Cymric
Sossegado, leal e carinhoso, essa é uma das raças mais jovens!

Informações Gerais

O Cymric (pronuncia-se kim-rick) é um bichano notável. Afinal de contas, não é todo dia que vemos um gato sem rabo. Entretanto, essa está longe de ser a característica que torna os bichinhos dessa raça tão especiais.

Originário da Ilha de Man, na Irlanda, ele é primo do gato manês, ou Manx. Muito fofo, inteligente e carinhoso, o Cymric é uma verdadeira bolinha de pelos. Esse gatinho costuma desenvolver laços muito fortes com os tutores, sendo um grande companheiro.


Neste guia você vai encontrar:


Condição Física

O Cymric é um gato de porte médio e corpo bem arredondado. Esses detalhes, somados à ausência da cauda, fazem o bichinho se movimentar de forma peculiar. As patas traseiras são mais alongadas que as dianteiras, o que tornam o Cymric um grande saltador.

Como dissemos, outro aspecto físico bem marcante do Cymric é a ausência da cauda. Esse traço é decorrente de algum tipo de mutação genética que o animal sofreu ao longo dos anos. No geral, esse gatinho se adapta bem a qualquer ambiente, seja uma casa ou um apartamento.



Peso

3,5 a 5,5kg

Expectativa de Vida

9 a
16 anos

Nivel de Fofura

alto

Características

É um gato

geralmente saudável
CUJA PELAGEM É FÁCIL DE CUIDAR
QUE GOSTA DE BRINCAR
QUE MIA MUITO
Foto

SE RELACIONA BEM?

com crianças
com sua família humana
com estranhos
com outros pets
Foto

Rações para Cymric

Destaques e curiosidade

Introdução

Sem dúvida alguma, o Cymric é um gato bem peculiar. A aparência já é o suficiente para chamar atenção de longe. Entretanto, o pet também encanta pelos traços de personalidade dóceis e afáveis. A seguir, confira mais informações importantes e curiosidades sobre esse gato raro!

A principal diferença entre este pet e o primo dele, o gato manês, está na pelagem. Enquanto os pelos do primeiro são longos e sedosos, os do segundo são curtinhos. Além disso, o gato Cymric tem cores tradicionais, como branco, marrom, creme, preto e prateado.

Por ser uma raça antiga, é comum haver algumas lendas a respeito desse gato. Uma delas explica a falta do rabo: Noé teria convocado todos os animais para entrar na arca. Porém, o Cymric acordou em cima da hora e precisou entrar no último segundo. Então, o rabo acabou preso na porta enquanto Noé a fechava.

O fato de esse gato ter as patas traseiras alongadas faz ele andar de forma engraçada, semelhante a um verdadeiro coelhinho. Isso porque é comum vermos gatos Cymric “saltitando”. Some isso ao aspecto felpudo e arredondado desse pet e você terá um coelho com carinha de gato!

Cymric guia raças

História do Cymric

Origem

O Cymric é uma variação do gato manês. Entretanto, esse pet tem o pelo longo, diferentemente do seu parente. A história do gato manês (ou Manx) começou na Ilha de Man, na Irlanda, por volta de 1800. As primeiras pinturas do animal datam de 1810, mas registros apontam que a raça era conhecida desde 1750.

Continuação da raça

Não se sabe ao certo como os primeiros exemplares de gato sem cauda chegaram na Ilha de Man. Entretanto, considerando que a ilha é uma região limitada, esses bichinhos foram se reproduzindo e a mutação foi se espalhando entre as gerações. Dessa forma, a ausência da vértebra responsável pela cauda se tornou comum.

Migração

Acredita-se que os primeiros indivíduos da espécie chegaram na Ilha de Man em navios vindos do País de Gales ou da Inglaterra. Entretanto, é provável que os bichinhos tenham chegado ao Reino Unido por conta do comércio marítimo com países asiáticos, como Japão e Fenícia.

Reconhecimento

A TICA (The International Cat Association) reconheceu o Cymric em junho de 1979. Além disso, o pet foi registrado como uma versão de pelo longo do gato manês em 1994, pela Cat Fanciers Association, nos Estados Unidos. Entretanto, algumas instituições consideram o bichano como uma raça independente.

Características físicas

As características físicas do Cymric, de fato, tornam-no um animal único. Por mais que não tenha a cauda, a estrutura óssea da raça é bem rígida. Já o aspecto arredondado faz ele parecer uma verdadeira bolinha de pelos ambulante.

O pelo do Cymric, longo e felpudo, ocorre em muitas cores padrão, como branco, preto e marrom. Aliás, as feições e olhos do pet também são arredondadas, o que lhe atribui um ar ainda mais fofinho. Por fim, vale ressaltar que esse é um animal de porte médio e patas traseiras bem compridas.


Personalidade

O traço mais marcante da personalidade do Cymric é a fidelidade. O bichano é muito companheiro e gosta de passar tempo com a família, seja interagindo com brincadeiras ou tirando um cochilo ao lado dos tutores. Além disso, é um animalzinho muito inteligente, capaz de aprender truques com certa facilidade.

Esse pet também costuma se dar bem com crianças, estranhos e até outros animais. Em resumo, ele é muito tranquilo mesmo — desde que não fique sozinho por longos períodos. Por ser muito apegado à família, o Cymric gosta de ter companhia constantemente. Afinal, esse é um gato cheio de amor para dar!

Saúde e bem-estar

Escovação dos pelos

O Cymric é um gato bem peludo, por isso é ideal manter uma rotina de escovação semanal. Em época de troca de pelagem, redobre a atenção e escove o bichinho com mais frequência.

Desse modo, os pelos do bichano permanecem limpos, macios e brilhantes, evitando nós e possíveis problemas dermatológicos. Com exceção disso, o Cymric não demanda outros tipos de cuidados especiais envolvendo escovação.

Higiene

Em geral, os gatos se limpam sozinhos. Porém, você deve se atentar a locais delicados do corpo do bichinho, como olhos, nariz e ouvidos. Higienize essas regiões com água morna e um pano para evitar o acúmulo de sujeiras e garantir o bem-estar do felino.

Outro ponto importante é manter a caixa de areia do seu amigo sempre limpa e organizada. Isso porque, quando o assunto são as necessidades fisiológicas, o Cymric pode ser um tanto quanto exigente.

Unhas e dentes

A escovação dos dentes deve ser feita semanalmente. Já as unhas podem ser cortadas em um intervalo de 15 em 15 dias Isso evita doenças na boca do bichinho e também acidentes envolvendo arranhões.

Cuidados com a saúde do Cymric

Por não ter a cauda formada, esse pet pode desenvolver alguns problemas na coluna. Por isso, é sempre importante realizar consultas periódicas com o veterinário. Também evite tocar a área na qual estaria localizado o rabo. Essa é uma região bem sensível, e pressioná-la pode causar dor no animal.

higiene e limpeza para Cymric


Cymric

É importante saber que o gato Cymric apresenta tendências à obesidade, por isso ofereça uma refeição balanceada aos bichanos. Assim, o melhor tipo de alimento para os pets é a ração. Basta selecionar uma comida apropriada para o porte, a idade e as condições físicas do pet.

As refeições devem ser servidas, de preferência, duas vezes ao dia. Não se esqueça de garantir que seu pet esteja sempre muito bem hidratado. Por isso, não hesite em oferecer sempre água limpa e fresca junto à comida. Em geral, o Cymric prefere rações úmidas.

Como esse é um pet está sujeito a desenvolver alguns problemas de saúde (principalmente relacionados à coluna), o acompanhamento veterinário se torna essencial.

Assim, não deixe de marcar consultas periódicas para o seu bichano. Um profissional qualificado poderá realizar check-ups gerais e também aplicar as vacinas e vermífugos necessários.

Os filhotes de Cymric podem até ser muito fofinhos, mas exigem muitos cuidados. Afinal, essa é uma fase da vida em que os pets estão aprendendo muitas coisas. Logo, é interessante que os tutores sejam muito pacientes e dedicados.

Um detalhe interessante sobre os filhotes dessa raça é que nem todos nascem sem a cauda. Além disso, é importante ressaltar que, por conta do porte físico, a vida dos pequenos pode ser dura no início. Porém, com as devidas precauções, os bichinhos podem crescer fortes e saudáveis.

Dicas de adestramento

Sobre a raça

Muito se engana quem acha que gatos não podem aprender certos truques, principalmente falando sobre um pet tão inteligente quanto o Cymric. Esse bichano tem uma capacidade incrível de aprender coisas novas.

Truques

Se for devidamente ensinado, esse bichinho pode aprender uma série de truques e brincadeiras. Para isso, estimule o gato com brinquedos e petiscos. Além disso, essa raça é conhecida por dar belos pulos. Então, você pode aplicar atividades envolvendo saltos!

Raças relacionadas

Encontre tudo o que o Cymric precisa aqui, na Petz!

O Cymric é incrível mesmo, não é verdade? Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre essa raça tão peculiar. Aproveite que está aqui, no Pet Shop on-line da Petz, e garanta todos os acessórios necessários para os cuidados com seu bichano!