Existem duas versões principais: os modelos tradicionais, que se assemelham a janelas, e os automáticos, que podem até mesmo ser programados para abrir e fechar em horários específicos. Se quiser saber mais sobre como funcionam essas portinhas para cachorros, confira as opções disponíveis no site da Petz!
Para que serve a porta de cachorro?
A porta para cachorro é instalada tanto nas portas internas quanto nas externas, e é como uma saída adicional para os pets. Mesmo que a porta fique fechada, o bichinho pode sair e entrar a hora que quiser. Outra vantagem é fechá-la à noite, por exemplo, para evitar que ele saia ou que outros animais entrem.
Com o tempo, o cachorro se acostuma com essa saída adicional e saberá que terá liberdade para ir e vir. Ele não dependerá de ninguém para circular por onde deseja na hora que quiser. Ela pode ser colocada em um local estratégico, desde que tenha uma abertura para proporcionar passagem ao pet.
Porta swing
A porta com passagem para cachorro tipo swing é uma das mais conhecidas. Ela é presa pela parte de cima, abrindo e fechando com facilidade. Além disso, vem em mais de uma cor, assim, além de facilitar os passeios, pode combinar com a decoração da sua casa.
O portão para pet geralmente é feito de plástico, mas pode ser feito também de madeira. Ambos os materiais são resistentes e aguentam muito bem mudanças de temperatura, bem como a umidade — ainda mais para portas externas, que recebem chuva. São facilmente limpas e podem ser travadas.
Porta automática
Há também os modelos automáticos de porta para cachorro, que abrem e fecham somente para os pets que usarem uma tag (que vem com o equipamento) na coleira. Isso evita a entrada de animais desconhecidos, ainda mais em locais mais abertos, como casas térreas, sítios e chácaras.
Ainda, a porta inteligente para cães pode ser programada para fechar e abrir em determinados horários. Outro detalhe é que o equipamento funciona com pilhas, o que traz mais autonomia, sem a necessidade de instalar fios e fazer conexões com a rede elétrica. Por gastar pouca energia, as baterias podem durar até um ano.
Cuidados na instalação
Para instalar a porta para cachorro pequeno ou grande, é necessário fazer recortes na porta. Meça o tamanho do equipamento antes e risque o local onde será feito o corte. A instalação é simples e, em geral, pode ser feita pelo próprio tutor. Se necessário, você pode contratar um marceneiro.
Com o corte feito, encaixe a porta na abertura e faça pequenos ajustes para que ela fique presa. Depois disso, mostre ao pet como usá-la, atraindo-o de um lado para o outro com sua voz, petiscos, etc.
O que fazer se o cãozinho não quiser usar a porta?
Talvez, no começo, o pet não se sinta à vontade para usar a porta para cachorro como passagem. Nesse caso, você precisará ter paciência e ensiná-lo a usar da maneira que puder. A melhor forma de fazer com que o seu animal de estimação utilize o novo artigo é por meio de reforços positivos.
Caso você tenha dúvidas sobre o uso da portinha ou de outros tamanhos, consulte um médico-veterinário para que ele possa orientar sobre formas de treinar seu pet. Vale usar elogios, palavras, carinhos e petiscos, desde que o especialista autorize.
Você encontra a porta de cachorro ideal na Petz!
No Pet Shop on-line da Petz, você encontrará a porta para cachorro e uma série de itens voltados para a segurança canina, como portõezinhos e grades. Assim, seu cão estará sempre seguro. Confira nossas ofertas e aproveite!