Coelhos

Conheça a origem e o significado do coelho da Páscoa

Publicado em 04 de junho de 2022

Tempo de leitura: 4min

A Páscoa é uma das comemorações preferidas de muita gente. As trocas de chocolates, a família reunida, o almoço de domingo e a diversão explicam o motivo da data ser tão especial e adorada. Porém, qual é o significado do coelho da Páscoa? Por que este animal foi escolhido?

Coelho com pelos brancos e cinza na grama do jardim.

Essas dúvidas vêm à tona, principalmente nos primeiros dias de abril. Afinal, por que um coelho em vez de uma vaca, uma galinha ou até um cachorro, não é mesmo?

Para responder “por que o coelho é o símbolo da Páscoa?” e outras dúvidas sobre essa época do ano, produzimos um conteúdo com curiosidades sobre a origem da Páscoa e como isso tem a ver com o momento religioso que muitos celebram.

Pronto para entender melhor o significado do coelho da Páscoa ser tão popular nessa época do ano e a escolha desse animal orelhudo? Continue lendo e encontre as respostas que está procurando. 

Coelho da Páscoa sempre teve relação com o cristianismo?

A Bíblia não menciona nada sobre um coelho que entrega ovos às crianças no dia da ressurreição de Jesus Cristo. Então, como o coelho da Páscoa tornou-se o símbolo de um dos feriados mais importantes do cristianismo? Qual é o significado da Páscoa? 

Uma teoria sobre o significado do coelho da Páscoa deriva de uma antiga tradição pagã que ocorria antes do cristianismo, sempre no mês de março. Acredita-se ter iniciado durante a celebração do festival de Eostre, que homenageia a deusa da fertilidade e da primavera. 

O símbolo dessa deusa era, justamente, o coelho — animal associado à fertilidade por razões óbvias. A partir de então, a Páscoa passou a fazer parte da vida das pessoas, independentemente da religião.  

Por que a Páscoa cai todo ano em datas diferentes?

Os cristãos estabelecem a Páscoa no primeiro domingo após a primeira lua cheia, no equinócio vernal — em que a maior parte da Terra experimenta horas quase iguais de dia e noite. Isso sinaliza a chegada do outono no Hemisfério Sul. 

Por isso, a Páscoa cai em uma data diferente a cada ano! Essa é uma explicação mais completa do porquê o coelhinho da Páscoa “escolhe” datas diferentes para trazer ovos e escondê-los todos os anos, não é mesmo? 

Mesmo com a resposta do significado da Páscoa, esse período é mágico e inocente, principalmente para as crianças. Por isso, o que acha de manter a fantasia?

Coelho cinza de pelúcia, dentro de um cesto de palha, segurando um ovo rosa.

Por que o coelho da Páscoa distribui ovos?

Apesar da explicação do significado do coelho da Páscoa, esse animal não bota ovos. Então, como explicar isso? Temos mais algumas teorias sobre um dos símbolos da Páscoa.

Segundo a mesma crença do significado do coelho da Páscoa, a deusa Eostre transforma um grande pássaro — seu animal favorito — em um coelho. Outras suposições acreditam que a deusa prolongou o inverno, que chegou com o atraso de um ano. 

Sentindo-se culpada, ela decidiu salvar a vida de um pássaro cujas asas haviam congelado. Então, com compaixão pela ave, que não conseguia mais voar, ela a transformou em um coelho de neve, que podia superar caçadores e botar ovos de cores vivas. 

O único problema era que o coelho só podia produzir ovos especiais uma vez por ano, durante o festival de Eostre. Assim, o coelho da Páscoa com o significado que conhecemos hoje surgiu e passou por diversas modificações.

Quando a Páscoa passou a ser uma festa cristã?

Hoje, a Páscoa é uma celebração que muitos comemoram, inclusive quem não é religioso. Contudo, como ela se popularizou e passou de uma festa pagã para uma comemoração cristã?

Como comentamos antes, originalmente, o feriado era uma celebração pagã. A origem da Páscoa tem raízes que remontam à história pré-cristã e anglo-saxônica. Esses povos adoravam o coelho, acreditando ser a encarnação de Eostre.

Quando os anglo-saxões foram convertidos ao cristianismo, o feriado pagão foi combinado com a celebração cristã e recebeu o nome de Páscoa. A partir daí, o significado do coelho na Páscoa e a real origem da data não eram muito questionados, apenas a ressurreição de Jesus Cristo passou a simbolizá-la.

Sabendo mais sobre o significado do coelho da Páscoa, dá para entender um pouquinho sobre o amor e a adoração sobre esse pequeno animal orelhudo, não é mesmo? 

Agora, se você tem um coelhinho em casa e quer mimá-lo ainda mais, o que acha de conferir os artigos que temos em nosso blog? Assim, você pode cuidá-lo com orientações de médicos-veterinários.

Coelho de pelo marrom com uma flor na boca.

Além disso, se precisar de acessórios, gaiolas, rações ou rodinhas para o seu coelho, conte com a gente! No site da Petz, você encontra um catálogo completo para roedores com produtos previamente selecionados. O melhor é receber tudo em casa, em pouco tempo, com a nossa entrega rápida. Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog