Curiosidades

Quais são os tipos de vespas? Conheça as espécies mais populares

Publicado em 09 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 4min

Você sabia que as vespas são parentes próximas das abelhas e das formigas? Juntas, elas fazem parte de uma grande família de insetos essenciais para o meio ambiente no controle de pragas e na polinização de plantas. Talvez, você não conheça, mas existem muitos tipos de vespas por aí.

Vespa na flor.

O blog da Petz reuniu as espécies de vespas mais populares para você conhecer um pouco desses insetos que, apesar de serem essenciais para a natureza, se forem ameaçados, costumam picar e oferecer riscos. Acompanhe para aprender mais.

Afinal, quais são os tipos de vespas mais comuns?

As vespas fazem parte da ordem Hymenoptera, que engloba formigas, abelhas, insetos marimbondos, entre outros. Existem milhares de espécies  espalhadas pelo mundo.

As vespas estão agrupadas na família Vespidae, distribuídas por praticamente todas as regiões da Terra, mais predominantemente na zona tropical. Existem em torno de 4.000 espécies. Conheça alguns dos tipos de vespas mais populares.

Vespa comum

Esta espécie é facilmente encontrada na Europa, na Ásia e na América do Norte. A vespa comum (Vespula vulgaris) é pequena, de 12 a 17 mm. O corpo tem faixas amarelas e pretas no abdômen. Com características bastante parecidas, é difícil distinguir o macho e a fêmea.

Paulistinha: a vespa brasileira com destaque internacional

Se você mora na região Sudeste do Brasil, já se deparou com a vespa paulistinha (Polybia paulista). Ela é um tipo de inseto de vespa pequena, com 1,5 cm, coloração preta e picada bem dolorida.

Essa espécie brasileira ganhou destaque internacional há alguns anos, após pesquisadores descobrirem que o veneno pode ser uma excelente estratégia de combate ao câncer.

Vespa assassina

A vespa-asiática (Vespa velutina nigrithorax) ou mandarina, também popularmente conhecida como vespa assassina, chega a medir entre 1,7 e 3,2 cm. Possui patas amarelas e corpo escuro, com faixa amarelo-alaranjado no abdômen.

Originária do Sudeste asiático, essa vespa pode ser encontrada em países como China, Malásia, Rússia e Índia. Recentemente, houve registros de ninhos dessa espécie nos Estados Unidos.

Vespa na flor.

Apesar da fama de assassina, ela só ataca humanos quando se sente ameaçada. Em caso de múltiplas picadas, o veneno é fatal. No Brasil, não há registro desses tipos de vespas, por isso pode respirar aliviado.

O foco principal está nas abelhas, o que contribui para um desequilíbrio ambiental. Por isso, essa espécie costuma ser muito temida.

Vespa-alemã

A vespa germânica (Vespula germanica), também conhecida como vespa-alemã, é nativa da Europa. Essa espécie também pode ser encontrada no Norte da África e no Sudoeste da Ásia.

Possui cerca de 13 mm de comprimento. As pernas são amarelas, as antenas são pretas, e o corpo apresenta ambas as cores. Ela é considerada uma praga em diversos locais. 

Com uma picada poderosa e mandíbula forte, costuma esmigalhar as vítimas (outros insetos) com facilidade. Em humanos, a picada pode causar inchaço, muita dor e corre o risco de ser fatal, em casos de alergia ou sensibilidade.

Vespa-europeia

A vespa-europeia (Vespa crabro) impressiona pelo tamanho. É considerada a maior encontrada na Europa. A rainha dessa espécie chega a medir 3,5 cm. Também pode ser encontrada na Ásia e na América do Norte.

Possui asas avermelhadas e abdômen de coloração castanha com linhas amarelas ou laranjas. Apesar de preferir fugir do que atacar, ela defende o ninho como ninguém. Se você mexer nele, certamente será picado.

Algumas curiosidades sobre as vespas

Diferentemente das abelhas, as vespas não soltam o ferrão ao picar. Isso faz com que elas sejam um pouco mais perigosas que as parentes próximas, já que podem continuar picando a vítima inúmeras vezes.

Apesar disso, a maioria das vespas não costuma oferecer ameaça. Elas tendem a atacar apenas para se defender. Portanto, ao avistar uma vespa, deixe-a quieta e afaste-se. Dessa forma, você e ela ficam tranquilos e felizes.

Existem tipos de vespas solitárias e outras que vivem em sociedade. Entre as que são sozinhas, não existem operárias: cada uma cuida da construção do próprio ninho. Já as do segundo grupo são encontradas em colônias, costumam ser maiores e divididas entre machos, fêmeas e operárias.

Vespa na flor.

Agora que você conheceu um pouco sobre os tipos de vespas mais populares, que tal aprender sobre outros insetos? Explore o blog da Petz para ficar por dentro de todas as novidades e curiosidades que cercam esse universo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog