Cachorros

Picada de vespa em cachorro: o que fazer?

Publicado em 28 de junho de 2021

Tempo de leitura: 4min

Muito bem-vindas do ponto de vista ecológico, as vespas ajudam no controle de pragas e são fundamentais para a polinização de diversas espécies de plantas. Por outro lado, se o seu peludo costuma se deparar com elas no dia a dia, é bom ficar atento: picada de vespa em cachorro pode ser um problema.

filhote em meio a flores

Embora relativamente menos perigosa que as de outros animais peçonhentos, como aranhas venenosas e escorpiões, a picada de vespa em cachorro pode causar muita dor e desconforto. Além do risco de trazer consequências graves em alguns casos.

A picada de vespa em cachorro é perigosa?

Numa escala comparativa, as picadas de vespa costumam ser muito mais temidas que as das abelhas. Mas você já se perguntou se elas são mesmo mais tóxicas e perigosas?

Para responder a essa pergunta, é importante destacar que existem diferentes espécies de vespa e de abelha. A toxicidade do veneno e a dor da picada variam de acordo com cada uma. 

No caso das vespas, a espécie mandarina — também chamada vespa assassina — é famosa por sua picada extremamente dolorosa, cujos efeitos podem se prolongar por vários dias seguidos. 

No entanto, embora alguns estudos sugiram que uma pequena colônia seja capaz de causar a morte de vítimas de até 68 kg, elas não são uma espécie agressiva e costumam picar apenas quando se sentem ameaçadas. 

cachorro feliz com flores

Seja como for, felizmente, não há registros de vespas-mandarinas no Brasil. Por aqui, uma das espécies mais comuns é a vespa paulistinha, cuja picada isolada é comparável a de uma abelha, oferecendo um risco que varia de leve a moderado à saúde do cachorro

“A maioria dos casos de picadas desses insetos é autolimitada, resolvendo-se em poucas horas sem qualquer tipo de tratamento”, explica a Dra. Juliene Moura de Oliveira Silva, médica-veterinária da rede Seres. Mas existem exceções. 

Em quais situações a picada pode ser mais grave?

“No caso de animais peçonhentos, o número de picadas pode influenciar na quantidade de veneno inoculado e, consequentemente, no grau de intoxicação e gravidade dos sinais clínicos. Sendo assim, quanto mais picadas, maior é o risco para o pet”, alerta a veterinária sobre picada de inseto em cachorro.

Nesse sentido, um agravante em relação às vespas é que, ao contrário das abelhas, que perdem parte do intestino junto com o ferrão, uma mesma vespa pode picar diversas vezes, aumentando o risco de o pet ter uma reação mais grave. 

Por isso, após presenciar uma picada de vespa em cachorro, é importante afastar seu amigo do inseto. 

Outro fator que pode contribuir para uma situação mais grave é a sensibilidade de cada indivíduo à toxina liberada na picada, como alergia em cachorro por picada de inseto, o que pode levar a reações mais sérias, com choque anafilático e mesmo evolução para óbito.

Alguns fatores individuais que podem influenciar na gravidade das reações sistêmicas da picada de inseto em cães são: idade, doenças respiratórias e cardíacas, e doenças alérgicas preexistentes, como atopia.

O que fazer para socorrer o pet em caso de picada?

Conforme orienta a Dra. Juliene, ao perceber que houve uma picada em cachorro a partir da vespa, observe se ele apresenta sintomas como urticária, náusea, edema na face, vômito e dificuldade para respirar. Se isso acontecer, procure atendimento veterinário com urgência.

vespa em flor

“Em casos mais graves, como nas situações de angioedema grave, o tratamento clínico efetivo consiste na terapêutica com doses anti-inflamatórias de glicocorticoides”, diz a especialista. Por isso, ao perceber picada de insetos em cães, os sintomas também devem ser procurados logo.

Gostou de entender mais sobre o que fazer quando você vê uma picada de vespa em cachorro? Aqui, no blog da Petz, estamos sempre postando dicas para você cuidar do seu bichinho. Nos acompanhe!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog