Bem-Estar

Gato pode comer rúcula? Descubra se as hortaliças estão permitidas!

Publicado em 24 de julho de 2021

Tempo de leitura: 4min

Um prato de salada é sempre bem-vindo, não é mesmo? Afinal, além de saborosas, as hortaliças são repletas de vitaminas essenciais para o nosso organismo! Mas será que isso vale para os pets? Você sabe se gato pode comer rúcula

gato-pode-comer-rucula

Graças às características, a maioria dos felinos não se interessa por vegetais. Entretanto, alguns bichanos gostam de experimentar alimentos diferentes. Pensando nisso, elaboramos um guia sobre a alimentação dos bigodudos! Continue lendo para aprender se gato pode comer rúcula. 

Pode dar rúcula para gato? 

Imaginar um bichano comendo um prato de salada pode parecer um tanto estranho! Afinal, os bigodudos preferem carnes e peixes, não é mesmo? Porém, alguns peludos se interessam pelas hortaliças. Isso pode deixar os tutores se perguntando: “gato pode comer rúcula?”. 

Para responder esta pergunta, conversamos com a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz. A especialista explica que, na verdade, tudo vai depender do organismo do bichano e da quantidade ingerida. Por um lado, a rúcula não é considerada um alimento tóxico, então uma porção pequena pode não trazer grandes problemas. 

Entretanto, graças à acidez, alguns peludos podem apresentar desconfortos estomacais, especialmente pets idosos ou com o estômago frágil. Por esse motivo, este alimento não é recomendado pelos veterinários. Assim, se você está se perguntando se gato pode comer rúcula, fica o alerta: este alimento não é indicado! 

A alimentação dos gatos

Quem tem um bichano em casa sabe que os peludos, quase sempre, se interessam mais por um filé que por uma salada! De acordo com a Dra. Luiza, isto está relacionado à genética dos gatos: nossos amigos são exclusivamente carnívoros. 

Na natureza, utilizam a agilidade e a destreza para caçar pequenos animais! Por isso, de fato, os vegetais e as verduras para gatos não possuem grande relevância para os bigodudos. 

Se você está se perguntando qual é a melhor forma de recriar essa dieta no ambiente doméstico, saiba que a resposta é bem simples: com uma boa ração. “Ela atende a todas às necessidades nutricionais dos pets”, comenta a veterinária. Por isso, tenha certeza que o estoque de ração do seu peludo está sempre bem abastecido! 

gato-pode-comer-rucula

Por que alguns gatos gostam de vegetais? 

Já sabemos que os felinos são exclusivamente carnívoros. Entretanto, por que alguns gatos gostam de vegetais? Será que pode dar verduras e legumes para gatos? A Dra. Luiza explica que essa necessidade está relacionada a um nutriente importante na dieta de qualquer bichano: a fibra. 

“Ela é encontrada nos vegetais e nas plantas. Auxilia no processo de digestão e trânsito intestinal”, afirma a especialista. “Também ajuda a ‘carregar’ as bolas de pelo para o intestino, e isso faz com que saiam pelas fezes, não pelo vômito”, complementa. 

Então, quando um felino se interessa por saladas, muitas vezes, isso é um sinal de falta de fibras na alimentação. Nesse caso, é recomendado trocar a ração utilizada, de preferência com o auxílio de um veterinário. 

Petiscos seguros

Além da ração, que é a base da alimentação dos pets, os petiscos são muito utilizados e recomendados! Estes pequenos agrados auxiliam a fortalecer laços com o peludo e funcionam como reforço positivo, estimulando o bom comportamento. 

Em lojas especializadas, como a Petz, você encontra petiscos próprios para gatos, alimentos mais indicados para uma boa alimentação. Além de seguros e saborosos, esses produtos contêm nutrientes importantes para a saúde dos felinos. Contudo, é possível oferecer uma alimentação natural para gatos? Confira a seguir.

Sim, você pode introduzir alimento natural para gato, contanto que tome alguns cuidados. No lugar da rúcula, a Dra. Luiza passou alguns vegetais permitidos. Confira:

  • banana sem casca e cortada em pedaços pequenos;
  • batata cozida, sem tempero e cortada em pedaços pequenos; 
  • cenoura cozida ou crua, sem tempero e cortada em pedaços pequenos; 
  • maçã sem casca ou sementes e cortada em pedaços pequenos; 
  • melancia sem casca ou semente e cortada em pedaços pequenos. 

Lembrando que a comida natural para gatos deve ser oferecida como um petisco, em porções pequenas e ocasionalmente. Se tiver dúvidas sobre o cardápio do seu bichano, não deixe de consultar um veterinário especialista em alimentação! 

gato-pode-comer-rucula

A nutrição é um fator fundamental para uma boa saúde, por isso, merece uma atenção dedicada! Gostou de saber sobre o que os peludos podem comer? Então, confira outros conteúdos como este no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog