Gato com ansiedade: quais são os sintomas e como ajudar o pet?
Publicado em 09 de outubro de 2025Tempo de leitura: 4min

Os gatos também podem sofrer com ansiedade — um problema mais comum do que muitos tutores imaginam. Mudanças na rotina, falta de estímulos ou até um ambiente desestimulante em casa podem desencadear o quadro.
Saber reconhecer os sinais e oferecer o suporte certo é essencial para garantir o bem-estar e a saúde emocional do seu felino. Por isso, o blog de Petz te conta tudo sobre a condição e te explica o que fazer caso observe sintomas de ansiedade no seu gato.
Sintomas de gato com ansiedade
Assim como nos humanos, a ansiedade em gatos pode apresentar sinais. Assim, os tutores devem ficar atentos a alguns sintomas de alerta, para conseguirem ajudar o pet da melhor maneira. Confira, a seguir, o que observar no gato.
- Agressividade: arranhar, morder ou vocalizar para humanos e outros animais são algumas atitudes que o felino pode ter quando se sente ameaçado e estressado;
- Fazer xixi ou cocô fora da caixa: pode ser tanto por problemas na caixa (como falta de higienização), quanto para marcar territórios em momentos de estresse;
- Automutilação: é comum gatos ansiosos apresentarem lambedura compulsiva e até se morderem, na barriga e nas patas, na tentativa de aliviar a ansiedade;
- Diminuição da autolimpeza: gatos são extremamente higiênicos. Caso eles parem de realizar a autolimpeza, o tutor deve ficar atento;
- Mudanças no apetite: tanto o aumento quanto a perda de apetite são sinais de ansiedade em gatos. Observe os hábitos de alimentação e as mudanças de peso.
Como tratar ansiedade em gatos?
Se você observou que seu gato apresenta alguns sintomas de ansiedade, não se preocupe: existem várias formas de lidar com a condição e potencializar o bem-estar do seu felino. Com isso em mente, confira alguns passos para tratar a ansiedade em gatos.
Apoio veterinário
Antes de tudo, é essencial levar o gato ao médico-veterinário. Isso porque sinais de ansiedade podem estar relacionados a outras doenças, e só o profissional pode chegar a um diagnóstico preciso.
Mesmo após a confirmação da ansiedade felina, é o veterinário quem indicará o tratamento adequado, considerando os sintomas, o histórico de saúde e o estilo de vida do seu pet.
Gatificação
Os gatos precisam gastar energia e ter locais apropriados para expressarem seus instintos naturais. Nesse caso, alguns produtos podem fazer muita diferença. Confira, a seguir, os principais acessórios para ajudar na gatificação do seu apartamento ou casa.
- Arranhador: além de gastar energia e aliviar o estresse, o arranhador permite que o gato mantenha as unhas aparadas e marque seu território;
- Túneis: estimulam o instinto de caça e oferecem um espaço seguro para o felino se esconder e relaxar;
- Prateleiras: ampliam o território vertical, permitindo que o gato observe o ambiente do alto e se sinta mais confiante;
- Camas de janela: proporcionam conforto e distração, já que o gato pode descansar enquanto observa o movimento lá fora. Para isso, vale contar com a Sky.Bed, que permite que seu felino aproveite a vista em segurança.
Para te ajudar nessa missão, o Cansei de Ser Gato tem vários produtos que podem ajudar no dia a dia com seu pet. Para conferir ainda mais sobre os itens da marca, assista ao vídeo da Petz TV:
Tenha uma rotina
Gatos são animais de hábitos e se sentem mais seguros quando suas rotinas são previsíveis. Por isso, alimentação, brincadeiras e horários de descanso fixos ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.
Por outro lado, pequenas mudanças na rotina podem gerar insegurança e comportamentos ansiosos, como arranhar móveis ou miados excessivos. Quando houver algum imprevisto, o ideal é manter a rotina o máximo possível, evitando episódios de estresse.
Feromônios e florais
Os feromônios são substâncias naturais produzidas pelo corpo, que auxiliam no controle da ansiedade e do estresse.
Existem feromônios sintéticos, desenvolvidos para uso com pets, que podem ser encontrados na forma de difusores, em spray e em coleiras impregnadas, que liberam os feromônios de forma contínua.
Já os florais estão disponíveis em versões em gotas e em spray. Em todos os casos, devem ser usados sob a orientação de um médico veterinário, que poderá avaliar o quadro individual e indicar a fórmula mais adequada.
E vale lembrar: a indicação costuma ser utilizar os feromônios e florais combinados com outras abordagens para combater a ansiedade felina.
Quer saber ainda mais sobre ansiedade em felinos? A MOL Impacto tem um livro inteiro sobre o tema, com dicas e práticas que auxiliam no controle da condição em diversos pets — incluindo gatos e pássaros. Você já pode comprar o material e se beneficiar de todo conteúdo, produzido e revisado por especialistas na área.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Deixe um comentário