Dicas

Conheça os tipos de substratos e saiba como escolher o ideal!

Publicado em 22 de janeiro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Aprender sobre os tipos de substratos é fundamental para quem deseja melhorar seus conhecimentos sobre jardinagem! Afinal, esse material é muito mais do que suporte para nossas plantinhas. Ele é a fonte dos nutrientes e responsável pelo sistema de drenagem e absorção de água! 

jardim sendo preparado

Como há diversas espécies de plantas, também precisamos de diferentes tipos de substratos, cada um com uma característica diferente. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo! Aprenda como escolher a base ideal para seu jardim

O que é o substrato

Toda planta precisa de uma base para se desenvolver. Algumas preferem um solo arenoso, outras gostam mais de uma terra fofinha e úmida, e há ainda algumas espécies que só crescem apoiadas nos troncos de árvores! 

Mas o que é substrato? É justamente esse elemento: a base que dá sustentação para o crescimento da planta. Pode parecer pouco, mas é uma função mais importante do que você imagina! 

Sem o substrato correto, a planta dificilmente irá se desenvolver. Afinal, ele é o caminho utilizado para os nutrientes chegarem aos caules, folhas e flores! 

Tipos de substrato

É muito importante conhecer os tipos de substratos para poder recriar o ambiente mais próximo ao original. Continue lendo para saber mais. 

1. Terra vegetal

Esse é um dos tipos de substratos orgânicos que se adapta à maioria das plantas. Não é à toa que geralmente é o tipo de substrato mais utilizado! Encontrar terra vegetal é fácil, basta visitar a área de jardinagem da Petz! 

Hoje, esse produto é comercializado já preparado e embalado. Diferentemente do que se pode imaginar, os pacotes de terra vegetal não contêm apenas terra, mas um delicado composto com fertilizantes e elementos naturais. Para quem gosta de se aventurar pela jardinagem, ter um pacote de terra vegetal em casa é essencial! 

2. Areia

Pode parecer estranho pensar na areia como um tipo de substrato, não é mesmo? Afinal, não é comum encontrarmos plantas nascendo nesse tipo de terreno. Entretanto, a areia é fundamental para o desenvolvimento de algumas espécies! 

Esse é um ótimo tipo de substrato para suculentas e cactos, pois essas plantinhas precisam de um substrato muito permeável, que acumule pouca água. Para isso, um solo arenoso é fundamental! Assim, é comum vermos areia na composição do substrato de algumas plantinhas. 

3. Casca de pinus 

A casca de pinus é outro substrato orgânico curioso, mas muito utilizado. Plantas que crescem em árvores, como as orquídeas, precisam de uma base com muita casca de pinus. 

Esse material simula perfeitamente seu habitat natural e permite que as flores se desenvolvam em vasos e outros ambientes domésticos! Além disso, a casca de pinus é considerada um substrato seco. Assim, é utilizada quando é necessário deixar o solo menos úmido.  

como fazer substrato

4. Fibra de coco

A fibra de coco, por sua vez, se destaca por reter a umidade. Assim, é comum misturar um pouco de fibra de coco na terra de plantinhas que gostam de água. Também é muito utilizada no substrato de orquídeas para criar um ambiente próximo a seu habitat natural. A fibra de coco ainda auxilia a manter o pH da terra neutro.

5. Turfa

A turfa é outro material muito utilizado quando se deseja reter líquido. Natural de regiões pantanosas, esse produto é rico em nutrientes e, por isso, é muito utilizado no mundo da jardinagem. Algumas plantas, como as samambaias, precisam de um substrato rico em turfa para manter sua saúde em dia! 

6. Argila expandida

A argila expandida é um grão grande e sólido, muito utilizado para drenar o solo. Por isso, é comum usar argila expandida na base do vaso, facilitando o escoamento de água. 

Vale lembrar que poucas espécies gostam de terra encharcada e, por isso, esse é um processo muito importante. Alguns jardineiros também gostam de colocar argila expandida sobre a terra, dificultando a evaporação da água e mantendo a planta úmida por mais tempo. 

7. Substratos prontos

Por fim, devemos lembrar dos substratos prontos, encontrados em lojas especializadas, como a Petz! Esses produtos são desenvolvidos por especialistas, e já contém a medida exata necessária para sua plantinha. 

Hoje, é possível encontrar substrato para plantas de diversas espécies, como orquídeas, suculentas, cactos, entre outras! Basta visitar a Petz mais próxima para encontrar o produto perfeito para seu jardim. 

como fazer substrato pet

Conhecendo os tipos de substratos ficará mais fácil preparar o ambiente perfeito para suas verdinhas! Lembre-se que cuidado diário e muito carinho é o segredo para um jardim bonito e florido! E, se precisar de dicas para ter uma plantinha verdinha e bem cuidada, confira os diversos artigos sobre o assunto no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog