Gato de Pelo
Curto Brasileiro
Elegante, confiante e considerada a única raça de gato brasileiro

Informações Gerais

Considerada a única raça de gato do país, o gato de pelo curto brasileiro é o felino certo para quem busca um pet ágil e confiante, de personalidade lúdica e sociável. Para conhecer melhor essa raça, continue acompanhando o nosso guia!

O porte médio, a pelagem curta e a aparência esbelta fazem da elegância uma das principais características do gato brasileiro. Seu desenvolvimento é atribuído ao engenheiro Paulo Samuel Ruschi, fundador da Federação Brasileira de Gatos.


Neste guia você vai encontrar:


Condição Física

Essa raça de gato brasileiro possui uma condição física forte, ágil e um tamanho médio. O bichano é caracterizado por pernas longas, orelhas arredondadas de tamanho médio, olhos amendoados, cauda ligeiramente afilada, pelagem brilhante e justa.

A pelagem curta é variada nas cores, podendo ser laranja, marrom, malhado, etc., enquanto a cor dos olhos corresponde ao tom da pelagem. O felino exige poucos cuidados e é uma raça adequada para quem sofre de alergias devido à pelagem curta e de queda moderada.



Peso

5 a 10kg

Expectativa de Vida

14 a
20 anos

Nivel de Fofura

alto

Características

É um gato

geralmente saudável
CUJA PELAGEM É FÁCIL DE CUIDAR
QUE GOSTA DE BRINCAR
QUE MIA MUITO
Foto

SE RELACIONA BEM?

com crianças
com sua família humana
com estranhos
com outros pets
Foto

Rações para Gato de Pelo
Curto Brasileiro

Destaques e curiosidade

Introdução

O gato de pelo curto brasileiro possui diversas curiosidades e características interessantes. A seguir, confira algumas delas e se apaixone ainda mais pela única raça de bichano brasileiro!

O pelo curto brasileiro é altamente inteligente e curioso. Além disso, esses bichinhos são altamente treináveis ​​e vão gostar de andar na coleira se treinados para isso desde filhotes.

Paulo Samuel Ruschi é o responsável pela criação da raça e fundou a Cat Federation no Brasil. Ele se concentrou no trabalho com gatos da Península Ibérica que podiam ser facilmente encontrados e estudados. Após vários anos de criação experimental, o gato de pelo curto brasileiro foi aprovado.

Provavelmente, uma das primeiras coisas notadas ao ver o gato brasileiro real é o quão grande ele é. A raça possui uma cauda de comprimento médio que se afina em direção à ponta, olhos grandes e um físico surpreendentemente esguio e elegante.

Gato de Pelo<br> Curto Brasileiro guia raças

História do Gato de Pelo
Curto Brasileiro

Origem

O gato de pelo curto brasileiro foi originado por volta de 1500, quando portugueses trouxeram bichanos britânicos para o Brasil. Mesmo que logo tenha se tornado gato de rua, ele acabou sendo criado como o brasileiro de pelo curto moderno, que recebeu aprovação como raça pura em 1998.

Cruzamentos

Muito parecido com Shorthair britânico e americano, o gato de pelo curto brasileiro tem sua origem nos cruzamentos de gatos de pelo curto britânicos trazidos por marinheiros portugueses em seus navios para manter a população de roedores nos barcos sob controle.

Padronização

Na década de 1980, o engenheiro Paulo Samuel Ruschi se interessou em criar um gato de raça pura a partir de gatos de rua brasileiros. Este é um processo que leva anos para ser feito, mas aconteceu.

Reconhecimento

O Brazilian Shorthair é a única raça de felino brasileiro a ser reconhecida mundialmente. Isso porque, em 1998, a Federação Mundial de Gatos aprovou o pelo curto brasileiro como um gato de raça pura.

Características físicas

Os gatos de pelo curto brasileiro possuem porte médio a grande e um corpo esbelto e musculoso, que o tornam um gato muito ágil. Assim como diz o nome, o pelo é curto e não apresenta diferenciação de tamanho ao longo do corpo.

A pelagem também é sedosa, fechada e não tem subpelo — comum em gatos de outras raças. Provinda de misturas, a raça existe em diversas cores e marcações. A cor dos olhos combina, obrigatoriamente, com a coloração predominante no pelo. A seleção natural fez desses gatos extremamente resistentes a doenças.


Personalidade

Aventureiro e curioso, o gato Brazilian Shorthair é bastante amigável. Ele gosta de conhecer gente nova, pois é extrovertida e sociável, então interagir bastante é uma forma de mantê-lo feliz. Esses gatos também são ótimos com crianças e se dão muito bem com outros animais de estimação, incluindo cães.

Além disso, é um pet inteligente, que aprende rápido e pode inclusive fazer truques. No entanto, por ser muito carinhoso, ele exige um pouco de atenção e carinho de seus donos. Por fim, o gato de pelo curto é afetuoso, pela personalidade extrovertida, e provavelmente é o gato menos indiferente que você vai encontrar.

Saúde e bem-estar

Escovação dos pelos

Devido à pelagem curta e fácil de manter, não é difícil cuidar dos pelos desse felino. No entanto, a escovação é importante para esse pet. Por isso, a fim de promover um crescimento saudável dos pelos, escove-os regularmente.

Assim, além de auxiliar no crescimento de novas pelagens, esse processo remove os pelos mortos do amigo felino e promove momentos de carinho com o gato de pelo curto brasileiro.

Higiene

Os banhos devem fazer parte da rotina do gato brasileiro de pelo curto. Para que a adaptação seja adequada, é importante começar a dar banho no bichano já enquanto filhote.

No Pet Shop da Petz, temos especialistas em banho e tosa para que esse momento seja o mais confortável possível para o gatinho. Para o cuidado integral do pet, não deixe de manter a caixa de areia sempre limpa e trocá-la a cada cinco dias.

Unhas

É necessário cortar as unhas do felino esporadicamente com acessórios adequados e próprios para a espécie. Se perturbados, os bichanos podem arranhar móveis e objetos, o que pode comprometer os itens de casa. As unhas grandes também podem causar grandes incômodos e machucar o próprio peludo.

Por isso, quem não tem experiência em cortar as unhas do gato de pelo curto brasileiro pode levá-lo a um pet shop, como a Petz, e deixar que especialistas façam a higienização adequada da região.

Dente

Os dentes também precisam de cuidados e devem ser escovados regularmente, em média, duas vezes na semana. Para isso, utilize pasta de dente, escova ou dedal próprio para os felinos.

higiene e limpeza para Gato de Pelo
Curto Brasileiro


Gato de Pelo<br> Curto Brasileiro

Todo gato precisa de alimentos que supram suas necessidades vitaminas em todas as fases da vida. Por isso, é fundamental ter o acompanhamento de um veterinário que indique as rações para felinos filhotes, adultos e mais velhos.

Não esqueça de que, todo petisco ou complemento na alimentação, deve ser indicado pelo profissional. Apenas ele pode preparar a dieta adequada para o peludo, de acordo com as características do bichinho!

O médico veterinário é essencial para quem possui animais de estimação. Com o gato de pelo curto brasileiro, não é diferente: leve-o para consultas periódicas com um especialista de confiança.

Além disso, não deixe de manter a caderneta de vacinação em dia, porque promove bem-estar e previne diversas doenças contagiosas. Vacinar também protege outros membros da família, pois muitas dessas doenças podem ser transmitidas para humanos.

Ter um filhote de gato de pelo curto brasileiro é tudo de bom! Superdivertidos e brincalhões, os felinos da raça precisam de brinquedos e distrações. Outra característica do filhote é serem muito carinhosos e companheiros.

Para que o cuidado seja integral, não deixe de ofertar um alimento próprio para filhotes. Devido à inteligência desse pet, ofereça brinquedos interativos que aguçam seus sentidos e instintos.

Dicas de adestramento

Sobre a raça

Como são pets muito sabidos, é possível treinar o gato de pelo curto brasileiro para obedecer comandos e até passear de coleira. Socializado adequadamente, o felino conviverá com crianças e outros animais sem dificuldade. Nesse caso, deve-se apresentá-lo desde filhote a desconhecidos, crianças e outros animais.

Truques

Como gosta de brincar, é possível adestrar o gato de pelo curto brasileiro com brincadeiras que tragam algum aprendizado. Sempre que ele obedecer a um comando, ofereça um petisco e dê-lhe muito carinho. Além de incentivar, essas atitudes mostram que o felino está no caminho certo para aprender.

Raças relacionadas

Os melhores produtos para o gato de pelo curto brasileiro estão na Petz!

Gostou de saber tudo sobre o gato de pelo curto brasileiro? No Pet Shop on-line da Petz, você encontra diversos produtos que promovem saúde e felicidade ao bichano. Confira!