Bem-Estar

Massagem em cachorro: 4 formas de praticar no pet a massoterapia canina!

Publicado em 07 de janeiro de 2021

Tempo de leitura: 6min

No mundo atual, temos a impressão de que relaxar é um privilégio, não é mesmo? Entretanto, ter momentos de prazer é necessário para a saúde. E nossos amigos de quatro patas também precisam descansar de vez em quando! Pensando nisso, a massagem em cachorro é uma ótima forma de tranquilizar seu peludo.

cachorro contente

Com diversos benefícios, massagear o pet promove melhora na saúde, além de causar bem-estar e conforto. Quer aprender a fazer massagem em cães? Continue lendo! Separamos um guia com tudo sobre o assunto! 

Por que aprender massagem canina? 

Receber uma boa massagem não é apenas prazeroso, é uma forma de estimular a saúde! Entre os especialistas, essa área da medicina veterinária é conhecida como massoterapia em cães

Apesar de ser necessário ter uma certificação para realizar massagens especiais, alguns cafunés já ajudam o amigo de quatro patas. Abaixo, separamos alguns benefícios dessa prática. 

  • Redução do estresse e da ansiedade: o estresse e a ansiedade não são exclusivos dos humanos. Nossos pets também podem sofrer de problemas emocionais! A massagem ajuda os peludos a relaxar e, consequentemente, diminui os níveis de estresse; 
  • Prevenção de doenças: ao realizar massagem em cachorro, estamos estimulando sua circulação. Esse ato previne doenças como a artrite, por exemplo; 
  • Promoção do bem-estar: a massagem estimula o bem-estar do cãozinho de forma geral. Ao reduzir o estresse e estimular a circulação, a pressão sanguínea se normaliza, melhorando a saúde como um todo.
  • Melhora na relação: por fim, uma das melhores vantagens de se massagear cachorro é que os momentos de carinho melhoram sua relação com o peludo, fortalecendo seu vínculo! 

Os motivos explicam por que a massagem para cachorro (ou massoterapia canina) está tão em alta ultimamente. Para aprender como fazer massagens relaxantes para cães, continue lendo! 

4 tipos de massagens relaxantes para cães

1. Massagem nas costas 

Os movimentos nas costas estão entre os principais tipos de massagem no cachorro. Ao realizar esse movimento, você poderá relaxar a coluna, área importante para a sustentação e movimentação do peludo.

  • Deite o pet de lado ou de barriga para o chão, de acordo com a preferência do peludo; 
  • Comece fazendo carinho por todas as costas, da cabeça até a cauda; 
  • Quando o cachorro estiver relaxado, comece a fazer movimentos circulares com os dedos, massageando a coluna;
  • Realize movimentos suaves e delicados sem aplicar força;
  • Se o pet estiver confortável, apoie seus polegares paralelamente à coluna vertebral, um de cada lado. Faça um movimento reto acompanhando a coluna, da cabeça até a cauda, aplicando uma leve pressão,
  • Se seu cãozinho não gostar de algum movimento, interrompa a massagem e não insista. 

2. Massagem nas patas

A massagem nas pernas também é uma excelente forma de relaxar seu filho de quatro patas! Esse movimento estimula a circulação e é especialmente indicado para pets idosos ou com dificuldades de locomoção. 

  • Deite seu pet de lado, de forma que fique fácil de movimentar as pernas;
  • Primeiramente, massageie os músculos da perna de forma suave. Inicie pelo começo das pernas e desça até as patinhas, aplicando uma leve pressão com seus dedos;
  • Faça movimentos leves em suas patinhas. Tente mover seus dedos para cima e para baixo de forma delicada,
  • Se o peludo permitir, faça movimentos com a perna toda. Comece girando-a bem devagar. Por fim, flexione levemente a perna e depois relaxe-a. 

cachorros em pé

3. Massagem na barriga

Esse é um dos momentos favoritos dos peludos! A massagem para cães, quando na barriga, costuma ser fácil de ser realizada, já que muitos pets adoram receber carinho nessa área. 

Entretanto, é importante conhecer bem o seu amigo. Se ele for um pouco desconfiado, mexer em sua barriga não será tão fácil. Esteja atento às reações do pet e não insista se perceber que ele não gostou da ideia! 

  • Deite seu pet de lado ou com as costas no chão, de acordo com as preferências do peludo; 
  • Comece fazendo um carinho leve pelo peito e barriga; 
  • Pouco a pouco, passe a fazer movimentos circulares, ainda de forma leve e sem aplicar pressão; 
  • Se o pet estiver relaxado, faça uma leve pressão, realizando movimentos circulares, 
  • Tome cuidado para não apertar demais. O tecido da região da barriga é bem frágil. Uma pressão um pouco mais forte pode ser desconfortável para o cãozinho. 

4. Massagem no rosto 

Uma massagem facial também pode ser muito prazerosa para os peludos! Entretanto, esse tipo de carinho é indicado apenas caso seu peludo já esteja familiarizado com a prática de massagens. Lembre-se de que os olhos, orelhas e nariz são extremamente sensíveis, e tenha cuidado na hora de realizar os movimentos! 

  • A massagem pode ser realizada com o pet deitado ou sentado; 
  • Segure o rosto do seu amigo, apoiando as mãos em suas bochechas. Dependendo do tamanho do pet, a massagem deverá ser feita apenas com as pontas dos dedos;
  • Comece realizando movimentos circulares, massageando a região das bochechas; 
  • Apoie os polegares na base das orelhas e faça movimentos circulares ali, aplicando uma leve pressão;
  • Coloque os dedos entre os olhos do pet e desça até seu nariz, fazendo uma massagem em seu focinho,
  • Apoie seus polegares na parte de baixo do maxilar do cãozinho e faça movimentos circulares. 

Os quatro tipos de massagem em cachorro descritos acima certamente vão ajudar seu cãozinho a relaxar! Entretanto, se desejar um tratamento mais completo, busque o acompanhamento de um profissional. 

Massoterapia canina

Hoje, a massoterapia é entendida como uma forma de estimular os cãezinhos e prevenir doenças. Para que ela seja realizada de maneira efetiva, profissionais treinados aplicam técnicas específicas. 

Em clínicas veterinárias especializadas, como os centros veterinários Seres, da Petz, você encontra fisioterapeutas que saberão aplicar as melhores técnicas medicinais em seu filho de quatro patas. 

A massagem em cachorro pode ser uma ótima forma de relaxar e se aproximar do seu pet. Porém, se seu ele estiver precisando de um tratamento veterinário, busque ajuda profissional. Assim, você saberá que seu amigo está em boas mãos! 

cachorro recebendo carinho

Gostou do nosso conteúdo sobre massagem em cachorro? Comente no blog da Petz outros assuntos que são do seu interesse e que podem melhorar a qualidade de vida animal! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog