Bem-Estar

Cachorro intoxicado: como identificar e o que fazer

Publicado em 26 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Todos os tutores gostam de ver o pet feliz e saudável. Para isso, muitos adotam uma série de cuidados, começando por uma rotina adequada. Mesmo assim, acidentes podem acontecer, como quando o pet come algo que não deveria. Então, como reconhecer um cachorro intoxicado e o que fazer nessa situação?

cachorro amuado

Ninguém gosta de ver o companheiro de pelos sofrer, mas é importante estar preparado para qualquer situação de perigo. Assim, estar atento a todos os sinais é essencial, afinal, esse “pequenino” indica quando algo está errado.

Assim, se você está com medo de uma possível intoxicação em cachorro e quer ficar preparado, leia o conteúdo abaixo. Iremos explicar como identificar e o que fazer com esse problema de saúde canino.

Principais causas da intoxicação em cachorros

Pela maldade que evidenciam, alguns dos casos mais comentados de cachorro intoxicado envolvem a administração de veneno por parte de vizinhos ou transeuntes. 

No entanto, ao contrário do que muitos imaginam, ela ocorre com muito mais frequência de maneira acidental. Isso porque a intoxicação alimentar em cachorro não é causada apenas por substâncias atípicas, como o chumbinho. 

Atenção aos mínimos detalhes!

Diversos produtos, alimentos e até artigos de decoração de uso corriqueiro, como as plantas, podem intoxicar o pet. Entre os principais causadores de intoxicação, estão:

  • chocolate;
  • uva fresca e uva-passa;
  • alho;
  • cebola;
  • macadâmia;
  • carambola;
  • abacate;
  • bebidas alcoólicas;
  • alimentos com cafeína;
  • alimentos com xilitol.

Nunca ofereça esses alimentos para o seu amigo de quatro patas, nem mesmo um pedacinho! Na decoração, fique atento às seguintes plantas venenosas para cachorros:

  • comigo-ninguém-pode;
  • costela-de-adão;
  • jiboia;
  • espada-de-são-jorge;
  • bico-de-papagaio;
  • folha-da-fortuna;
  • azaleia.

Caso queira ter uma dessas plantas em casa, certifique-se de que ela será mantida em um local mais alto e inacessível para o cachorro.  Por fim, especialmente no caso de pets filhotes e/ou muito curiosos, redobre a atenção com produtos de limpeza, como água sanitária, e remédios. 

Alguns deles, como o diclofenaco sódico (nome comercial de referência Cataflan) e até o próprio paracetamol (comum para humanos, mas potencialmente tóxico para os animais quanto maior a dose) devem ser mantidos à distância. Em ambos os casos, o ideal é manter os produtos em armários ou gavetas fechadas. Evite deixá-los onde podem cair por acidente. É melhor prevenir do que remediar.

Quais são os sintomas de intoxicação em cães?

A intoxicação é causada por diferentes substâncias, sendo que os sintomas variam de acordo com o material ingerido pelo pet. De acordo com a Dra. Bruna Maturo, médica-veterinária da Petz de Alphaville, entre os sintomas de intoxicação em cachorro, estão:

  • vômito;
  • diarreia;
  • dor abdominal;
  • apatia;
  • sialorreia (salivação excessiva);
  • tremores;
  • convulsões.

Ao perceber que o pet apresenta um ou mais desses sintomas, mantenha a calma e procure responder rapidamente às seguintes perguntas: qual foi a substância que possivelmente levou à intoxicação? Qual foi a quantidade ingerida pelo cachorro? Há quanto tempo a ingestão ocorreu? Isso ajuda o veterinário a chegar ao tratamento adequado com mais agilidade.

cachorro no colo do veterinário

O que fazer em caso de cachorro intoxicado?

Em caso de suspeita de cachorro intoxicado, procure um médico-veterinário com urgência e não tente induzir o vômito do amigo de quatro patas. Deixe que o especialista verifique a gravidade primeiro.

“Caso o pet esteja inconsciente, o veneno for corrosivo e já houver passado mais de duas horas desde a ingestão, pode ocorrer a aspiração do vômito, provocando pneumonia ou levando a uma segunda queimadura, se existirem substâncias corrosivas”, alerta o Dr. Samuel Teófilo, médico-veterinário da Petz.

Conforme explica a Dra. Bruna, o tratamento vai depender do tempo da ingestão da substância tóxica, da quantidade ingerida e do estado de saúde geral do cachorro. “Ele se baseia principalmente na fluidoterapia (administração de soro), lavagem gástrica e uso de medicações injetáveis”, completa. 

Carvão ativado pode ajudar a desintoxicar o pet

Para quem procura um remédio para intoxicação de cachorro, o carvão ativado é um grande aliado em situações de emergência. Disponível em farmácias veterinárias, trata-se de uma substância adsorvente que ajuda a evitar a completa absorção das toxinas pelo organismo do cachorro. 

“Por ter uma superfície porosa, ele atua aderindo às toxinas e aos venenos”, esclarece o Dr. Samuel Teófilo. Para melhores resultados, o veterinário recomenda que o carvão ativado deve ser administrado o mais breve possível, nos casos que não há atendimento veterinário disponível ou que não implique em atraso no atendimento médico, até, no máximo, 60 minutos após a ingestão da substância tóxica.

Em farmácias veterinárias, esse remédio para desintoxicar cachorro é vendido em sachês. O conteúdo deve ser diluído em água e administrado via oral, com a ajuda de uma seringa, de acordo com as orientações do fabricante. 

Lembrando que, apesar de ser muito útil nos primeiros-socorros, especialmente quando não é possível obter atendimento médico com urgência, o uso do carvão ativado não substitui uma consulta emergencial com um veterinário.

cachorro desanimado

Após conferir as possíveis causas e como ajudar cachorro intoxicado, veja outros conteúdos sobre bem-estar e saúde animal aqui, no nosso blog. Se estiver procurando por acessórios para mimar o seu amiguinho peludo, não tenha dúvidas e confira o nosso catálogo. Acesse o site da Petz agora mesmo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog