Coelhos

Coelho pode comer goiaba? Saiba aqui!

Publicado em 02 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

Quando você pensa em alimentação de coelhos, o que imagina? Provavelmente em verduras, legumes e frutas, certo? Realmente, os orelhudos são herbívoros, e se alimentam exclusivamente de vegetais! Então será que coelho pode comer goiaba

coelho com mancha preta no olho

É necessário ficar atento, pois nem tudo o que é vegetal está liberado para os dentucinhos. Se quiser saber mais sobre a alimentação do seu amigo peludo, continue lendo! Aprenda aqui se coelho pode comer goiaba! 

A alimentação dos coelhos

Os orelhudos sempre são associados a verduras e vegetais. Quem não se lembra da clássica imagem de um coelho comendo cenoura? Porém, será que nossos amigos realmente precisam de vegetais em sua dieta

A Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, explica que o coelho pode comer fruta e os alimentos frescos são, sim, necessários. “Mas a base da alimentação sempre deve ser a ração”, comenta. 

De acordo com a especialista, os alimentos extrusados, como são chamados, possuem todos os nutrientes que os orelhudos precisam, na medida certa. Os vegetais, entretanto, também devem estar presentes na dieta. 

“O ideal é que 50% da alimentação seja ração e os outros 50% de alimentos frescos, como legumes, folhagens, feno ou até mesmo frutas”, afirma a especialista. Ou seja, as frutas podem até entrar no cardápio. Mas antes, tenha a certeza que seu amigo está recebendo os nutrientes necessários por meio de uma ração de qualidade!

Coelho pode comer goiaba?

Sabendo que as frutas podem entrar na dieta dos orelhudos, fica a dúvida: será que coelho pode comer goiaba? Esta fruta é muito popular em diversas regiões do país. Além disso, é sempre considerada uma adição saudável à nossa alimentação. Será que o mesmo vale para os orelhudos? 

coelho no feno

Se você está pensando em variar na dieta do seu pet e está se perguntando se coelho pode comer goiaba, ficará feliz em saber que sim, a fruta está na lista de frutas que coelho pode comer! Quando administrada da forma correta, a goiaba é um petisco seguro e saudável.

Como servir goiaba para coelhos

Apesar de a goiaba ser um alimento seguro, é recomendado tomar algumas precauções. Diferentemente da ração, as frutas não vêm preparadas para servir aos pets. Por isso, siga as recomendações abaixo quando for servir goiaba para seu coelho

  • Prefira frutas orgânicas: as frutas orgânicas não possuem agrotóxicos. Por isso, são mais seguras para os pets;
  • Se a fruta não for orgânica, remova a casca: o coelho pode comer casca de goiaba. Macia e saborosa, ela pode entrar na dieta sem problemas. Entretanto, essa é a região que tem mais contato com os agrotóxicos. Por isso, se a fruta não for orgânica, remover a casca é uma boa ideia; 
  • Corte em porções: quem tem um orelhudo em casa sabe que esses fofos pets são muito comilões! Por isso, ao dar frutas para coelhos, o ideal é cortá-las  em pedaços menores. Dessa forma, você controla melhor a quantidade ingerida;
  • Ofereça porções pequenas: outro ponto importante é controlar a quantidade de alimento que você irá oferecer para seu orelhudo. Muitas vezes, as frutas possuem um alto teor de açúcar. Por isso, devem ser oferecidas como um petisco apenas! 

Benefícios da goiaba

Quando oferecida da forma correta, a goiaba pode, ainda, ser benéfica para os orelhudos! Repleta de nutrientes, alguns componentes da goiaba são bons para o organismo dos pets. São eles: 

  • Vitamina A: importante para o crescimento dos tecidos, além de auxiliar o bom funcionamento do estômago e dos olhos; 
  • Vitamina E: poderoso antioxidante, atua ainda no sistema sanguíneo;
  • Cálcio: fundamental para uma boa saúde dos ossos e dos dentes; 
  • Fibra: auxilia o sistema digestivo.

Agora você sabe que a goiaba não só está entre os alimentos que o coelho pode comer como também pode ser muito benéfica a ele! Vale lembrar, entretanto, que todos os benefícios acima também estão presentes nas rações para coelho. Então tenha cuidado para não exagerar e mantenha a alimentação do pet balanceada.

goiabas em cima do prato

Se quiser mais dicas sobre alimentação e bem-estar para seus dentucinhos, aproveite sua visita e explore mais conteúdos do blog da Petz! Estamos sempre publicando conteúdos para assegurar a saúde dos bichinhos. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog