Bem-Estar

Transporte de cachorro: confira dicas para passear com seu amigo

Publicado em 01 de julho de 2019

Tempo de leitura: 4min

Fofos e engraçados, os cães são uma ótima companhia. Por isso, muitos tutores querem levar seus amigos de quatro patas em todos os lugares. Porém, quando o assunto é locomoção, o transporte de cachorro é sempre uma dúvida.

transporte de caes

Afinal, como levar seu amigo no carro? Quais são os métodos seguros? Para responder estas e outras perguntas, convidamos a médica veterinária da Petz Dra. Anna Carolina Massenzi. Acompanhe!

Como fazer transporte de cachorro

É muito compreensível que você deseje passear ou mesmo viajar com seu peludo. Mas, é preciso ficar atento às medidas de segurança para proteger o animal. Além disso, o transporte irregular de animais pode gerar multas.

Portanto, os especialistas recomendam algumas precauções para o transporte de cães no carro. As duas principais, de acordo com a Dra. Anna Carolina, são:

  • Utilize a caixa de transporte para cães com cinto de segurança. Assim, o bichinho fica protegido em caso de acidentes ou freadas bruscas,
  • Cadeirinha para cachorro: semelhante à de bebês, é ótima para a segurança de pets de porte menor.

Estas são as maneiras mais recomendadas, pois além de extremamente seguras, são confortáveis para o cachorro. Por isso, se estiver planejando uma viagem, já sabe: procure uma caixa ou cadeirinha de transporte para cachorro.

A boa notícia é que esses produtos são facilmente encontrados nas lojas da Petz!

Transporte de cachorro em ônibus ou avião

Se a dica for para transporte de animais em avião e ônibus, as regras mudam um pouco. Conforme informa a doutora, os cachorros podem viajar dos dois modos.

No caso terrestre, o pet deve estar em uma caixa de transporte e ter um atestado de saúde do veterinário, confirmando que ele está saudável.

Se a viagem for pelos ares, as exigências são maiores. As companhias possuem regras próprias para o transporte aéreo de animais. Por isso, sempre consulte as normas antes de comprar sua passagem.

Na hora da viagem

Pronto, agora que você já sabe como transportar cachorro no carro, é hora de programar a sua viagem. De acordo com a especialista, algumas recomendações básicas podem ajudar a preparar as férias.

transporte de cachorro

“O ideal é que o cão passe por uma consulta antes de viajar”, explica. “Assim, o veterinário pode realizar um check-up na saúde do pet e dar as recomendações corretas, além de verificar a vacinação e vermifugação.”

Além disso, o tutor deve explicar as características do passeio para o veterinário. Dessa forma, ele pode analisar os possíveis riscos e pontos de atenção.

Apesar de ser uma prática muito comum entre tutores, a profissional não recomenda a administração de remédios sem uma orientação médica. “Muitos cachorros apresentam enjoo ao andar de carro”, comenta a especialista.

“Em alguns casos, a medicação é necessária. Porém, qualquer tipo de medicamento deve sempre ser prescrito por um veterinário”, reforça. Por isso, nada de dar remédio para seu amigo. Isso pode apresentar mais riscos que vantagens.

Dicas para transportar seu cachorro

Para terminar, a Dra. Anna Carolina dá algumas dicas para o transporte de cães. Afinal, você quer que seu melhor amigo chegue feliz e tranquilo ao destino, não é mesmo? Segundo a veterinária, algumas recomendações são:

  • Faça paradas regulares para o pet descansar e passear um pouco. Aproveite para deixá-lo fazer suas necessidades;
  • Viaje em um horário que o sol não está muito forte. O calor excessivo pode fazer o mal para o cão;
  • Evite trânsitos e a hora do rush. O animal pode ficar estressado se ficar em um espaço fechado por muito tempo,
  • Leve algo que o pet está acostumado, como um cobertor ou um brinquedo. Isso vai ajudar seu amigo e ficar mais tranquilo.

transporte de cao

Seguindo essas orientações, você terá uma viagem calma e poderá levar seu cachorro mais vezes de forma confortável. Tem alguma dica infalível para viajar com seu amigo? Conte para nós nos comentários!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog