Bem-Estar

Vacinação para gatos e seus benefícios

Publicado em 10 de outubro de 2016

Tempo de leitura: 3min

Ao conversar com seu veterinário de confiança sobre os principais cuidados necessários ao seu bichano, a vacinação para gatos foi citada como um dos elementos mais importantes, certo?

Combinada com uma dieta balanceada, exercícios periódicos e higiene básica, a vacinação para gatos é um dos componentes primordiais para a garantia de que seu felino viva uma vida longa, tranquila e muito feliz.

Vacinação para gatos aplicada por veterinária

 

 

Vacinas para gatos – Introdução e benefícios

As doenças que acometem os nossos gatos são causadas por organismos chamados patógenos, que podem ser vírus, bactérias ou qualquer outro microrganismo que invada o corpo do bichano.

Uma vacina introduz ao sistema imunológico do gato uma forma comprometida de um patógeno. Enquanto algumas vacinas contêm a forma “morta” do microrganismo, outras apresentam uma forma ativa, porém, por algum motivo, desabilitada a transmitir a doença.

Desse modo, o sistema imunológico é estimulado a reconhecer determinados patógenos que possam ser perigosos sem correr risco de desenvolvimento da doença, uma vez que a vacina introduz somente patógenos mortos ou desabilitados.

A partir disso, se acontecer de o seu bichano entrar em contato com determinado patógeno ativo e hábil a transmitir uma doença, o sistema imunológico dele já estará preparado para reconhecer o patógeno e começar imediatamente o combate a ele, garantindo a permanência da perfeita saúde do gato. Aqui estamos falando sobre vacinação para gatos, mas o princípio da vacinação é o mesmo para cães, outros animais e até para nós.

Também é importante observar que os benefícios das vacinas para gatos vão além de proteger os nossos bichanos de determinadas doenças. Uma vez que algumas patogenias podem ser transmitidas para outras espécies, inclusive para nós mesmos, a vacinação acaba se tornando uma proteção para todos os membros da família.

Gato recebendo vacina de mãos humanas com luvas

 

Calendário de vacinação para gatos

Recomenda-se que as vacinas para gatos comecem a ser ministradas a partir dos 60 dias de vida. Antes disso, é de extrema importância evitar que o felino entre em contato com animais que não estejam com suas vacinas em dia, pois não queremos que seu pet seja invadido por patógenos antes que seu sistema imunológico esteja pronto para combatê-los.

O calendário de vacinas para gatos deve seguir a seguinte ordem:

Calendário de vacinação para gatos

Junto com a vacina antirrábica, que combate, obviamente, a raiva felina, as vacinas polivalentes para gatos são obrigatórias e devem ser ministradas em todos os bichanos, anualmente, independente da região onde eles estiverem. Com isso em mente, fica clara a importância de se manter informado sobre a carteira de vacinação do seu bichano e atento para a renovação anual dessa proteção.

Para garantir o melhor atendimento e as melhores vacinas para o seu amigo felino, procure a unidade Petz mais próxima a você e agende uma consulta no nosso centro veterinário!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog