Aguarde...
Carregando...
Ordenar por
Carregando produtos...

Aquários

1 2 3 4

Aquariofilia. Essa técnica de montar um aquario e cuidar de todos os seres — não apenas os peixinhos — é cada vez mais querida entre as pessoas. Trata-se de uma técnica, pois é preciso conhecimento, prática, habilidades e muita dedicação!

leia mais...

Ainda que, no começo, possa parecer apenas um hobby, à medida que o tempo passa, adquirimos mais responsabilidades e, com certeza, mais amor e carinho não apenas pelos nossos animais aquáticos, mas, também, por todo o ecossistema presente.

Apesar do comprometimento, não é complicado conseguir um aquário completo: há muitos tratamentos, acessórios e uma variedade de itens para facilitar o nosso dia a dia! São tantos, que a maior dificuldade vai ser escolher apenas alguns para enfeitar e cuidar do seu mundo aquático.

Como montar um aquário?

Mesmo quem ainda não sabe muito bem como montar um aquário, já conhece a importância de alguns artigos indispensáveis para garantir qualidade de vida dentro d’água. Afinal, com um aquário estável, os nossos peixinhos ficam saudáveis e, por consequência, muito mais felizes.

Aquário e peixes

Antes de qualquer coisa, é importante conhecer um pouco mais sobre os peixes que pretende ter em casa. Cada espécie exige cuidados específicos e algumas precisam de aquários um pouco maiores.

Do mesmo modo, certos peixinhos não podem ficar sozinhos, outros não podem conviver com espécies diferentes — alguns, inclusive, alimentam-se de outros menores! Por esse motivo, é essencial pesquisar bastante antes de escolher seus novos amiguinhos.

A partir daí, fica mais simples definir o número de animais dentro do aquário e a variedade de espécies. Até porque, um aquário colorido, diversificado e cheio de vida torna o ambiente e a casa muito mais alegres.

Móvel para aquário

Ao definirmos qual peixe fará parte da família e, por conseguinte, o tamanho do aquário, é fundamental encontrar o local perfeito para deixar esse reservatório. Cada detalhe conta nesse momento, pois, ainda que um aquário grande vazio não pese muito mais do que um pequeno, quando estiverem com água, podem chegar a dezenas de quilos de diferença.

Por essa razão, o móvel para aquário é decisivo: deve ser firme, resistente e apoiar muito bem toda a base do aquário. Uma dica é optar por móveis com aquários embutidos, pois, com a garantia de suporte, não há riscos de acidentes.

O local da mobília também influencia bastante: deve, portanto, ficar longe da luz solar direta, com tomadas próximas (para ligar filtros e bombas), de fácil acesso para simplificar a limpeza e, claro, em um ponto que todos possam admirar o aquário e peixes, não é?

Filtro de aquário e outros cuidados

De maneira geral, é muito simples garantir a qualidade da água e, ao contrário do que possa parecer, quanto maior o tamanho do aquário — em número de peixes, plantinhas e outros seres vivos —, mais fácil de o ecossistema se equilibrar naturalmente.

Ainda assim, três pontos são fundamentais para criar o ambiente perfeito para nossos pequenos amigos nadadores: iluminação, temperatura e oxigenação. Para isso, devemos adquirir uma lâmpada fluorescente, que deve ser desligada à noite para os peixinhos dormirem; termômetro e termostato — ou aquecedor — e bomba e filtro de aquário, pois impurezas interferem no pH e no nível de oxigênio.

Acessórios

Agora vem a parte legal: além dos itens essenciais, é o momento de utilizar a criatividade com acessórios para aquário. Procure plantinhas naturais, para aumentar a qualidade de vida no aquário, pedrinhas e cascalhos!

Contudo, é importante escolher enfeites que sejam indicados para essa finalidade, pois muitos desses objetos podem soltar substâncias nocivas à saúde de todos os seres do aquário.

Tudo sobre aquário: informações importantes

O primeiro erro muito comum entre cuidadores inexperientes é utilizar água da torneira no aquário sem tratá-la, pois o cloro é muito tóxico para os peixes. Uma alternativa válida é sempre utilizar testes e condicionadores de aquário para controlar a qualidade da água.

A alimentação dos peixes também é um fator decisivo para as boas condições do aquário. Rações de qualidade inferior podem deixar mais impurezas na água e, inclusive, obstruir o filtro; além disso, influenciam também na quantidade de fezes produzidas pelos nossos amiguinhos.

Por fim, não se esqueça de fazer uma limpeza básica semanal, com troca de parte da água do aquário. Uma vez por mês, é válido realizar todos os testes de qualidade e utilizar os condicionadores para equilibrar o pH e a oxigenação.

Comprar aquário com preço especial é aqui na Petz!

Aqui, em nosso Pet Shop on-line, você encontra tudo o que precisa para montar o aquário ideal — para você e para o seu companheiro aquático. Para ficar ainda melhor, os produtos estão com precinhos especiais e condições de pagamento imperdíveis. Confira!

fechar...