Vacina contra giárdia: proteção para toda a família
Publicado em 26 de agosto de 2025Tempo de leitura: 5min

A giardia é um microrganismo que pode causar incômodo nos animais e seres humanos. Mas você sabia que existe uma vacina contra giárdia, desenvolvida especialmente para ajudar a combatê-la e evitar a infestação ambiental?
Vale lembrar que esse protozoário não tem preferência por espécie, idade, sexo ou raça. Ele invade o organismo de aves e mamíferos, causando quadros de diarreia, vômito, prostração e muitos gases, principalmente nos jovens e idosos. Conheça a importância da vacina contra giárdia, a seguir.
O que é a giárdia e como ela afeta os cães?
Ela tem nome e sobrenome: mais conhecida por Giardia sp, também pode ser chamada de Giardia lamblia ou Giardia duodenalis. É um dos protozoários mais comuns em mamíferos, aves e animais aquáticos.
A doença é transmitida por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados, ou pelo contato com fezes infectadas. Entre os sintomas mais comuns estão a diarreia com muco, fezes pastosas e malcheirosas (podendo ter coloração esverdeada ou marrom), vômitos, apatia, muita flatulência e perda de peso.
Para que serve a vacina contra giárdia?
Para piorar a situação, esse microrganismo ainda é um problema no ambiente. Uma vez que ele infecta o local onde o animal de estimação vive, a desinfecção ambiental é necessária, mas muito difícil de ser realizada. Por isso, a imunização é tão importante.
A vacina de giárdia canina diminui a eliminação de cistos nas fezes e, por consequência, a contaminação ambiental, ajudando a controlar surtos em canis, pet shops e lares com múltiplos animais. Isso também reduz a chance de reinfecção do animal, assim como a gravidade e duração dos sintomas em cães infectados.
Vale lembrar que a vacina contra a giárdia funciona mais como um reforço preventivo do que como uma proteção total (como acontece com vacinas virais).
Quando aplicar a vacina contra giárdia?
No geral, o protocolo desta imunização é feito conforme o perfil do animal e da família. Somente os médicos-veterinários podem adquirir a vacina contra giárdia e ela só está disponível para os cães. Existem algumas recomendações sobre a necessidade do imunizante e aplicações indicadas para cada pet. Por isso, é fundamental consultar o profissional.
A vacina contra giárdia é obrigatória?
A vacina contra giardíase não é uma vacina obrigatória para cachorros pelo calendário nacional. Nesta situação, a única é a antirrábica em algumas regiões do país. Porém, mesmo a imunização contra giárdia sendo considerada opcional para os cães, ela pode ser recomendada em situações específicas, como:
- cães com acesso a locais com água parada ou lama;
- regiões com alta incidência de giardíase;
- animais imunossuprimidos ou que convivem com crianças, idosos ou outros pets;
- animais que frequentam parques, matas e creches,
- animais que já tiveram a doença.
A vacina contra giárdia é eficaz?
Afinal, a vacina contra giárdia em cães é eficaz? Estudos mostram que ela ajuda na prevenção e diminuição da gravidade dos sintomas nos cães, mas a resposta pode variar conforme o organismo do animal. Ela também reduz os riscos de reinfestação.
No entanto, como qualquer outra vacina, ela não oferece proteção total. Então, algumas medidas simples devem ser associadas à imunização para ajudar na prevenção da doença nos cães, como a higiene e limpeza do ambiente onde ele vive e o controle ambiental.
Efeitos colaterais e cuidados com a vacina contra giárdia
Alguns fatores individuais podem levar o animal imunizado com a vacina para giárdia canina a ter alguns efeitos colaterais leves e transitórios, no geral, como sonolência, febre baixa e dor no local da aplicação.
No entanto, alguns casos raros podem ser mais graves e exigem atenção imediata, como coceira generalizada, inchaço no rosto do animal, vômito, diarreia e fraqueza. Nestes casos, leve o cachorro para um pronto atendimento de imediato.
Sendo assim, nas primeiras vinte e quatro horas da aplicação da vacina contra giárdia em cães, monitore o animal de perto. Como a vacina só deve ser aplicada por um médico-veterinário, é possível conversar com o profissional em caso de dúvidas.
Outras formas de prevenção da giárdia
Quando se trata deste protozoário, todo cuidado é pouco. Desse modo, unir a vacina de giárdia com outras formas de prevenção da doença é o ideal para manter o animal e a família toda protegida. Portanto, siga medidas básicas de higiene, como:
- só oferecer ao animal água filtrada, fresca e limpa, deixando-a sempre disponível;
- higienize com frequência os potes, brinquedos e ambientes;
- evite passear em locais molhados ou com alto fluxo de animais, que podem conter fezes, pois a giárdia sobrevive bastante tempo em ambientes úmidos;
- não deixe o animal ter contato com outros animais desconhecidos,
- faça a vermifugação regular e indicada pelo veterinário.
Quer aprender mais sobre vacinas e prevenção para cães?
Agora que você já sabe bastante sobre a vacina contra giárdia para cachorros, que tal conhecer mais sobre a saúde dos animais? Continue navegando no blog da Petz e fique por dentro das novidades do mundo pet.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Deixe um comentário