por outras características. Sendo assim, ele é um pet de porte médio que, ao ser pego no colo, passa a sensação de ser um pouquinho mais pesado do que realmente é.

Muito musculoso, esse bichano é compacto, mas possui uma estrutura óssea resistente e forte. Com a cabeça, pés e pontas das orelhas arredondadas, fica fácil reconhecer o gatinho da raça Bombaim.


Personalidade

À primeira vista, esse bichano pode parecer um tanto feroz, principalmente por conta de sua aparência selvagem. No entanto, o Bombaim é bastante amável e se apega facilmente à família humana. Uma boa prova disso é que ele adora ficar sempre na companhia do tutor, inclusive o seguindo pela casa.

Vale ressaltar que o animal é bastante curioso e está sempre em alerta (esse é um traço herdado de seu passado selvagem). Porém, são características que não impactam negativamente na personalidade do peludo. Por isso a raça é tão querida por gateiros em todo o mundo.

Saúde e bem-estar

Escovação dos pelos

Por possuir uma pelagem curta, o Bombaim não exige muitos cuidados específicos. Escovações semanais são suficientes para manter a saúde do felino e evitar a formação de nós.

Lembre-se que o processo de escovação é muito importante, evitando a produção de bolas de pelo. Portanto, consulte um médico-veterinário para saber quais são os cuidados ideais de acordo com o estilo de vida e condições de saúde do bichano caso note uma constante perda de pelos maior que o normal.

Higiene

Gatos não necessitam de tantos banhos frequentes. Entretanto, é preciso realizar banhos ocasionais para manter o pelo do seu Bombaim sempre lustrado e livre de sujeirinhas.

Esse cuidado é muito importante. Afinal, uma boa higienização mantém a saúde dermatológica do seu peludo em dia! Além disso, o pet estará sempre cheiroso e seu bem-estar será garantido!

Cuidados com a saúde do Bombaim

O Bombaim não sofre com nenhum problema de saúde comum para a raça. Isso por conta da seleção natural durante o cruzamento das espécies que resultaram nesse bichano. As boas condições de saúde dos pets são um fator crucial!

É importante lembrar que, como qualquer outro gatinho, é preciso realizar exames de rotina em seu felino. Consulte um médico-veterinário para a realização e evite problemas futuros no bem-estar do animalzinho.

Cortar unhas

Aparar as garras do seu felino é uma tarefa simples, mas necessita de cuidados especiais. É preciso tomar cuidado para não cortar as unhas demais ou de menos, podendo pegar algum vasinho, ferindo o pet.

Portanto, consulte um médico-veterinário para saber qual a forma correta de aparar as unhas do felino. Ou, caso prefira, recorra ao atendimento de um especialista para garantir que o cuidado seja feito de forma correta.

higiene e limpeza para Bombaim


Bombaim

Uma boa nutrição garante uma excelente condição de saúde para seu filho de quatro patas. Portanto, é importante que o médico-veterinário de confiança indique a quantidade diária de alimento que deve ser oferecida ao pet. Essa informação dependerá da condição de saúde e do estilo de vida do peludo.

Além disso, lembre-se de sempre oferecer uma comidinha feita especialmente para o peludo. Dessa forma, ele terá uma dieta feita sob medida para suprir todas as suas necessidades de nutrientes e vitaminas.

Nós, tutores, buscamos sempre garantir o bem-estar dos nossos peludos. Sendo assim, é importante mantermos o acompanhamento deles com um médico-veterinário. Assim, com consultas constantes, você saberá qual a melhor forma de oferecer uma vida feliz e saudável para seu pet!

Além disso, é importante realizar exames de check-ups. Dessa forma você evitará problemas de saúde futuros no animalzinho, ou então garantirá o melhor tratamento possível para seu filho de quatro patas!

Querendo agregar um Bombaim filhote a sua família? Saiba que esse peludinho é bem tranquilo e trará muito amor para seus tutores! Portanto, cuidar desse peludo não tem segredo! É preciso adaptar sua rotina às necessidades do bebê felino e se atentar quanto a vacinação e castração.

Outro cuidado importante é oferecer sempre alimentos específicos para o pet. Assim você garante um crescimento saudável para seu filho de quatro patas, além de uma alimentação saborosa!

Dicas de adestramento

Sobre a raça

O Bombaim é um gatinho muito dedicado em agradar seu tutor. Portanto, seu adestramento não é nada difícil. Além disso, o pet é muito inteligente e curioso, se tornando interessante para ele aprender coisas novas.

Truques

Por conta do instinto de explorador da raça, a dica é apostar em atividades e truques que treinem a inteligência do peludinho. Dessa forma, você pode apostar em brincadeiras voltadas para o físico e mental do pet!

Raças relacionadas

Garanta os melhores itens para seu Bombaim gato na Petz!

Gostou de conhecer o Bombaim gato? Então chegou a hora de garantir todos os produtos que você precisa para oferecer um cuidado excelente para seu peludinho! E não há melhor lugar para isso do que aqui, no Pet Shop on-line da Petz! Aproveite sua visita e faça seu pedido por condições especiais!