Coelhos

Coelho de estimação: 6 motivos para ter um em casa

Publicado em 27 de junho de 2022

Tempo de leitura: 4min

Já pensou em ter um coelho de estimação? Carismático e fofinho, o orelhudo pode ser um companheiro de todos os dias, assim como os cachorros, os gatinhos, os passarinhos, entre outros animais de estimação.

coelho de estimacao pet

Ideal para quem está em busca de um companheiro de reino animal que não ocupe muito espaço e não precise de tanto para ter uma vida de qualidade, o orelhudo irá trazer muita alegria para a sua vida. Mesmo que ter coelho em casa não seja tão comum como os bichanos ou doguinhos, é sim uma boa opção!

Assim, se você quer entender tudo sobre coelhos antes de decidir se é uma boa opção ter um orelhudo em casa, não deixe de ler o conteúdo abaixo! A seguir, separamos alguns motivos para você ter um coelhinho só seu em casa.

6 vantagens de ter um coelho de estimação

Aprender como cuidar de coelho não é uma tarefa fácil, mas isso acontece com todo bichinho! Por isso, não desanime. Os benefícios de tê-lo são maiores que viver sem essa companhia.

Porém, se você está em dúvida se ter um coelho de estimação é uma boa ideia, trouxemos uma lista com seis vantagens de ter esse orelhudo. Leia  para tomar uma decisão.

1. Pode ser encontrado em diversas raças

Assim como ocorre com cães e gatos, não existe uma única raça de coelho de estimação. Na verdade, atualmente, são reconhecidas mais de 45 raças, entre pequenas, médias e grandes. 

Isso significa que, na hora de levar um orelhudo para casa, não vão faltar opções para você escolher. É possível optar por desde um pequenino, como o Mini Hotot, até um maior, como o Coelho Europeu. Isso sem contar que existe coelho de pelo curto, longo, com orelhas para cima, para baixo e muito mais!

É claro que a conexão entre você e o seu coelho contam muito. Por isso, as aparências nem sempre são levadas em consideração na hora de levar o orelhudo para casa.

2. Em geral, é silencioso

Uma das preocupações de quem mora em apartamento é se o pet pode ou não incomodar os vizinhos com barulhos. No caso da criação de coelhos, os hábitos costumam ser bem silenciosos, mesmo quando ficam sozinhos. Ou seja, boa notícia para quem passa a maior parte do dia fora de casa!

3. Ocupa pouco espaço

Enquanto cães e gatos costumam passear pela casa toda, o coelho pode viver muito bem em um cercado ou em uma gaiola, principalmente nos casos em que passa bastante tempo sem supervisão ou divide a casa com outros pets. 

No entanto, vale ressaltar que a gaiola deve ter espaço suficiente para ele brincar e se movimentar. Além disso, é importante soltá-lo diariamente sempre que você estiver em casa, de preferência por longos períodos.

coelho de estimacao em casa

4. Não precisa de vacinação

Ainda que sejam fundamentais, as vacinas anuais costumam pesar no orçamento de quem opta por ter um cão ou um gato. Já o coelho ainda não possui vacinas aprovadas no Brasil, o que contribui para ter um menor custo. Contudo, isso não quer dizer que você possa descuidar da saúde desse pet! 

Recomenda-se levá-lo ao veterinário a cada seis meses para um check-up. Também é preciso ficar atento à vermifugação e à castração, que ajuda a prevenir doenças que vão desde tumores até à gravidez psicológica nas fêmeas.

Afinal, esse pequeno orelhudo é conhecido pelas gestações volumosas, não é mesmo? Ninguém quer cuidar de vários filhotinhos no final do dia de uma hora para outra. Por isso, toda a atenção deve ser redobrada.

5. É independente

Não é que ele não precise ou não sinta falta da sua companhia — longe disso! A verdade é que o coelho consegue passar longos períodos do dia por conta própria. Isso, claro, desde que tenha condições adequadas para tanto, com acessórios para coelho de estimação, tais como uma gaiola equipada com:

  • bebedouro;
  • comedouro;
  • feno;
  • brinquedos;
  • banheirinho.

Afinal, ele pode aprender a fazer as necessidades em um único lugar. Além disso, o coelho se encarrega do próprio banho, embora seja recomendado escová-lo com frequência para remover restos de fezes, poeira e até nós.

6. É muito carinhoso!

A possibilidade de interagir de forma recíproca com o pet é algo importante para você? Então, saiba que o coelho é muito carinhoso e se apega facilmente ao tutor, respondendo aos chamados e podendo passar um bom tempo no colo, recebendo chamegos ou até tirando uma soneca.  

coelho de estimacao

Então, já está considerando ter um coelho como animal de estimação? No site da Petz, você encontra tudo o que precisa para preparar a sua casa para receber o seu mais novo companheiro do reino animal. Confira o nosso catálogo de produtos. Lá, você encontra desde gaiolas e bebedouros até rações e fenos para deixar o seu coelho de estimação confortável. Venha ver!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog